Informação policial e Bombeiro Militar

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

De acordo com Servilho Paiva, o enfrentamento da violência não se resume ao trabalho da polícia

O novo modelo de gestão da segurança pública implantado pelo governador Eduardo Campos, aliado às ações de repressão qualificada da criminalidade desenvolvidas pela Secretaria de Defesa Social, mais uma vez demonstra resultados positivos. Pelo nono mês consecutivo, a criminalidade cai em Pernambuco. Os números mostram uma redução acumulada de 9,9% no período de dezembro de 2008 a agosto de 2009, o que representa, em números absolutos, 269 assassinatos a menos no Estado.



Um conjunto de fatores contribuiu para esse resultado, disse o secretário de Defesa Social Servilho Paiva. Entre eles, está o monitoramento de desempenho da área de segurança em Pernambuco. “Semanalmente, três reuniões são realizadas para analisar o desempenho das 78 áreas do Estado que foi dividido em 217 circunscrições. Na Capital, uma circunscrição corresponde a um agrupamento de bairros. No Interior, elas podem corresponder até a um município inteiro. Cada uma das circunscrições tem um delegado e um oficial da PM como gestores. Esses policiais precisam prestar conta semanalmente sobre os índices de crimes violentos letais intencionais (CVLIs) que correspondem aos homicídios dolosos, latrocínio e lesões corporais seguidas de morte em suas jurisdições”.

As reuniões são realizadas com o comandante geral da PM, chefe geral da Polícia Civil e seus respectivos gestores juntamente com o secretário Servilho Paiva. Eles visualizam a situação dos homicídios nas 26 Áreas Integradas de Segurança, através de videomonitoramento. Depois de analisada a situação, verifica-se o que é preciso ser feito em cada área para melhorar seu desempenho. Uma outra reunião é realizada com o governador Eduardo Campos. A cada mês, ele recebe uma radiografia da situação dos CVLIs no Estado. As áreas que atingem as metas ganham a cor verde. As que registram aumento da violência ficam vermelhas.

De acordo com Servilho Paiva, o enfrentamento da violência não se resume ao trabalho da polícia, mas 70% da redução obtida estariam diretamente ligados a esse novo modelo de gestão. “Não podemos mais tomar decisões aleatórias. Agora, planejamos, executamos e acompanhamos nossas estratégias focalizando uma meta para cada área do Estado”. Para o Secretário somente após uma base sólida construída foi possível colocar esse modelo de gestão em prática. “O trabalho a ser desenvolvido inclui a realização semanal de uma série de operações para cumprimento de mandados de prisão. Esta prática tem mostrado que aqueles que realizam suas ações dentro do planejado ficam dentro da meta”.

Números - A Gerência de Análise Criminal e Estatísticas da SDS realizou estudos nos dez grandes municípios de Pernambuco com população superior a 100 mil habitantes. Nove delas tiveram reduções de homicídios consideráveis, algumas superiores ao previsto pelo Pacto pela Vida que é de 12% ao ano. Os destaques ficaram para Garanhuns com 41% de redução na taxa de homicídios no período de janeiro a agosto de 2008/2009, seguido por Petrolina (31%), Camaragibe (27,9%), Cabo de Santo Agostinho (23,1%), Paulista (18%), Caruaru (17,6%), Recife com 16,4% e Jaboatão dos Guararapes com 12,0%. Apenas o município de Olinda teve um acréscimo de 0,8% na taxa dos homicídios.

Servilho Paiva afirmou que nenhuma ação foi desenvolvida isoladamente para se obter esses resultados. “O Governo tem contado com a parceria indispensável de diversos segmentos da sociedade como o Poder Judiciário, o Ministério Público e as prefeituras. Todos estão unindo esforços para combater a criminalidade. Também ressaltamos a importância das câmeras setoriais nas áreas de defesa social, ressocialização, prevenção social e articulação, que estão consolidando esse novo modelo de gestão”.


http://www.fisepe.pe.gov.br/cepe/materias2009/out/exec04011009.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.