Informação policial e Bombeiro Militar

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Expectativa: Pernambuco ainda tenta atrair Volkswagen e Toyota

Ricardo Stuckert/PR
alt
Lula e Eduardo eram só sorrisos ao lado do presidente da Fiat
Agora é oficial. Em solenidade realizada nesta terça-feira em Salgueiro, no Sertão Central pernambucano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Eduardo Campos anunciaram a implantação da mais nova unidade da Fiat Automóveis no Complexo Industrial e Portuário de Suape. A montadora da Fiat deve ficar pronta em 28 meses. Sua capacidade de produção é de 200 mil unidades por ano. Essa vai ser a segunda unidade da montadora italiana no País e a terceira no Mercosul. A outra indústria fica na cidade de Betim - MG. Em Pernambuco a previsão é que o empreendimento gere cerca de 3,5 mil postos de trabalho.

 “Em Pernambuco as coisas estão mais preparadas e adiantadas. Veio muita coisa para o Estado em função da competência do Governador e da equipe que ele montou”, afirmou Lula em evento realizado no aeroporto de Salgueiro. o Governo do Estado ainda incluiu no projeto a implantação do Centro de Treinamento e Capacitação, que vai qualificar a mão-de-obra local demandada pelo pólo automotivo. Assegurando a descentralização dos negócios e maior identificação com o público consumidor da marca, o presidente da Fiat para a América Latina, Cledovino Belini, elogiou o momento econômico que o Estado atravessa. “As taxas de Pernambuco crescem acima das do Brasil. Tudo isso é liderado pelo competente governador Eduardo Campos”, pontuou Belini.

Lembrando do modelo tributário estabelecido em 2008 para o setor automobilístico, o governador Eduardo Campos disse que Suape se consolida de vez como o mais novo polo automotivo brasileiro: “É um ato carregado de expressão, pois traz a primeira indústria de veículos automotores a Pernambuco”. O complexo industrial e portuário já abriga uma central de distribuição da General Motors, além da montadora chinesa Shineray, fabricante de motocicletas. O Governo ainda quer atrair a Volkswagen e a Toyota.

Programação - Durante a programação do encontro do Governador com o presidente ocorreram duas solenidades. Na primeira, Lula e Eduardo Campos entregaram, na Vila Uri, 113 títulos de terra e cessão de casas para famílias que precisaram ser relocadas por conta das obras da Transposição do São Francisco. No segundo compromisso do dia foi oficializada a instalação da montadora da Fiat no Estado.
A fatia de investimentos para o Estado está orçada em de R$ três bilhões aplicados num terreno de 440 hectares, ocupado pela fábrica e pelas sistemistas - fábricas menores que produzem equipamentos para os veículos. Outra área de 300 hectares será destinada para a fase de testes e pesquisas em geral. As obras fabris se começam agora no inicio do próximo ano.

Transposição - A 18 dias de acabar o mandato, o presidente aproveitou a vinda a Salgueiro para sobrevoar as obras da Ferrovia Transnordestina e da Transposição do Rio São Francisco nos trechos compreendidos na região. Pela segunda vez este ano no município, Lula prometeu voltar, ao lado de Dilma, em 2014 para a entrega dessas obras. Em terra firme, Lula e Eduardo entregaram pessoalmente 45 títulos, dos 113 concedidos pelo programa do Governo Federal de reassentamento do projeto de integração do rio São Francisco. As famílias beneficiadas residem nas Vilas Produtivas Rurais - VPR de Captação, Uri, Negreiros e Pilões. As casas têm área interna de 90m2 e cinco mil metros de terrenos para que as famílias possam exercer qualquer atividade agrícola. 

Em nome de todos os pernambucanos e, sobretudo, dos sertanejos que moram “no centro do semiárido mais povoado do mundo”, Eduardo agradeceu ao presidente: “Hoje, oito anos depois, o senhor vem ao centro do semiárido e não vem com as mãos vazias; vem com elas cheias de obras e realizações”, disse o Governador, largamente aplaudido pelos moradores que prestigiaram toda a cerimônia. Na ocasião, o presidente Lula foi agraciado com o título de cidadão salgueirense, entregue pela presidente da Câmera dos Vereadores da cidade, Raimunda Barros. O ministro da Integração Nacional, João Santana, também participou das solenidades.

Fonte: Blog da Folha de Pernambuco http://www.blogdafolha.com.br/index.php/materias/15429-pernambuco-ainda-tenta-atrair-volkswagen-e-toyota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.