Informação policial e Bombeiro Militar

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PM do Rio será a prmeira do país a utilizar armas não letais

Rio ganha 600 armas não letais

Anúncio de doação do governo federal à PM é feito na inauguração da UPP São Carlos

POR ISABEL BOECHAT

Rio - O estado do Rio será o primeiro do País a ver sua Polícia Militar utilizando armas não-letais. Ontem, durante a inauguração da 17ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), no Morro do São Carlos, no Estácio, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fez a doação de 600 tasers. Tratam-se de pistolas de choques eletromagnéticos capazes de imobilizar um ser humano. Destas, 315 serão distribuídas entre as UPPs e batalhões, e a previsão é de que o Rio receba outras 1.400.
Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Governador Sérgio Cabral ao lado do ministro da Justiça, José Advaldo Cardozo | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
“A PM do Rio está recebendo as armas por promover essa nova cultura de paz, que é uma nova filosofia de segurança. O Rio de Janeiro representa hoje um marco na luta contra a violência. Estamos recebendo notificações de vários países querendo conhecer a experiência das UPPs no Rio”, contou o ministro.

Para o governador Sérgio Cabral, mais armas não-letais serão adquiridas. Porém, as letais não serão substituídas. “Não há política pública que funcione sem que haja segurança. Não há uma creche, escola, políticas sociais que funcionem com dignidade e tranquilidade sem que haja segurança. É um ponto fundamental para assegurar a paz nessas comunidades que viveram décadas de terror por criminosos, que ocuparam as comunidades colocando
famílias de bem em risco. Ainda há muito a se fazer, mas estamos no caminho”, disse Cabral.

Número de mulheres é o maior

A UPP São Carlos abrange as favelas do São Carlos, Mineira, Zinco e Querosene, beneficiando 17 mil moradores das favelas e 200 mil no entorno. Dos 250 PMs comandados pelo capitão Luiz Piedade, há 51 mulheres — maior efetivo feminino de todas as UPPs.

Para o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, isso atende a uma demanda da própria comunidade. Para a população, as mulheres realizam uma aproximação mais sutil com os moradores. “A verdadeira importância dessa UPP é a mesma das outras: a retomada de um território às mãos do Estado”.

Beltrame não adiantou as próximas UPPs, mas no cronograma da secretaria a Mangueira, uma favela de Niterói e o Complexo da Maré encabeçam a lista.


Fonte: O Dia http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/5/rio_ganha_600_armas_nao_letais_165179.html

Um comentário:

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.