Informação policial e Bombeiro Militar

quinta-feira, 31 de março de 2011

PMs do Rio terão armas para uso individual. Serão distribuídas com os PMs 40 Mil .40. Isso foi tentado fazer em Pernambuco, mas os burocratas acharam melhor deixar com o PM apenas o colete e se precisar reagir na hora de folga ou que está voltando para casa desarmado que corra caso possa ou der tempo.

Cada PM terá sua arma e a levará para casa, para maior controle e combate ao desvio

Gustavo Goulart

RIO - Todos os cerca de 40 mil policiais militares do estado receberão pistolas calibre .40 do comando da corporação. As armas ficarão acauteladas pelos PMs e cada uma delas será de uso individual e intransferível - como já ocorre na Polícia Civil. A medida, segundo o relações-públicas da PM, coronel Henrique Lima de Castro Saraiva, tem como objetivos possibilitar aos comandantes das unidades um controle maior sobre o armamento usado por seus subordinados e dificultar o desvio de armas. Cada PM será responsável pela sua pistola e terá que responder à corregedoria da corporação no caso de perda por qualquer razão.



OPINE:Você acha que os PMs devem ter suas próprias armas e levá-las para casa?


A PM já adquiriu um lote de nove mil pistolas que serão distribuídas a unidades em breve. Outros lotes serão comprados ainda este ano. Outra medida adotada pelo comandante-geral da corporação, coronel Mário Sérgio Duarte, foi determinar uma inspeção nos paiois de todas as cerca de 60 unidades da Polícia Militar - incluindo os 40 batalhões, as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), as academias de formação profissional e até os hospitais - para saber a situação deles. Além de contabilizar a quantidade de munição, coletes, armas, armamentos químicos e não letais, as inspeções vão apontar possíveis desvios. Também serão vistoriadas as armas em poder de PMs cedidos ao Tribunal de Justiça e ao Ministério Público.

PM evita incorporar armas apreendidas com bandidos

Segundo a PM, os relatórios mensais feitos pelos comandantes não impediram, por exemplo, que um fuzil doado ao Batalhão de Choque pela Marinha de Guerra do Brasil fosse achado durante a ocupação do Complexo do Alemão. As vistorias nos paiois foi determinada poucos dias após a instalação da CPI das Armas pela Assembleia Legislativa. A comissão fez quatro pedidos de informações sobre armamentos à corporação.

Segundo a PM, a apreensão de armas nas ruas é a maior fonte de desvios de armamentos. Para o comandante Mário Sérgio, a corporação evita incorporar ao seu arsenal armas apreendidas com traficantes com para evitar desvios.


- Sobre as irregularidades, nós tomaremos providências internas. Havendo sinais de participação criminosa, a instauração dos competentes inquéritos para apuração dos crimes será feita. Eu oriento bastante a nossa corregedoria para investigar a fundo casos de desvio de armas. Na operação no Complexo do Alemão, eu determinei que todo o armamento apreendido fosse marcado com spray branco - disse o comandante da PM, em entrevista à rádio CBN.

Atualmente, o controle do armamento da PM é dificultado pelo fato de as armas trazerem apenas o número do lote, sem identificar a unidade nem a corporação. Além disso, armas de um mesmo lote são espalhadas ao serem distribuídas pelas unidades da PM.

Ex-secretário nacional de Segurança Pública, o coronel José Vicente Filho é a favor da medida de entregar armas aos policiais, mas adverte:

- A medida está vindo com atraso. É corretíssima. Mas, para receber a arma, o policial deve ter disparado pelo menos 300 tiros e ter feito curso de manutenção do armamento. A arma pode engasgar.

Fonte: O Globo http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/rio/mat/2011/03/30/cada-pm-tera-sua-arma-a-levara-para-casa-para-maior-controle-combate-ao-desvio-924129554.asp

Um comentário:

  1. Eu sou PMPE do sertão e somente recebi a capa. o painel balístico que é o principal não foi entregue. o policial é blindado? só precisamos da capa para fazer propaganda e ficar vunerável sem as fibras????????????

    ResponderExcluir

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.