Informação policial e Bombeiro Militar

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Pernambuco: Big Brother na PMPE.

Vida Urbana


Trabalho de policiais será monitorado por câmeras
 
Equipamentos de audio e vídeo serão instalados dentro e fora das viaturas

Marcionila Teixeira
marcionilateixeira.pe@dabr.com.br
Wagner Oliveira
wagneroliveira.pe@dabr.com.br


Uma iniciativa inédita em Pernambuco vai ampliar a política estadual de segurança pública. Até o primeiro semestre do ano que vem, câmeras de áudio e vídeo serão instaladas do lado de fora e dentro de 500 viaturas da Polícia Militar. A SDS aposta na lógica de que a intervenção deve melhorar a eficiência do policial militar e a segurança pública. Outro alvo da intervenção é a melhoria do controle da tropa, formada por 20 mil policiais militares na ativa. Além de inibir falhas nos procedimentos policiais e desvios de conduta, as câmeras também podem servir para comprovar a legitimidade da ação dos PMs. A novidade tecnológica, que era guardada a sete chaves pela cúpula da SDS, terminou confirmada, com exclusividade ao Diario, pelo secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, e já está causando polêmica na corporação.


Por enquanto, duas viaturas estão circulando com as câmeras em fase de teste. ´O policial tem que comemorar a instalação dos equipamentos, pois estamos fazendo o mesmo que a polícia de primeiro mundo`, afirmou o secretário Damázio. Se tudo acontecer como o previsto, até o primeiro semestre do ano que vem 500 viaturas estarão nas mesmas condições.


Pernambuco não é o primeiro estado do país a apostar na ideia das câmeras em viaturas policiais. Em São Paulo, câmeras acopladas ao teto registram o que ocorre ao redor do veículo e as imagens podem ser vistas em um computador de bordo e na central de monitoramento da corporação. Com isso, os policiais são avisados quando se aproximam, por exemplo, de um bar em que há denúncia de venda de drogas ou de um cruzamento em que ocorrem muitos assaltos.


No Rio de Janeiro, o caso do atropelamento de Rafael Mascarenhas, filho da atriz Ciça Guimarães, quando dois policiais foram acusados de cobrar propina para liberar o atropelador, trouxe à tona o debate das câmeras. Naquele estado, uma lei anterior ao acidente já determinava a instalação dos equipamentos nos carros novos da polícia e nos antigos. As câmeras seriam instaladas no vidro da frente. Além da imagem, o equipamento também grava o que se fala dentro do carro. E mesmo à noite, em ruas pouco iluminadas, a imagem é nítida e pode revelar algum tipo de conduta errada. Nos Estados Unidos, já é comum o uso desse tipo de equipamento para vigiar os policiais.


Independentemente das críticas dos policiais militares, as câmeras podem frear os casos de expulsão ocorridos na tropa. Entre os anos de 2007 a 2010 foram realizadas pela corregedoria 192 exclusões de PMs e bombeiros militares e 125 prisões. As causas das exclusões são variadas e incluem crimes de estelionato, tráfico de drogas, lesão corporal, participação em grupos de extermínio e homicídios. Nos últimos anos, no entanto, o principal motivo de desligamento do policial pernambucano é o envolvimento com homicídios. De férias, o coronel Elias Siqueira, da Corregedoria da SDS, não quis falar sobre o assunto.


"Estamos fazendo o mesmo que a polícia de 1º mundo" Wilson Damázio, secretário de Defesa Social de Pernambuco

612viaturas foram adquiridas entre 2007 e 2010 para órgãos operativos da SDS
2.171foram locadas no mesmo período
93foram adquiridas através da Senasp
4.055foram recuperadas
192exclusões de PMs e bombeiros aconteceram entre 2007 e 2010
125prisões de PMs e bombeiros aconteceram no mesmo período
539punições foram aplicadas entre 2007 e 2010
Medida gera insatisfação na tropa

A notícia nem sequer foi divulgada oficialmente pela SDS e a tropa já mostra sinais de insatisfação com a instalação de câmeras de áudio e vídeo nas viaturas da PM. O comentário entre os soldados é de que os equipamentos são inconvenientes porque terminam invadindo a privacidade dos profissionais. ´Isso é um absurdo. A gente não vai nem ter condições de receber uma ligação no celular para falar de um assunto pessoal dentro da viatura porque a conversa vai ser toda monitorada`, disse um soldado, que pediu para não ser identificado.

Renílson Bezerra, presidente da Associação de Cabos e Soldados da PM, criticou a iniciativa, que já estava sendo comentada de forma negativa nos bastidores da corporação. Para ele, a nova tecnologia vem apenas para proteger os veículos e monitorar a tropa mais de perto. ´O governo do estado deveria estar preocupado em dar mais incentivos à tropa, já que estamos conseguindo reduzir os índices de criminalidade`, criticou.

Para o presidente da associação, o incentivo deveria vir na forma de mais armas, mais coletes à prova de bala e fardamento. ´Já encaminhei, inclusive, um ofício ao secretário de Defesa Social solicitando que os vidros de todas as viaturas sejam blindados, assim como já acontece no Rio de Janeiro. Até agora, infelizmente, não obtivemos resposta da SDS`. Na opinião de Renílson Bezerra, a violência no estado se iguala à do Rio de Janeiro e, naquele estado, o governo investe na tropa.

O projeto chegou a ser qualificado pela associação de desrespeitoso. ´A SDS não está vendo a parte humana do PM. Só pensa em criar mecanismos para controlar a ação da polícia que vem mostrando que é capaz de combater a violência`, completou.



Fonte: Diário de Pernambuco http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/12/20/urbana3_0.asp

http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/12/20/urbana3_1.asp

http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/12/20/urbana3_2.asp

4 comentários:

  1. KKKKKK.... A PM do Rio de Janeiro investe na tropa? kkkkkk... Tem que botar mesmo!! Tem muitos PMs que não fazem porra nenhuma, enquanto os bandidos estão roubando!

    ResponderExcluir
  2. nao é só viatura com câmera que é de primeiro mundo salario também é ( respeito e dignidade)

    ResponderExcluir
  3. Antes destas piiiii de camera, porque não equipar os policiais. Isso é uma vergonha. Secretário, não somos bandidos

    ResponderExcluir
  4. Isso é muito constrangedor, pois invade a privacidade dos profissionais. O governo tem que equipar os policiais e não fazer deles uns participantes de um BBB; pois agora o policial não pode nem comentar com seu companheiro um assunto intimo. Isso é uma vergonha, pois tem muita coisa para melhorar na segurança.

    ResponderExcluir

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.