Informação policial e Bombeiro Militar

sábado, 23 de outubro de 2010

Associação denuncia que carros fortes da Nordeste Segurança de valores estão sendo escoltados por viaturas da PM com autorização do Comando Geral.

ESCOLTA FEITA PELA PM A UM CARRO DA NORDESTE, SERÁ DENUNCIADO NO MP

A escolta feita por três viaturas da Companhia de Choque da Polícia Militar (PM), a um carro forte da Nordeste, vai parar no Ministério Público.
Nesta semana, três viaturas da Companhia de Choque da Policia Militar, fizeram a escolta de um carro forte da Nordeste Segurança, do Aeroporto Santa Maria até a superintendência do Banco do Brasil, localizada na Praça General Valadão em Aracaju.

Esse fato fez com que a Associação Beneficente do Servidores Militares de Sergipe (ABSMSE), questionasse a ação praticada pelo comando que autorizou a escolta. Segundo o Jornal da Cidade, que registrou o fato, o comandante geral da PM, coronel José Carlos Pedroso, disse que a escolta foi feita para atender a uma solicitação da empresa particular de segurança, pois havia chegado ao estado um volume muito grande de dinheiro. “Nossa participação foi discreta”, explicou o comandante.
Porem não é essa a visão dos gestores da ABSMSE, que dizem haver casos de PMs e BMs que foram condenados pela justiça por levarem seus filhos à escola em uma viatura da policia. “No último dia 23 foi publicada uma matéria com fotos no Jornal da Cidade, onde mostra claramente que viaturas da Polícia Militar do Estado de Sergipe foram utilizadas com o objetivo de fazerem escolta para uma empresa particular e conforme a reportagem, tal fato contou com o conhecimento e aval do Comando da Corporação” comentou o advogado da associação, Márlio Damasceno.

Por esse motivo, o advogado da Caixa estará nesta segunda-feira (25), encaminhando um oficio ao Dr. Jarbas Adelino, Promotor de Justiça Militar e outro para o Dr. Deijaniro Jonas, Promotor de Justiça Curador do Controle Externo da Atividade Policial, pedindo que seja apurado o fato e que os responsáveis sejam responsabilizado judicialmente. “Isso requer que o fato seja devidamente apurado e os responsáveis respondam judicialmente pelos atos irregulares praticados, pois não é admissível que viaturas da PMSE façam escoltas para uma empresa privada, que tem totais condições de prover sua própria segurança e não utilizando-se do bem público para tanto”, disse o Dr. Márlio à redação do FAXAJU.
Para o gestor da ABSMSE, sargento Jorge Vieira, o oficio que será encaminhado ao MP, visa a proteção da sociedade e não a empresas privadas. Vieira explica que a empresa de segurança, assina contrato de prestação de serviços, garantindo total responsabilidade pelo trabalho. “O que a Associação está fazendo, é para garantir segurança à sociedade. Não se pode desviar o policiamento da população para suprir deficiencia e necessidade de  uma empresa privada. Ela (a Nordeste), já que ia receber um volume grande de dinheiro, deveria ter aumentado o número de seguranças, e não a PM ir para escolta. A policia tem que estar na rua para garantir segurança a sociedade”, defendeu o gestor, afirmando que a luta da Associação não foi tão só pela remuneração e melhores condições de trabalho, mas principalmente para uma segurança real para a população.

Munir Darrage.

Viaturas são escoltadas

Fotos: DivulgaçãoUma grande saidinha bancária. Três viaturas da Companhia de Choque da Polícia Militar (PM) fizeram, ontem pela manhã, a escolta de três carros fortes da empresa Nordeste Segurança, do Aeroporto Santa Maria até a superintendência do Banco do Brasil, localizada na Praça General Valadão, e vice-versa. O comandante geral da PM, coronel José Carlos Pedroso, disse que a escolta foi feita para atender a uma solicitação da empresa particular de segurança, pois havia chegado ao Estado um volume muito grande de dinheiro. “Nossa participação foi discreta”, assegurou o comandante. Mesmo discreta, a ação chamou a atenção da população, que estranhou três viaturas estarem à disposição de uma empresa que, em sua natureza, não necessitaria de tal suporte. A chegada do dinheiro foi confirmada pela assessoria de comunicação do Banco do Brasil em Sergipe. Quanto ao retorno das viaturas até o aeroporto, a explicação é de que foi necessário devolver ao Banco Central outro grande volume, agora de notas velhas.

Os nove policiais que foram escalados para o serviço estavam em três viaturas: uma Blazer, a PM 100; e em dois Gols, PM 308 e PM 126 – e todos, como sugeriu a ação, fortemente armados. De acordo com o coronel Pedroso, um trabalho semelhante ao que ocorreu ontem só acontece uma vez por ano.

Fontes: Jornal da Cidade http://www.jornaldacidade.net/2008/noticia.php?id=81047

e Faxaju http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?id=103379

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.