Informação policial e Bombeiro Militar

terça-feira, 13 de abril de 2010

Coluna Fogo Cruzado - Polícia Civil e PM voltam a se estranhar

Fogo Cruzado


Polícia Civil e PM voltam a se estranhar



Coluna da Folha de Pernambuco da terça-feira, 13/04/10

Uma das decisões acertadas do governo Jarbas Vasconcelos foi a extinção da Secretaria de Segurança Pública e a criação para substituí-la da Secretaria de Defesa Social, à qual ficaram subordinadas as Polícias Civil e Militar. Com isso, perderam o status de secretário o comandante da PM e o chefe da PC, da mesma forma que os comandantes militares deixaram de ser ministros no governo FHC e passaram a ser subordinados ao Ministério da Defesa.

A criação da SDS foi o primeiro passo que se deu em Pernambuco para unificar as duas Polícias, que, historicamente, nunca se relacionaram bem. Na prática, entretanto, a tão sonhada unificação ainda não se consumou. Os conflitos entre ambas continuam e recentemente se agravaram por causa do ajuste salarial. Os coronéis não se conformam por ganharem um pouco menos que os delegados de polícia e passam esta insatisfação para o restante da tropa.

Deve-se a esta disparidade o esfriamento das relações entre o secretário Servilho Paiva e o comandante-geral da PM, coronel José Lopes de Souza. O secretário não teria ido ao limite de suas forças pela equiparação salarial entre as duas polícias, desagradando aos membros da PM. É um problema que o governador Eduardo Campos terá que resolver antes da negociação salarial prevista para novembro a fim de não comprometer as metas do “Pacto pela Vida”.

Rebeldia - Isabel Cristina (PT) diz que votou contra o projeto do governo sobre o reajuste salarial dos professores porque é coerente, tem compromisso com a categoria e não vai “balançar a cabeça”, positivamente, pra tudo que o Palácio quiser fazer.

Futrica - Tota Barreto (PSB), ex-prefeito de Lagoa do Carro, espalhou ontem na Mata Norte que sua sucessora e adversária política, Judite Botafogo (PSDB), só não discursou sábado na festa de Serra “porque não paga o piso salarial aos professores”.

Licença – Carla Lapa (PSB) já avisou aos seus colegas deputados que em hipótese alguma se licenciará da Assembleia Legislativa para que o suplente Alberto Feitosa (PR) assuma a cadeira. Está de fato desencantada com a política e não se candidatará à reeleição mas pretende sair de lá da mesma forma como entrou: com a cabeça erguida.

Boicote - Leandro Duarte (DEM), prefeito de Santa Maria da Boa Vista, diz que não foi à reunião de Ouricuri, 6ª passada, com o secretário Ranilson Ramos, para tratar de recursos hídricos, porque se encontrava no DF, mas o secretário de agricultura o representou. Logo, garante, sua ausência no encontro não deve ser interpretada como “boicote”.

Pacote - José Chaves (PTB) acertou ontem uma dobradinha no Recife com o jovem empresário Carlos Alberto Gueiros Filho, que será candidato a deputado estadual pelo PHS. O pai, que é vereador pelo PTB, também entrou na negociação.

Descrença - João Paulo está totalmente descrente da candidatura de Ciro Gomes à presidência da República mas se porventura ele ficar no páreo, afirma, a direção nacional do PT pode quer lançar candidato próprio ao governo de PE.

Perfil - Dos candidatos a presidente da República dos partidos nanicos, o que tem melhor currículo é Américo de Souza (PSL) que vai estar 6ª no Recife. Maranhense de Coroatá, ele já foi secretário de estado, deputado federal pelo RN e pelo MA, e senador. E é ministro aposentado do TST. Como Sarney, foi jornalista do jornal “O Imparcial”.

Pressão – Ainda não se sabe o que Sérgio Guerra vai alegar perante Serra para não ser candidato à reeleição na chapa de Jarbas Vasconcelos. O tucano não quer perder a chance de ser o “coordenador político” da campanha de Serra. Mas Jarbas só irá para o “sacrifício” se ele também for.

Leite – Romero Pontual (Ceasa) foi ao Araripe, 6ª passada, para analisar a hipótese de instalar um laticínio em Bodocó que tem a 3ª maior bacia leiteira de Pernambuco. Lá são produzidos diariamente 150 mil litros de leite e a Ceasa é quem administra o programa “Leite de todos”.

Fonte: http://www.inaldosampaio.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.