Informação policial e Bombeiro Militar

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Governo promove mais de 1800 Policiais Militares.

Governo promove 1.815 policiais militares no Estado

21/04/2011 12h04

 
Em solenidade marcada por discursos que sinalizaram o sentimento de reestruturação da Polícia Militar do Tocantins, foram promovidos pelo Governo do Estado, na manhã desta quinta-feira, 21 de abril, 1.815 militares - entre oficiais e praças. O evento contou com a presença do governador Siqueira Campos e foi realizado no QCG – Quartel do Comando Geral da PM, em Palmas. A data faz alusão ao dia do patrono das polícias do Brasil - Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes. Houve também a entrega do ‘Espadim Tiradentes’ à 5ª turma de 44 cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO), da Academia de Polícia Militar do Tocantins. A lista completa com as promoções pode ser conferida no site www.diariooficial.to.gov.br .

Em seu pronunciamento, o governador Siqueira Campos ressaltou o reconhecimento do Governo aos valores de justiça, ao trabalho, e à abnegação e hierarquia dos militares no exercício de suas funções. “Congratulo-me com vocês por este momento. Com isso temos também a ampliação das responsabilidades para mantermos a segurança que é desejada por todos os setores da sociedade. É o reconhecimento (promoções) do povo e do Governo Siqueira Campos. (...) Nada vai abalar esse orgulho construído por vocês. Nossa missão é servir a Deus”, disse o governador, antes da assinatura do ato que promoveu o tenente coronel Messias Lopes ao posto de coronel. O ato simbolizou as demais promoções.

O comandante geral da PMTO, coronel Marielton Francisco dos Santos, em seu discurso, ressaltou que o empenho da Polícia Militar deve ser sempre pela manutenção da ordem pública. “O trabalho do policial é mais do que uma profissão, é uma vocação. Agradeço ao governador Siqueira Campos pelo apoio e reconhecimento à Corporação, parabenizo os cadetes e a Academia de Polícia pelo trabalho e também a todos os promovidos, um reconhecimento pelo papel de cada um, que agora terão uma melhora em sua qualidade de vida”, disse o comandante. Ele também frisou a redução nos índices de natureza criminal no Estado durante os 100 primeiros dias do atual Governo.

De acordo com o coronel, em 2010 foram 8.646 casos, e no mesmo período de 2011 esse número baixou para 7.238 ocorrências – uma redução de 20%. À imprensa, o comandante falou da necessidade de realizar concurso público na PM e que o assunto já está sendo tratado com muito critério e planejamento pelo Governo do Estado. Ainda segundo o coronel, os últimos 8 anos revelam um déficit de pouco mais de 900 militares no Estado. “Esta é uma questão (concurso) que está sendo analisada com muito planejamento pelo Governo”, concluiu.

EMOÇÃO
Para o cadete Francisco Augusto Vidal dos Santos, 30 anos, receber o Espadim “é uma emoção muito grande, porque quando eu era soldado eu sempre me dediquei, estudei muito para continuar a fazer um trabalho sério para a sociedade, no sentido de melhorar a segurança pública”, disse. Santos é natural do Mato Grosso do Sul, militar desde 2003 naquele Estado e reside no Tocantins desde agosto de 2010, quando foi aprovado para o CFO.

PROTOCOLO
O evento também contou com a presença do vice-governador do Tocantins, João Oliveira; secretários de Estado, deputados estaduais, vereadores e outras autoridades militares e civis. Pelotões de alunos do Colégio Militar de Palmas, CIOE (Companhia Independente de Operações Especiais), Cipama, do 1º e 6º BPMs, da Academia de Polícia Militar Tiradentes, Banda de Música e de militares do QCG estiveram posicionados no pátio do Quartel, quando cumpriram todo o ritual da solenidade, a exemplo dos respectivos desfiles, execução do Hino Nacional, entrega simbólica do Espadim e revista de tropa.



ESPADIM

Nas Polícias e Corpos de Bombeiros Militares, o Espadim recebe o nome de seus patronos, sendo conhecido como “Espadim Tiradentes” nas Polícias Militares, e de “Espadim D. Pedro II” nos Corpos de Bombeiros Militares. É entregue ao cadete no primeiro ano de curso. O Espadim Tiradentes faz referência e culto à memória do Mártir da Inconfidência Mineira, Alferes da Tropa de Cavalaria de Minas, Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, patrono das Polícias do Brasil, conforme estabelecido no Decreto nº 9.208, de 29 de abril de 1946.

Fonte: Portal Stylo http://www.jornalstylo.com.br/noticia.php?l=641df4bee2c9d6156cce332dc120b75f

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.