Informação policial e Bombeiro Militar

quinta-feira, 29 de abril de 2010

E Atenção! CFS PMPE impetrantes começam a ganhar as liminares para participarem do curso de Sargentos: Um grupo de onze impetrantes conseguiram liminar para participar do CFS por causa de mudança no edital feita pelo Major Geová

Acompanhamento Processual - 1º Grau



Dados do Processo

Número NPU 0021046-48.2010.8.17.0001

Feito Mandado de Segurança

Vara Segunda Vara da Fazenda Pública

CDA

NumeroJudwin

Partes

Parte Nome

Impetrante JOAQUIM ALVES DA COSTA NETO

Impetrante ADRIANA KÉCIA DA SILVA RODRIGUES

Impetrante EDUARDO DE VASCONCELOS GREGORIO

Impetrante FLAVIA RODRIGUES DA SILVA

Impetrante ELIUDE FERNANDES SEVERINO DA SILVA

Impetrante Gilson Xavier de Alcântara

Impetrante JONATAN MONTEIRO DE LIMA

Impetrante LUIZ HENRIQUE DE CARVALHO ORDONHO

Impetrante MARCONIELSON BERNARDES XAVIER

Impetrante MANUEL ANTONIO DA SILVA

Impetrante Rangel José do Nascimento

Advogado José Foerster Júnior

Impetrado CHEFE DE GESTÃO DE CAPACITAÇÃO DA SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL

Movimentações

Data Fase Complemento Responsável

Concessão em parte da medida liminar

Data 28/04/2010 18:43

Fase Devolução de Conclusão

Texto PROCESSO Nº 0020649-86.2010.8.17.0001

IMPETRANTE: Joaquim Alves da Costa Neto e Outros

AUTORIDADE COATORA: Chefe de Gestão de Capacitação da Secretaria de Defesa Social, Major/PM Geová da Silva Barros





DECISÃO INTERLOCUTÓRIA





JOAQUIM ALVES DA COSTA E OUTROS, devidamente qualificados à peça proemial, impetraram MANDADO DE SEGURANÇA, com pedido de liminar, contra ato acoimado de ilegal praticado pelo CHEFE DE GESTÃO DE CAPACITAÇÃO DA SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL, MAJOR/PM GEOVÁ DA SILVA BARROS, igualmente bem qualificado. Relatam que são integrantes do quadro de pessoal efetivo da Polícia Militar de Pernambuco ocupantes da graduação de Soldado/PMPE e participaram de processo seletivo interno para preenchimento das vagas disponibilizadas para o Curso de Formação de Sargentos, cujo critério para efeitos de porte de corte encontra-se disposto no item 3.1.6. do edital, item esse que dispõe que para ser aprovado o candidato deve acertar 40% (quarenta por cento) ou mais em cada prova e uma média aritmética global igual ou superior a 5,00 (cinco). A despeito disso, a autoridade coatora, quando já havia sido consumado o evento, enviou ofício à Presidenta da Banca Examinadora do Processo Seletivo do CFS, no qual esclarece que o ponto de corte a ser adotado deve ser observado por disciplina. Aduzem que obtiveram média aritmética global igual a 5,00 (cinco), compreendendo o critério de ponto de corte de 40% (quarenta por cento), compreendendo a parte geral e a parte específica e que a nova regra estabelecida pela autoridade coatora teria lhes prejudicado.
Requerem, em sede de liminar, que lhes seja assegurado o direito à matrícula no Curso de Formação de Sargentos da Polícia Militar de Pernambuco e, uma vez obtendo aproveitamento dentro das vagas previstas na Lei Complementar nº 152/2009, possam ser promovidos para a patente militar de 3º Sargento da PM.

A inicial veio instruída com documentos de fls. 36/92.

Eis o que há de relevante a se relatar.Aprecio a liminar requerida.

A liminar em Mandado de Segurança inclui-se no poder de cautela do Magistrado e somente deve ser concedida quando restarem indiscutivelmente presentes os requisitos previstos no art. 7º, inciso III, da Lei nº 12.016/2009.
Portanto, nos termos do art. 7º, III, da Lei nº 12.016/2009, a concessão de liminar deverá ocorrer quando for relevante o fundamento e do ato impugnado puder resultar a ineficácia da medida, caso seja deferida no mérito.
Se é certo que a concessão de liminar não deve ser regra pelo Judiciário, para não entravar a atividade normal da Administração, também não deve ser negada quando se verifiquem seus pressupostos legais, para não se tornar inútil o pronunciamento final a favor do Impetrante. Casos existem em que o tardio reconhecimento do direito do postulante enseja seu total aniquilamento.
Com efeito, não nos cabe no momento, aprofundar um exame mais detalhado do mérito da causa, até porque foge ao objeto dos provimentos de tutela provisória, conforme dispõe o art. 7º da Lei mencionada, que submete o deferimento de tais pedidos, a um conhecimento sumário que deve se ater a propósito da presença dos requisitos da RELEVÂNCIA DO FUNDAMENTO e do PERICULUM IN MORA que devem ser aferidos simultânea e conjuntamente.
Da análise da peça exordial, observo, em análise perfunctória, que a disposição contida no Ofício expedido pela autoridade coatora e endereçado à Presidenta da Comissão, uma vez que posterior à realização das provas e contendo norma mais rigorosa que o disposto no edital, fere o princípio da vinculação ao instrumento convocatório. O esclarecimento da autoridade coatora quanto a dever ser o ponto de corte observado por disciplina não encontraria respaldo na interpretação da norma editalícia que dispõe ser o percentual de 40% (quarenta por cento) observado por prova. A forma como está redigido o edital indicia que o exame intelectual constaria de duas provas: uma de caráter geral, abarcando as disciplinas de língua portuguesa, constitucional, administrativo, penal militar, processual penal militar, criança e adolescente e legislação dos militares de Pernambuco, e uma de caráter específico, contendo as demais disciplinas.
O periculum in mora também restou evidenciado, posto que, caso não deferida a medida de urgência, os impetrantes não poderão participar do Curso de Formação, o que pode inclusive acarretar a perda do objeto do presente mandamus.
Ante o exposto, DEFIRO PARCIALMENTE a medida liminar, determinando a matrícula imediata dos impetrantes no Curso de Formação de Sargentos, podendo dele participar.

Oficie-se a autoridade coatora para cumprimento e notifique-a para, querendo, prestar informações, no decênio legal.

Oficie-se também o órgão de representação judicial da pessoa jurídica interessada, enviando-lhe cópia da inicial sem documentos, para que, querendo, ingresse no feito, consoante determinação do art. 7º, inciso II, da Lei nº 12.016/2009.

Ciente o Ministério Público.



Recife, 28 de abril de 2010.

ÉVIO MARQUES DA SILVA

Juiz de Direito


Fonte: TJPE

2 comentários:

  1. Bom dia a todos! gente também impetrei e minha liminar foi negada caiu na 5º vara, se tiver alguém com mesmo caso entrar em contato para formarmos outro grupo e impetrarmos de novo fone (81)88707773 .

    ResponderExcluir
  2. Para quem entra na justiça é assim,alguns tem sorte,outros não. sem contar os muitos que querem entrar no curso,se possível fosse,até pelo buraco da fechadura.

    ResponderExcluir

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.