Informação policial e Bombeiro Militar

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Olha burocrata só faz complicar:PM/AL proíbe capa tática e obriga uso de colete balístico coletivo

A proibição da capa tática e, consequentemente, a substituição dela pelo colete balístico mais simples, cujo lote de 1.200 unidades foi adquirido recentemente pelo comando geral da PM, deixou os policiais militares desprotegidos, além de irritados e desmotivados. Alguns deles procuraram a Associação dos Cabos e Soldados (ACS) de Alagoas, nesta semana, para relatar também que estão sendo obrigados a usar o novo equipamento de forma coletiva, sem qualquer parâmetro de higiene.

Os policiais dizem que a capa tática era mais proveitosa nas ações de combate. Por meio dela, se poderia carregar o rádio-transmissor, a arma, um cartucho extra, além de lanterna e o par de algemas. O equipamento de proteção tinha bolsos suficientes para todos estes materiais.

Já o colete balístico, segundo os militares, é desprovido destas divisões e mal permite carregar o rádio-transmissor. “Quando vamos ao combate, principalmente nas incursões em locais perigosos, precisamos estar com todos os equipamentos de proteção necessários. Tem colegas militares que estão atuando até sem o rádio e nem podem se comunicar com a base para pedir apoio numa emergência”, denuncia um policial.

Segundo ele, o colete balístico novo não é higienizado e é utilizado 24 horas por dia. “Quando eu chego para começar o serviço, sou obrigado a usar o colete que outro colega estava usando. Do jeito que ele tira, suado e tudo, sou obrigado a vestir. Isso é uma falta de compromisso humanitário”, acrescenta o militar.

O mais grave, de acordo com a denúncia deles, é o fato de a corporação ter proibido o uso da capa tática, a qual muitos policiais adquiriram com recursos próprios. “Eu tenho uma que comprei por R$ 350. É minha e se eu usá-la agora posso ser punido”, informou o PM.

O comando da PM divulgou, no início de fevereiro, que a aquisição dos 1.200 coletes “segue as Normas Internacionais para Fabricação de Coletes, que visa principalmente à segurança do policial, protegendo-o de disparos de armas de fogo”. O material, segundo alega a corporação, seria mais leve e dispõe de uma placa antitrauma que reduz impactos por disparos de arma de fogo.

Assessoria ACS/AL

Fonte: O Jornalweb http://www.ojornalweb.com/2011/04/01/pmal-proibe-capa-tatica-e-obriga-uso-de-colete-balistico-coletivo/

OBSERVAÇÃO DO BLOG DO ADEILTON9599: Isso que o comando tá dizendo aí em cima não tem nada haver é simplimente capricho para complicar o bom andamento do serviço, meu amigo vá lutar por direito e não complicar quem estar trabalhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.