Informação policial e Bombeiro Militar

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Etapa Alimentação, Vale Refeição como queiram chamar se o salário aumentou ele também tem que aumentar.

STF reconhece repercussão em ação sobre reajuste

Em votação no Plenário Virtual, os ministros do Supremo Tribunal Federal, por maioria, entenderam que a discussão sobre o direito dos servidores públicos do Estado do Rio Grande do Sul ao reajuste mensal do vale-alimentação é matéria constitucional. O tema é objeto de Recurso Extraordinário apresentado por servidora estadual com base na Lei Estadual 10.002/93, que prevê a revisão mensal do valor. Segundo a inicial, o benefício não foi reajustado entre 1994 e 2006.

A servidora alega que a decisão viola o caput do artigo 37 e seu inciso XV, que trata da irredutibilidade de subsídios e vencimentos de servidores públicos. O Estado do Rio Grande do Sul, por sua vez, sustenta que, de acordo com artigo 196 da Constituição Federal, não se pode aumentar despesa pública com pessoal sem legislação específica.

A Justiça Estadual do Rio Grande do Sul, ao julgar improcedente o pedido, afirmou que o reajuste depende de lei específica de iniciativa do Poder Executivo, não cabendo ao Judiciário fixar índices. “Caso contrário, o Judiciário imiscuir-se-ia em seara alheia, pois estaria tendo a iniciativa da lei cabível ao Poder Executivo  e também estaria legislando, função exclusiva do Legislativo”.

Para o ministro Marco Aurélio, “a matéria de fundo está umbilicalmente ligada ao direito do cidadão de ingresso em juízo para buscar o afastamento de ameaça a lesão ou o desta mesma”. Ficaram vencidos os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli que não reconheceram a repercussão geral.

O tema é controverso entre as Turmas do STF. A 1ª Turma, ao apreciar caso idêntico em agosto de 2008, da relatoria do próprio ministro Marco Aurélio, no RE 428.991, deferiu o pagamento das diferenças, sob o entendimento de que o artigo 169, da Constituição, não autoriza a administração pública descumprir a lei, especialmente em caso de benefício de natureza alimentar. Outras decisões do STF entendem que a discussão é de natureza infraconstitucional. “Em prol da unidade do Direito, balela sem a uniformização da jurisprudência, deve haver o julgamento do conflito de interesses pelo Colegiado Maior”, afirmou o ministro Marco Aurélio. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

RE 607.607

Fonte: Conjur http://www.conjur.com.br/2011-jan-10/stf-reconhece-repercussao-geral-acao-reajuste-vale-refeicao

OBSERVAÇÃO:  A Etapa Allimentação foi extendida a tropa PMPE, pelo então Governador Mendonça Filho. No Governo Eduardo Campos ela foi para R$ 154,00 se fosse aplicados a ela (Etapa Alimentação), Como foi julgada pelo STF, que é um benefício de natureza alimentar os reajuste concedido pelo Governador Eduardo Campos no seu primeiro ano que foram 5%, 5%, 10%, 10%, 10%. A nossa Etapa Alimentação estaria no valor de R$ 226,99 (Duzentos e vinte e seis reias e noventa e nove centavos).  (E por que ninguém faz nada?). Com a palavra quem deveria nos defender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.