Informação policial e Bombeiro Militar

sábado, 17 de abril de 2010

Fogo cruzado: Eduardo deverá mexer na área de segurança

Eduardo deverá mexer na área de segurança

Coluna da Folha de Pernambuco do sábado, 17/04/10

Mais uma vez a Secretaria de Defesa Social constitui-se em dor de cabeça para os governantes pernambucanos. Por ser uma área sensível, difícil, complicada, requer do governante o máximo de equilíbrio para fazer as mudanças que forem necessárias sem externar preferência pela Polícia Civil ou a Militar. É por isso que desde que ela foi criada no governo de Jarbas Vasconcelos evita-se entregá-la a um delegado ou a um coronel porque aquele que chegar lá vai puxar a brasa para sua sardinha.

Jarbas teve seis secretários de Defesa Social. Começou com um general (Adalberto Bueno) e terminou com um engenheiro (João Braga). O governador Eduardo Campos está no segundo (Servilho Paiva) porque o primeiro, Romero Meneses, deixou a SDS para assumir, em Brasília, o segundo cargo mais importante na hierarquia da Polícia Federal: a diretoria de operações. Porém, talvez seja obrigado a escolher um terceiro para restabelecer a autoridade da SDS sobre as Polícias Civil e Militar.

Há informações seguras de que o relacionamento entre o secretário Servilho Paiva e o coronel José Lopes de Souza permanece conflituoso, embora ambos neguem, o que deve obrigar o governador a fazer mudanças nessa área. Pelo seu desejo, ele não mexeria nessa pasta, que além de ser uma das mais delicadas do governo vem apresentando resultados positivos com o programa “Pacto pela Vida”. Mas não dá para tirar Servilho e manter José Lopes, e vice-versa. Ou saem os dois ou não sairá nenhum.

Loucura - Do ex-prefeito de Jaboatão, Fernando Rodovalho (PRTB), sobre o fato de seu ex-secretário de finanças, Paulo Varejão, encontrar-se em plena campanha visando às eleições de 2012: “Paulo é louco! A gente ganha a eleição, mas se o palanque tiver unido”.

É isso - Dois prefeitos filiados ao DEM - Galego (Ibirajuba) e Dadau (Tacaratu) passaram ontem pelo Palácio só para reafirmar ao novo secretário especial de Articulação Política, Gilberto Rodrigues, que vão apoiar a reeleição do governador Eduardo Campos.

É minha! - Sebastião Oliveira (PR) levou da Secretaria dos Transportes para a Assembleia Legislativa sua ex-secretaria Ana Lúcia Ribeiro de Castro, que trabalhava lá havia 17 anos. Ana foi “descoberta” na sucursal do Globo em 93, pelo então deputado Romário Dias, que o convidou para assessorá-lo. Ela ficou na Secretaria até 2010 e desde o último dia 8 está na Alepe.

Esporte - Poucos dias antes do falecimento de Antonio João Dourado, pai do presidente da Amupe, Antonio João, e do deputado Marcantônio Dourado (PTB), uma equipe do Globo Esporte esteve em Lajedo, e o entrevistou, pelo fato de ele ter jogado futebol em times do RJ e chegado aos 100 anos em bom estado de saúde. A reportagem deverá ir ao ar na próxima semana.

Amigão 1 - Américo de Souza, pré-candidato a presidente da República pelo PSL, é “cria” política de José Sarney e amigo dele há 60 anos. Mas disse ontem no Recife que não vai procurá-lo porque sabe do compromisso dele com Dilma Rousseff (PT).

Amigão 2 - Roberto Freire (PPS) também é amigo de Alberto Goldman, sucessor de Serra no governo de SP, de quem foi companheiro no PCB, mas não vai pedir-lhe ajuda financeira para sua campanha de deputado. Se ela aparecer será bem vinda, porém não irá atrás.

Surra - Todos os governadores do Nordeste confirmaram presença no 9º fórum empresarial de Comandatuba (BA) a ser promovido pelo jornalista e empresário João Dória Júnior. Quatro anos atrás, fez-se uma pesquisa lá com a nata do empresariado nacional (60% do PIB) e o então candidato a presidente da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, surrou Lula de 98% a 2%.

Consulta - O joelho de Inocêncio Oliveira (PR) continua safado. Ele vai estar hoje ao meio dia, em Paulista, a convite do ex-deputado Amaury Pinto, para assistir à inauguração da nova sede municipal do PR. Mas já na 2ª de manhã voará para SP para ser novamente examinado pelo ortopedista Gilberto Camanho.

Guia - Durante a conversa que terá com Serra, na próxima semana, para tratar exclusivamente de sua candidatura ao governo estadual, Jarbas Vasconcelos porá no “pacote” as despesas com o guia eleitoral. Hoje, no Brasil, os filmes de TV são os itens mais caros de qualquer campanha eleitoral. E Serra sabe disso.

Fonte:  http://www.inaldosampaio.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.