Informação policial e Bombeiro Militar

sábado, 26 de dezembro de 2009

Sorria você está sendo filmado!

Mais segurança: 187 novas câmeras passam a vigiar 17 bairros do Recife


O governador Eduardo Campos e o secretário de Defesa Social, Servilho Paiva, inauguraram na manhã de ontem a expansão da Central de Videomonitoramento do Ciods, montada na Agência de Tecnologia e Informação - ATI, no bairro de Santo Antônio. O Governo investiu R$ 27 milhões para a instalação das 187 novas câmeras e na compra de 2.500 rádios digitais, com o objetivo de agilizar a ação policial e oferecer mais segurança aos cidadãos pernambucanos.


“É a tecnologia a serviço da segurança. Com certeza, essas câmeras vão fazer cair os índices de furtos e roubos nas ruas do Recife. Isso é o que Londres fez, Nova Iorque fez, grandes cidades pelo mundo fizeram e estamos fazendo com a mesma qualidade técnica”, disse o governador Eduardo Campos, em visita às instalações.

Com as 50 câmeras que já operavam na sede da Secretaria de Defesa Social, Recife vai contar - até o início de janeiro - com um total de 237 aparelhos, funcionando de domingo a domingo, 24 horas por dia e monitorados por 25 operadores que se revezam em quatro turnos diários. Os locais que passam a ser monitorados foram definidos por apresentar grande fluxo de pessoas e veículos. Serão 200 equipamentos para as ruas de 11 bairros do Centro e da Zona Norte. Outras 37 estão funcionando em Boa Viagem em caráter experimental e distribuídas nos principais corredores como as avenidas Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar, Boa Viagem, e Rua dos Navegantes

Os policiais que vão atender as ocorrências registradas através das lentes do “Big Brother da segurança” são divididos em áreas chamadas de quadrantes. Cada um tem entre 1,5 km a 2,5 km, e todos integrados ao Centro através de modernos equipamentos de rádio. “Recife passa a ser a capital brasileira com mais câmeras funcionando para a segurança pública. Compramos ainda 300 motocicletas e 2.500 rádios digitais, tivemos de montar os sítios de rádio digital, que cobrem a área de toda a Região Metropolitana, de Porto de Galinhas a Itamaracá. O pessoal que está aqui (no Centro), vendo a iminência de ocorrer ou ocorrendo um crime, aciona o policial por rádio, ou a viatura mais próxima”, explicou Eduardo.

As imagens ficam gravadas no computador por 30 dias, sendo salvas em arquivos de back-up após um mês. “Elas não são simplesmente câmeras, são os olhos dos policiais de forma mais avançada, com tecnologia, onde não somente a gente consegue visualizar as ocorrências como também ficam registradas para uma investigação posterior”, disse o gerente geral do CIODS, Sérgio Viana.

Os bairros do centro do Recife e da Zona Norte da cidade onde as câmeras foram instaladas são: Bairro do Recife, Boa Vista, Cabanga, Coelhos, Ilha de Joana Bezerra, Ilha do Leite, Paissandu, São José, Santo Amaro, Santo Antonio e Soledade. Os demais são Boa Viagem, Pina, Setúbal, Derby, Espinheiro e Graças.

http://www.fisepe.pe.gov.br/cepe/materias2009/dez/exec01221209.htm

Um comentário:

  1. Enquanto o Centro do Recife, 13º, 16º, e Boa Viagem 19º tem a tecnológia para lhe ajudar a combater a criminalidade, o subúrbio tem a operacionalidade dos seus policiais para trabalhar e a corregedória para lhe monitorar.

    ResponderExcluir

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.