Informação policial e Bombeiro Militar

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Coronel diz: "Quartel não é lugar de política",

Combate ao tráfico de drogas e fim dos cabos eleitorais na polícia são metas; "Quartel não é lugar de política", dispara

29/11/2010 18h33

Durante cerca de 30 minutos,  o futuro comandante geral da Polícia Militar, coronel Marielton Francisco dos Santos, e os demais nomes anunciados para o comando da PM estiveram à disposição da imprensa para entrevista coletiva nesta tarde, em Palmas. Coronel Marielton foi o nome escolhido pelo governador eleito Siqueira Campos (PSDB) para comandar a polícia no Tocantins a partir de janeiro de 2011.

Outros três nomes anunciados foram o do tenente coronel Jefferson Fernandes Gadelha, para o cargo de subcomandante geral; o coronel Luiz Cláudio Benício – que ocupará o a chefia da Casa Militar; e o do tenente coronel Alfrenésio Martins Feitosa, subchefe da Casa Militar e chefe da segurança do governador.

Na entrevista, o futuro comandante afirmou que considera importante a divulgação dos nomes com antecedência, para garantir melhor planejamento. Ele adiantou que são várias as ações que terão que ser desenvolvidas a partir de 1º de janeiro e que uma missão difícil a ser enfrentada é o combate ao tráfico de drogas. Assunto, segundo disse, que tem afligido a população. O futuro comandante afirmou que já estão sendo desenvolvidos estudos no sentido de acabar com o tráfico no Estado.

Além disso, apontou como grandes desafios para a sua gestão o fortalecimento das fronteiras do Estado, visando criar barreiras e evitar a entrada de drogas, criminosos entre outros. Para isso, apontou o batalhão rodoviário como peça fundamental para alcançar a meta.

Outro ponto que apontou como missão é o fortalecimento das cidades pólos, sedes de regiões administrativas (definidas no plano de governo do então candidato Siqueira Campos) como estratégia para contribuir com a diminuição da criminalidade.

Relação com a Polícia Civil
Questionado como será a relação da PM com a Polícia Civil, o próximo comandante adiantou que buscará fazer como que seja o melhor relacionamento possível. Ele defendeu que no campo da Segurança Pública ”não é admissível vaidades”. “Temos que somar esforços”, frisou adiantando que vai buscar contato com a Polícia Federal, Civil, Rodoviária federal e cidadania e Justiça a fim de uma atuação conjunta. “Não há lugar para vaidades ou disputas pessoais”, enfatizou.

Política no quartel
“Quartel não é lugar de fazer política”. A declaração partiu do coronel Marielton ao falar sobre a questão levantada pelo porta-voz do governo eleito, que disse que o próximo governo não quer política partidária na polícia. Segundo o comandante escolhido, “policial existe para atuar na segurança e não para ser cabo eleitoral”. Ele frisou que Siqueira não quer que policiais façam política “nem para um lado nem outro”. Para atingir esse objetivo – evitar a influencia política na polícia -, Marielton disse que apenas vai cumprir a lei e o regimento da classe que, segundo comentou, são bem claros com relação ao assunto.

Serviço de inteligência
Outra demanda para sua gestão, considerada fundamental para o novo comandante, é fortalecer o serviço de Inteligência da PM no Estado. Para ele, hoje o sistema existe e funciona, mas de forma muito burocrática. “Funciona, mas não como deveria”, disse. Ele pretende promover uma reestruturação no setor.

Questão financeira
Questionado sobre os problemas financeiros do Estado e os impactos disso para a Segurança, coronel Marielton não entrou no mérito do assunto, mas afirmou que no período de 30 dias haverá um planejamento para garantir a operacionalidade da PM. “Independente dos problemas existentes, no dia 1º de janeiro a Polícia Militar vai estar trabalhando nas ruas”, afirmou.

Ele anunciou também que para o próximo ano pretende fortalecer a rnda itinerante da Companhia e Operações Especiais.

Relação com a classe
O futuro comandante disse que o governador eleito já afirmou que todos os direitos concedidos aos policiais tocantinenses, dentro da lei, serão mantidos. Sobre como será a sua relação com a tropa, afirmou que buscará valorizar os PMs através de lei que valorize os “bons policiais”. “Aquele que tiver merecimento será promovido”, afirmou.

Em meio a elogios, disse que o Estado tem um efetivo muito bom, o que seria é elemento favorável para a segurança pública.

A entrevista foi interrompida por volta de 16h40 pela chegada do governador eleito, Siqueira campos ao local.

Também estiveram presentes o deputado estadual Marcelo Lelis (PV) e presidente do PSDB, Ernani Siqueira. Eduardo Siqueira Campos (PSDB), que presidente a equipe de transição, compareceu ao local apenas no finalzinho da entrevista.

(Patrícia Saturno - Da Redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.