Informação policial e Bombeiro Militar

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Deputado critica candidato a Governador por usa PMs em sua segurança.

ESCOLTA PARTICULAR

  • Savi critica Mendes por usar 6 PMs como seguranças


  • Comandante da corporação afirma que prática não é recomendada; deputado diz que socialista só têm discurso pomposo


  • DA REDAÇÃO

    O deputado estadual Mauro Savi (PR) criticou hoje o fato de o candidato ao Governo pelo PSB, Mauro Mendes (PSB), utilizar seis policiais militares (três cabos e três soldados) para a sua segurança particular e de sua família. Segundo o parlamentar, os policiais fazem "bico" para Mauro há dois anos, desde quando ele foi candidato à Prefeitura de Cuiabá.

    "Acho no mínimo estranho que um cidadão que vive criticando a Segurança Pública de Mato Grosso use policiais militares em folga para cuidar da sua família. Na verdade, isso prejudica a própria Segurança Pública, porque, nas folgas, os PMs têm que descansar, ficar com a família e recuperar as energias, e não fazer bicos para candidato", afirmou Savi.

    Ele contou que recebeu uma denúncia anônima sobre o caso, com os nomes dos policiais, e resolveu checar a informação. "Obtive a confirmação de que esses PMs trabalham com Mauro Mendes. Inclusive, dois deles estão respondendo a inquérito disciplinar por terem agredido um repórter-fotográfico e tomado seu equipamento", disse.

    Savi criticou a postura de Mauro Mendes. "Esse é um caso revelador, pois mostra que o candidato Mauro tem um discurso todo pomposo, bonito até, e vive pregando a moralidade... Mas, na prática, sua atitude é outra. Acho isso vergonhoso para quem quer ser homem público", afirmou Savi.

    Segundo apurou a reportagem, no batalhão onde estão lotados, os seis policiais têm uma rotina que consiste em 12 horas de trabalho durante o dia e folga de 24 horas; ou trabalho de 12 horas à noite para folgar 48 horas. São nessas folgas que os policiais fazem os "bicos".

    A reportagem obteve os nomes dos policiais militares que prestam serviços para Mauro Mendes mas, para evitar qualquer tipo de represálias contra eles, não divulgará suas identidades.

    PM não recomenda prática
    Segundo o coronel Osmar Lino Farias, comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, oficialmente, não há nenhum PM, em horário de serviço, prestando serviço a qualquer candidato.

    "Não cedo e não admito isso. Agora, a prática de agentes fazerem "bicos" não é recomendada pela Polícia Militar. Apesar de não ser ilegal, não concordamos com esse tipo de atitude, que pode resultar em prejuízo ao atendimento à população no horário de expediente", afirmou.

    Segundo Farias, apesar de questionável, essa prática é comum, e quando resulta em prejuízos ao rendimento dos PMs, os chamados "bicos" geram um processo disciplinar. "Estamos apurando isso e, se houver elementos para uma sindicância, iremos abrir", afirmou.

    O coronel Farias confirmou que dois policiais militares estão respondendo a inquérito pela agressão ao repórter-fotográfico, enquanto prestavam segurança para o candidato Mauro Mendes, no bairro Pedra 90, em Cuiabá.

    Assessoria nega, mas Mauro confirma

    Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa de Mauro Mendes enviou nota à redação negando que o candidato utilize os serviços dos PMs.

    "Diante do questionamento sobre policiais militares que estariam trabalhando como segurança para Mauro Mendes, a assessoria de imprensa do candidato esclarece que os policiais não são seguranças do candidato Mauro Mendes. Existem não só PMs, mas outros servidores públicos que nas horas vagas participam da campanha como voluntários", afirma a nota.

    Já o candidato, ao contrário do que disse a assessoria, confirmou, no início da noite, o uso dos PMs em folga.

    "Em primeiro lugar, eu acredito que, no horário de folga, todas as pessoas têm o livre arbítrio de fazerem o que querem. Essas pessoas estão trabalhando comigo na campanha e têm total liberdade de fazerem o que eles bem desejam", afirmou Mauro Mendes.

    Questionado se esse fato não acaba prejudicando o desempenho dos PMs em seu horário de expediente, como disse o deputado Savi, Mauro Mendes foi evasivo. "Eu acredito que hoje a Segurança Pública é caótica porque existe uma ineficiência da aplicação do dinheiro público", completou.


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.