Informação policial e Bombeiro Militar

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Banco Central volta atrás e manda bancos trocarem as cédulas manchadas imediatamente.

BC: banco tem que trocar cédula manchada por dispositivo antifurto

Plantão  O Globo

RIO - O Banco Central (BC) divulgou norma nesta quinta-feira em que obriga os bancos a trocarem de forma imediata cédulas manchadas por dispositivo antifurto. Segundo o BC, "na hipótese de saque, inclusive em caixas eletrônicos, de cédula suspeita de ter sido danificada por tais dispositivos, a instituição financeira deverá proceder a sua troca. Esse procedimento deverá ocorrer imediatamente após a apresentação da cédula à instituição financeira".

RELEMBRE: Notas manchadas circulam e causam transtornos à população
LEIA MAIS: Novas regras dos cartões de crédito já estão em vigor

No início de junho, o governo criou regras duras e que proíbem o uso de cédulas de real manchadas, por mecanismos antifurto, em consequência de roubos em caixas eletrônicos. Segundo o BC, a pessoa que receber uma nota com essas manchas poderá até mesmo ser investigada pelas autoridades policiais, além de não ser ressarcida pelo valor perdido.

Nos últimos meses, cresceram de forma intensa os assaltos a terminais eletrônicos de bancos com o uso de explosivos, usados para destruir esses caixas. Os alvos têm sido sobretudo os terminais 24 horas. Com isso, os bancos criaram um mecanismo de defesa, que libera uma tinta rosa assim que o caixa é atingido, manchando as notas.

Antes, o BC tinha informado que essas notas manchadas perdiam sua validade e, quem as recebesse, não teria direito de ser ressarcido pelo valor das cédulas. Ou seja, teria prejuízo.

Fonte: O Globo http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/economia/mat/2011/06/09/bc-banco-tem-que-trocar-cedula-manchada-por-dispositivo-antifurto-924647846.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.