Informação policial e Bombeiro Militar

domingo, 18 de abril de 2010

Veja a carta de demissão de Servilho.

Palácio do Governo se pronuncia esta tarde sobre futuro da SDS e da PM

O Palácio do Governo promete se pronunciar no final da tarde de hoje sobre as especulações a respeito do futuro da Secretaria de Defesa Social (SDS) e da Polícia Militar de Pernambuco. De acordo com o secretário de Imprensa, Evaldo Costa, o anúncio se dará entre as 16h e as 17h deste domingo, através de uma nota oficial.

O que se sabe até o momento é que o delegado da Polícia Federal Servilho Paiva teria entregue o cargo de secretário de Defesa Social de Pernambuco, que ocupava desde setembro de 2007. Responsável pela política da redução de criminalidade no estado, ele apresentou sua renúncia ao governador Eduardo Campos na noite de sexta-feira e já divulgou uma carta, enviada por e-mail e torpedo de celular aos amigos e colaboradores mais próximos, comunicando a sua decisão. Servilho Paiva não atendeu ao apelo de Eduardo para acertar suas diferenças com o comandante da Polícia Militar, coronel José Lopes, com quem se desentendeu no final do mês de março durante as negociações salariais dos PMs.

Por causa da movimentação de Lopes junto ao governador - sem autorização e conhecimento do secretário da SDS - para conseguir um percentual maior para sua corporação, Servilho teria deixado claro que houve quebra de hierarquia e que não permaneceria no posto se não houvesse mudança no comando da PM. A reunião na sexta-feira, convocada pelo governador, serviria para Eduardo Campos pôr fim à crise em uma pasta estratégica na sua administração, que vem apresentando seguidas quedas nos números de homicídios.

O governador tentou convencer o secretário executivo da pasta, Cláudio Coelho Lima, a assumir temporariamente a Secretaria de Defesa Social, mas ele também apresentou sua renúncia, assim como outros assessores ligados a Servilho Paiva. Em relação ao comando da Polícia Militar, a situação do coronel José Lopes, que tomou posse em julho de 2008 e é bastante respeitado pela corporação, por ser um oficial de carreira, a tendência é de que não continue mais no posto. O governador já havia sinalizado que preferia que os Servilho e Lopes permanecessem trabalhando juntos, mas também havia se decidido que, na falta de acordo, não tomaria partido de nenhum lado e faria uma mudança de comando tanto da SDS quanto da PM.

Informações não confirmadas dão conta de que o comandante geral da Polícia Militar, coronel José Lopes e também o secretário Servilho Paiva, teriam sido afastados pelo governador.

Leia a íntegra da carta de despedida de Servilho Paiva

"Com a certeza de termos procurado fazer o melhor que estava ao nosso alcance, mas firmes em preservar o que foi construído até agora, informamos que entregamos formalmente ao senhor governador Eduardo Campos o cargo de secretário. Agradecemos nesta oportunidade todo o apoio e carinho recebidos durante esta árdua, porém vitoriosa tarefa. Agora nos resta ajudar esta nova equipe no que for possível e torcer para que tudo corra bem e os avanços sejam consolidados e ampliados.

Abraços, Servilho"

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM
http://www.diariodepernambuco.com.br/vidaurbana/nota.asp?materia=20100418105210

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.