Informação policial e Bombeiro Militar

terça-feira, 22 de junho de 2010

PM passará trote no seu próprio efetivo. Isso é ilegal, falsa comunicação de crime é CRIME.

Comando fará ‘pegadinhas’ para testar PMs nas ruas. Objetivo é avaliar se a equipe está cumprindo as orientações recebidas



TAHIANE STOCHERO

tahiane.stochero@diariosp.com.br


“Atenção. Viatura M 11-040, dirigir-se com urgência à Avenida Liberdade, numeral 400. Roubo em andamento com retenção de vítima. Cautela no deslocamento porque os bandidos estão fortemente armados.”

O chamado do Centro de Operações da PM (Copom) poderia até ser ocorrência de verdade, mas é apenas uma pegadinha. Contudo, os policiais terão que se acostumar porque, a partir de junho, simulações desse tipo passarão a ser mais frequentes em todas as regiões da capital. O objetivo é testar o comportamento da tropa nas ruas, em diversas situações. E o mais importante: eles sempre serão pegos de surpresa.

Controle emocional

“Serão ocorrências fictícias, para avaliarmos a instrução dos PMs e a obediência dos procedimentos de serviço. A equipe estará na rua patrulhando normalmente e só perceberá se o chamado é verdadeiro ou não quando chegar ao local”, explica o comandante do policiamento da capital, coronel Marcos Roberto Chaves. A simulação também visa avaliar o controle emocional dos policiais.

O oficial já havia realizado esse tipo de procedimento quando comandava a área do Centro. Porém decidiu expandi-lo após as mortes de entregador de pizza e um motoboy.

Na opinião do coronel, não houve racismo em nenhuma das ocorrências e nega falta de comando na linha de frente. Segundo ele, o afastamento do tenente-coronel e do capitão que chefiavam os PMs que mataram o entregador Alexandre Menezes, não foi punitivo.

Ao contrário do que se fala, os dois oficiais prenderam os PMs que mataram o entregador logo após o crime e determinaram abertura de inquérito. Estranhamente, porém, foram afastados e a decisão divulgada pela Secretaria da Segurança quando o comandante da PM, coronel Álvaro Camilo, estava em Brasília.

Outra medida implantada pelo coronel Chaves é a análise detalhada de todas as resistências (morte de suspeitos em confronto). “Além da investigação, todos os PMs que se envolverem em resistência terão que falar comigo e me explicar como ocorreu o caso”, diz. E explica: “Não tenho dúvidas sobre a legalidade da ação. Meu objetivo é verificar as circunstâncias em ocorreu”.

Também serão avaliados todos os tiroteios que resultaram em feridos. Uma das principais metas do coronel Camilo à frente da corporação é reduzir o índice de mortes.

No sábado o DIÁRIO publicou uma das primeiras medidas do novo corregedor da PM, coronel Admir Gervásio Moreira. Ele determinou, dois dias após assumir o cargo, a implantação do Patrulhamento Disciplinar Ostensivo (PDO) também à noite. Por esse procedimento, a Corregedoria fiscalizará a atuação dos policiais nas ruas e verificará o cumprimento das normas, com vistas a reduzir as resistências.

Fonte: Blog do Aurelio http://aureliopm.blogspot.com/2010/06/comando-fara-pegadinhas-para-testar-pms.html  e http://www.capitaoaugusto.com.br/detalhe_noticias_novo.php?id=80

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.