Informação policial e Bombeiro Militar

sexta-feira, 29 de abril de 2011

SALÁRIOS PMPE E CBMPE: E TOME MAIS BODE...NÃO SOMOS OTÁRIOS E PALHAÇOS!

Caros amigos e amigas militares estaduais de Pernambuco (PMPE e CBMPE), pensei bastante antes de expressar minha INDIGNAÇÃO ante tamanha FALTA DE INTELIGÊNCIA e MIOPIA POLÍTICA por parte de alguns membros do governo estadual que teimam em nos DESTRATAR com mais um DESCUMPRIMENTO DE ACORDO, uma vez que não cumpriram com a palavra no sentido de anunciar a CONTRAPROPOSTA SALARIAL no dia 28 de abril de 2011. O governador Eduardo Campos continua sendo muito MAL ASSESSORADO.

Uma vez esgotados todas os caminhos, irei direto ao ponto. No dia 25 de novembro de 2010, elaboramos um texto com o título "CHEIRO FORTÍSSIMO E INSUPORTÁVEL DE BODE NO AR
: ESTÃO TRATANDO-NOS COMO SE FÔSSEMOS OTÁRIOS E PALHAÇOS!", publicados em alguns blogs afins, a exemplo do BLOG DO CAXORRÃO (http://blogdocaxorrao.blogspot.com/2010/11/recebi-do-companheiro-tc-pm-nilson.html), logo abaixo reproduzido.
Agora eu pergunto: MUDOU ALGUMA COISA DE LÁ PARA CÁ?!
E eu respondo: NÃO MUDOU ABSOLUTAMENTE NADA! O TRATAMENTO CONTINUA SENDO O MESMO, OU SEJA, TOTAL DESRESPEITO PARA COM TODA FAMÍLIA MILITAR ESTADUAL.

Hoje, dia 29 de abril, tem a nossa ASSEMBLEIA GERAL CONJUNTA (OFICIAIS E PRAÇAS), às 14:00H, na PRAÇA DO DERBY (MEMORIAL DE MEDICINA).

Reflitam bem e tomem uma postura PROATIVA em favor do nosso FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL.

NILSON APARECIDO TORRES GUIMARÃES
TEN CEL PMPE


CHEIRO FORTÍSSIMO E INSUPORTÁVEL DE BODE NO AR: ESTÃO TRATANDO-NOS COMO SE FÔSSEMOS OTÁRIOS E PALHAÇOS!
EM 25 DE NOVEMBRO DE 2010.

Senhoras e senhores bombeiros e policiais militares do estado de Pernambuco, do coronel ao soldado, da ativa e da reserva, do interior e da capital, inicialmente gostaria de invocar os nossos direitos constitucionais de expressar nosso pensamento, a respeito de quaisquer temas, desde que não haja ofensas pessoais e, sim, críticas construtivas aos processos, conforme o contido na nossa carta magna (CONSTITUIÇÃO FEDERAL):
CONSTITUIÇÃO FEDERAL
TÍTULO II
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
CAPÍTULO I
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
CAPÍTULO V
DA COMUNICAÇÃO SOCIAL
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
Recentemente recebi, via internet, uma CARTA DO SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL, dirigida aos bombeiros e policiais militares, versando sobre as ações do governo estadual na área de segurança pública, em especial quanto aos salários dos militares estaduais.
Como CIDADÃO e POLICIAL MILITAR que sou, tenho direito à resposta, pois, afinal de contas, vivemos em um estado democrático de direito e, conforme a CONSTITUIÇÃO FEDERAL, tenho direito de manifestar o meu PENSAMENTO, dentro dos ditames legais, é claro.
Para início de conversa, vamos a algumas definições, extraídas do DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (ABL):
OTÁRIO: fácil de ser ludibriado, que se deixa enganar facilmente; tolo, ingênuo.
PALHAÇO: pessoa que faz os outros rirem: você é muito engraçado; um verdadeiro palhaço. Pessoa tola, que faz papel ridículo: fui um palhaço acreditando em você.
RESPEITO: consideração, deferência; obediência, acatamento, observância: respeito às regras.
COMPROMISSO: acordo entre pessoas que as obriga a fazer alguma coisa: os sócios assumiram o compromisso de construir a nova sede. Obrigação social ou profissional.
SOFISMA: argumento ou raciocínio APARENTEMENTE válido, mas sem COERÊNCIA, utilizado com a intenção de induzir ao erro; falácia.
Quando elaboramos o texto SALÁRIOS PMPE/CBMPE: CRONOLOGIA DE UMA INSATISFAÇÃO E INJUSTIÇA SALARIAL, publicado do BLOG DO CAXORRÃO, conforme link http://blogdocaxorrao.blogspot.com/2010/11/salarios-pmpecbmpe-cronologia-de-uma.html, foi exatamente na intenção de mantê-los bem informados de todos os fatos cobertos pela imprensa de uma forma geral, desde agosto do ano passado (2009) até os dias de hoje, referente à nossa luta por SALÁRIOS DIGNOS, JUSTOS E NECESSÁRIOS.
Confesso que não foi fácil, pois tivemos que fazer uma autêntica GARIMPAGEM em sites de jornais, emissoras de rádio e televisão, sites e blogs ligados aos temas em lide, além de diversas redes sociais. Foi gratificante, pois noto que alguns companheiros de farda já estão fazendo uso inteligente e oportuno de tal trabalho.
Até porque já tinha uma PESADA DESCONFIANÇA que não nos levariam muito a sério, como de fato está ocorrendo, por conta da postagem da fatídica e desafortunada CARTA DO SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL AOS BOMBEIROS E POLICIAIS MILITARES conforme link http://www.sds.pe.gov.br/, notícia do dia 22 de novembro, bem como veicularam através do JORNAL DO COMMERCIO do último dia 08 de novembro do corrente, página três, caderno de política, coluna cena política, uma nota versando da IMPOSSIBILIDADE de resolver a INJUSTIÇA SALARIAL cometida contra os integrantes da PMPE e do CBMPE, assim descrita:
“SEM AUMENTO”
“Apesar da expectativa na tropa por um aumento para os PMs, o governo do Estado está com as negociações salariais encerradas para este ano, até porque a legislação não permite mais reajustes.”
Por conta de tudo isto é que estou sentindo UM FORTE E INSUPORTÁVEL CHEIRO DE BODE NO AR, com a nítida intenção de piorar a nossa situação, fazendo valer a famosa lei do “QUANTO PIOR MELHOR!”. Sobre o assunto (TEORIA DO BODE) elaborei um texto que se encontra postado no BLOG DO ADEILTON, conforme link http://adeilton9599.blogspot.com/2010/11/salarios-pmpecbmpe-teoria-do-bode.html (basta clicar em cima).
Até a publicação da desafortunada e inoportuna CARTA DO SECRETÁRIO eu ainda tinha uma PEQUENA E TÊNUE ESPERANÇA que o BOM SENSO imperasse. No entanto, após lê-la atentamente, fiquei surpreso e estarrecido com a total falta de RESPEITO (veja definição logo no início) para com toda a nossa categoria, tratando-nos como OTÁRIOS e PALHAÇOS (definições logo no início). Daí por diante fiquei CÉTICO quanto às reais intenções do governo estadual em resolver o GRAVE PROBLEMA ESTRUTURAL pelo qual estamos passando, no sentido de corrigir a INJUSTIÇA SALARIAL em desfavor de toda grande família militar estadual de Pernambuco (PMPE e CBMPE).
Quanto à declaração do secretário em dizer que a solução da nossa questão salarial está atrelada à PEC 300, trata-se de um SOFISMA (veja definição acima), pois o governo federal (LULA e DILMA) já ordenou aos seus cães de guerra no sentido de barrar o avanço da PEC 300. Não esqueçamos que o governo federal tem a maioria no congresso nacional. Isto está sendo amplamente difundido na imprensa de um modo geral, conforme link http://g1.globo.com/politica/noticia/2010/11/governadores-e-uniao-pedem-que-camara-nao-vote-piso-para-policiais.html (clique em cima).
De fato, concordo plenamente com o CAP ASSIS quando diz:
“O Governo de Pernambuco "embriagado" pelo "excesso de votos" que teve, esqueceu do que prometeu em março deste ano aos militares estaduais.
O controle da tempestividade do reajuste salarial é feito considerando a data de publicação do ato concessivo no órgão de imprensa oficial, estamos apenas negociando e pedindo o Subsídio a partir de janeiro do ano que vem, ou seja, dentro da lei e conforme foi prometido pelo governo, que conversaria conosco após as eleições agora em novembro.”
Realmente, o PODER ENTORPECE, deixa as pessoas CEGAS e SURDAS quanto aos problemas reais a serem enfrentados, conforme link http://capitaoassis.blogspot.com/2010/11/o-governo-de-pernambuco-embriagado-pelo.html (clique em cima).
Por oportuno, gostaria de lembrar as pessoas que hoje estão no PLANALTO (PODER) e que um dia retornarão à PLANÍCIE (mundo dos meros MORTAIS) o que BIL GATES disse sobre o SUCESSO:
“O sucesso é um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão cair.”
Com a criação do chamado “grupo de trabalho”, “ELES” estão tentando “empurrar com a barriga” o grave problema, estipulando um prazo longo de noventa dias. Ora, se a proposta foi entregue baseada em critérios científicos e reais, a exemplo do extraordinário crescimento econômico de Pernambuco, pois o nosso PIB está tendo um crescimento exponencial, só comparado à CHINA, país que mais cresce no mundo, POR QUE UM PRAZO TÃO LONGO?! Pernambuco goza de uma excelente SAÚDE FINANCEIRA e tem uma MUSCULATURA FORTE capaz de atender aos anseios de todos os bombeiros e policiais militares quanto a PROPOSTA SALARIAL entregue e protocolada às diversas autoridades encarregadas de assessorar o GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS, no sentido de acatá-la.
Vale apena lembrar o que ocorreu em março deste ano, onde fatos desabonadores mancharam a imagem dos responsáveis pela segurança pública no estado de Pernambuco, conforme descrito no BLOG QAPBRASIL, cuja matéria está abaixo reproduzida:
CRONOLOGIA DA INSATISFAÇÃO
“Caros amigos, gostaria de começar de relatar aqui a cronologia dos fatos que vem ocorrendo dentro da PMPE, em relação a postura adotada pela SDS, no sentido de excluir a PMPE, do aumento concedido a delegados e policiais civis.
SEGUNDA 15 DE MARÇO

O Secretário de Defesa Social reúne os Coronéis da PM e apresenta a nova tabela da Gratificação de Risco Operacional.

Obs: A tabela com os novos valores foi entregue por um Coronel da PM ao secretário na hora da reunião.

O Diretor Geral de Operações se manifesta e desafia os coronéis quem terá coragem de apresentar uma tabela como aquela na tropa, que aumentaria em 65% a gratificação para os coronéis e 10% para as praças.

TERÇA FEIRA 16 DE MARÇO

Alguns coronéis começam a se articular para hipotecar apoio ao cmt geral e ao DGO, no sentido de tentar reverter a situação.

SEXTA FEIRA 19 DE MARÇO

Alguns coronéis se reúnem com o Cmt Geral e garantem entregar os cargos junto com ele.

SEGUNDA FEIRA 22 DE MARÇO

Dois coronéis se reúnem com o Chefe da CAMIL , e apresentam pare o mesmo a situação de insatisfação e tensão dentro da Polícia Militar, e pedem para o mesmo cientificar o governador.

TERÇA FEIRA 23 DE MARÇO

Um coronel da PM (da SDS) se desentende com o Gestor da SDS, Bernardo, que tenta defender o absurdo e a injustiça que está sendo cometida pela SDS, ( este Bernardo é força inimiga), ele (Bernardo) escuta umas verdades, leva uns gritos e vai fuxicar do Cel para o secretário que também tem que escutar umas verdades deste Cel.

O Comandante Geral da PM reúne-se com quatro Secretários, ainda não sabemos detalhes, mais ele chutou o pau da barraca.

Alguns coronéis se reúnem e elaboram uma proposta para apresentar ao governo a fim de sanar a crise.

QUARTA FEIRA 24 DE MARÇO

Uma reunião não programada acontece dentro do QCG, com vários oficiais superiores, e dois coronéis, que apresentam a situação e são cobrados a tomarem uma postura, ou ficarão desmoralizados perante os oficiais e a tropa. Na ocasião o mesmo informa que o Clube dos Oficiais está se posicionando a favor, e irá publicar uma nota na imprensa, informando a situação. VAMOS AGUARDAR O DESENROLAR DOS FATOS, E TORCER PARA QUE NOSSOS CHEFES TENHAM CORAGEM PARA MOSTRAR A ESSES CARAS QUE A PMPE E O BMPE NÃO ESTÃO MORTOS.”
Definitivamente nós não queremos a reedição desse filme, pois o final todo mundo já sabe. Gerou-se um tumor maligno que necrosou todos os envolvidos, levando-os a uma UTI que se encontram até hoje e, se não for aplicada a medicação correta, inevitavelmente chegaremos a um ÓBITO INSTITUCIONAL, onde a sociedade pernambucana sofrerá com as consequências.
Franz KAFKA, sobre a importância de um texto/livro, disse: “Um texto/livro deve ser forte e importante o suficiente como se fosse um machado para quebrar o mar gélido que existe dentro de nós.” Tal como Kafka, tenho esperança que este texto tenha também a força de um machado para abrir os corações e mentes gélidas daqueles que hoje são responsáveis pela segurança pública no estado de Pernambuco, dotando-os de SENSIBILIDADE POLÍTICA para encontrar uma solução para o GRAVE PROBLEMA SALARIAL pelo qual tem passado os integrantes da PMPE e do CBMPE.
Um forte abraço aos homens e mulheres que integram as fileiras da PMPE e do CBMPE e que DEUS ILUMINE e CONDUZA os corações e mentes dos responsáveis pela segurança pública no estado de PERNAMBUCO.
“NÃO PODEMOS VOLTAR ATRÁS E CONSTRUIR UM NOVO COMEÇO, PORÉM PODEMOS DORAVANTE, SE QUISERMOS, CONSTRUIR UM NOVO FINAL”
NILSON APARECIDO TORRES GUIMARÃES
TEN CEL PMPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.