Informação policial e Bombeiro Militar

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Brasil tem desmotivação policial ou gestão incompetente?

De: NILSON TORRES

PMPE E CBMPE: TRISTE REALIDADE - ÓTIMO ARTIGO!


Brasil tem desmotivação policial ou gestão incompetente?


28 de Abril de 2011 às 15:02:22

Artigo por Osvaldo Matos- Publicitário e Sociólogo


Todo ser humano necessita de motivações, quer seja no ambiente profissional ou na vida pessoal.


No caso das atividades de risco, este importante tema deve ser lembrado diariamente pelos gestores de comando e gerenciamento profissional.


Pensando bem sobre o assunto, resolvi escrever este artigo que destaca um momento muito particular que vivemos em relação a segurança pública. Que possa servir de reflexão para você que é inteligente e que como todo ser humano também é movido por motivações.


Os motivos pelos quais destaco os pontos a seguir são por perceber, convivendo com essa realidade policial, o quanto essa instituição é carente em vários aspectos, principalmente de uma história e de uma remuneração digna.


1. O grande efetivo dos policiais brasileiros são honestos, correm riscos constantes e ganham pouco.


2. Estes homens e mulheres são colocados diariamente nas ruas sem equipamentos de segurança adequados, com armamentos ultrapassados, treinamento insuficiente, reciclagem profissional quase que inexistente e péssima política de carreira e salários.


3. A grande maioria dos cabos, soldados e agentes de polícia moram em locais não condizentes com sua situação de agentes da lei, tendo como vizinhos marginais e traficantes.


4. Os quartéis e delegacias de policia são o exemplo maior do descaso e falta de respeito, antigos, mal tratados, sem conforto, ultrapassados e às vezes até sem condições de higiene.


5. Em alguns estados os policiais não recebem uniformes há mais de um ano e tem que trabalhar com as botas rasgadas, furadas e roupas esfarrapadas.


6. Existem policiais que só vieram a disparar um tiro após o término dos seus 6 meses de curso de formação, (caso dos praças), na rua e já em combate com os bandidos, ou seja no período de formação não conseguiram treinar por falta de verbas para comprar balas.


7. Os marginais a cada dia que passa têm menos respeito pelos policiais recebendo-os sempre à bala, assassinando e espancando quando identificam um policial nas ruas, mesmo que ele não esteja de serviço.


8. Os oficiais de alta patente e delegados cardeais que comandam as corporações são indicados por políticos e para garantirem os seus cargos, com gratificações, carros com motoristas e mordomias, evitam relatar a real situação de seus comandados para não gerar aborrecimentos aos governantes; resolvem sempre dizer que o necessário é comprar novas viaturas, criar e enfeitar grupos especiais e usar propaganda que o sistema está melhorando escondendo e modificando dados de violência. Sem falar às vezes que um policial é transferido ou desmoralizado por ter legalmente ferido os interesses políticos de alguns poderosos.


Ao longo de minha vida como filho, irmão, sobrinho, primo, cunhado de policiais; além de pesquisador do tema segurança há mais de 18 anos, tenho testemunhado e vivido situações extremamente constrangedoras, para exemplificar vou citar algumas:


Vários policiais já foram trabalhar sem conseguir tomar café da manhã com seus filhos e companheiros por falta do que comer; alguns policiais vivem com a família graças ao apoio de familiares e amigos, tenho amigos que moram de favor nos aposentos de empregadas de conhecidos, outros improvisam barracos em favelas, outros moram nas casas dos pais e alguns solteiros se submetem a morar em alojamentos imundos e mal cuidados dormindo em camas sem colchão ou até em chão forrados por papelão e pedaços de pano. Testemunhei viaturas paradas e sem poderem realizar rondas ostensivas por falta de pequenos consertos e com limitação de combustível. Várias recebem seguros irrisórios que não garantem nem um ano básico da família e sobrevivem com pensões que mal dão para se sustentar.


Os agentes de segurança pública brasileiros, arriscam suas vidas e dos seus familiares, diariamente, para prender infratores em flagrante delito, mas no outro dia esses marginais estão soltos nas ruas zombando dos policiais e praticando novos crimes, sem falar que às vezes terminam matando e ferindo os policiais que o prenderam. Por conta de uma impunidade constante e brechas jurídicas apoiados por advogados sem ética e financiados por marginais. Só para ilustrar no ano passado a polícia prendeu em flagrante quase 200.000 pessoas e menos de 5% estão respondendo processo sendo a maioria em liberdade. A maioria dos assaltos, assassinatos, estupros e demais crimes são praticados por pessoas que já tinham passagem pela policia.


São inúmeros absurdos e descasos que os policiais são vítimas diariamente em todos os estados deste imenso país, uma realidade bem diferente de outros países que estão conseguindo reduzir os índices de violência. Temos uma política de total desmotivação policial.


É importante que a população tome conhecimento da realidade policial e, desta forma, possa participar, cobrando das autoridades uma maior valorização e qualificação da polícia e, conseqüentemente, possa exigir dela maiores responsabilidades.


Reflita que apesar de toda essa desmotivação a grande maioria dos nossos policiais continuam arriscando a vida, prendendo marginais, presentes em todos os recantos do Brasil.




Total de Comentários(5) |

Nome: alberes arruda de assis


Comentário: Uma nua e crua mas que na maioria das vezes nunca e levada em consideração pela maior parte de nossos governantes seja em que esfera for; municipal, estadual e federal. Os profissionais das tres principais categorias responsaveis pela nossa formação e proteção são mal remuneradas; os da segurança os da educação e os da saude o que é uma vergonha. Agora não e por isso que justifica-se os maus profissionais incluindo-se ai os inconpetentes e desonestos.




Nome: Jose Alves


Comentário: Um ótimo artigo com a realidade nua e crua, infelizmente nossos govenrnantes brincam de fazer segurança pública, com investimentos efemeros em estrutura fisica e salários ocasionando toda essa realidade preocupante que ora nos assola.




Nome: Carlos


Comentário: Em Pernambuco a realidade é a seguinte: O governo tem um bom programa para enfrentar a violencia, o Pacto pela Vida. O problema é que o governo tira proveito politico dos "lucros" gerados pelo momentâneo sucesso das ações, todavia, relega em segundo plano a questão humana do processo. Beneficia uma policia em detrimento de outra, por razões óbvias. Uma policia (civil)lhe dá mais midia positiva que a outra. Esquece esse governo que por trás dos numeros existem.. (segue)




Nome: carlos


Comentário: ..profissionais que merecem e necessitam muito mais do que veículos novos e equipamentos de ultima geração. Por trás do indices "exitosos" do Pacto, outros numeros menos "honrosos". Um PM atualmente ganha um pouco mais do que 2 salários minimos para expor a vida maos riscos diarios para manter os "indices de violencia" aceitáveis. O profissional da "exitosa" segurança pública de Pernambuco não possui minima segurança pessoal de que ao atingir os 30 anos (continua)


Nome: carlos


Comentário: ...de serviços prestados a sociedade, os merecidos louros de uma aposentadoria digna lhes são negados. É pro essas e outras que muito em breve esse governo midiático terá de buscar um novo nome, um novo plano para segurança pública, pois esse Pacto pela Vida está com data de validade proxima do vencimento e a sociedade saberá que tudo não passa de mais um engodo politico eleitoreiro. Um dia essa sociedade omissa atentará para a nnecessidade de uma policia mais respeitada.

FONTE:Blog do Inaldo Sampaio http://maisab.globo.com/inaldosampaio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.