Informação policial e Bombeiro Militar

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Ex PMs e BMs de Pernambuco pedem socorro.


A Senhor Adeilton

Gostaria que o senhor atreves do seu blog ou qualquer outro meio nos ajudasse em relação aos processos dos ex-pms que há anos lutam para que seja cumprido o direito resguardado por lei de serem reintegrados às fileiras da Polícia Militar do Estado de Pernambuco e que por anos vem vendo seus famíliares passarem por dificuldades e serem prejudicadas por o não cumprimento das decisões deferidas pelo STJ e STF, é por esse motivo que encaminho aos senhor um pedido em nome dos ex-pms, que estão sendo desconsiderados, humilhados, envergonhados e que esperam ansiosamente pela volta à Polícia Militar do Estado de Pernambuco. Solicito, dentro do possível, uma investigação em relação aos processos de reintegração ao cargo de Policiais Militares que tramitam em nosso Estado, e que já ganharam âmbito nacional ao serem julgados pelo Supremo Tribunal Federal, sendo que este julgou procedente nossa causa. Infelizmente, não surgiu um órgão que nos auxilie e denuncie a forma truculenta que as autoridades utilizam para tratar desse assunto. Somente através de um trabalho árduo e ininterrupto, que pessoas como o senhor que presa o direito, a honestidade e é um lutador. Acredito que possa abraçar nossa causa e dar uma ênfase a esse assunto que muito nos ajudará.

Adianto aos senhor que já procuramos vários órgãos, dentre eles, a OAB de Pernambuco que, em julho 2004, se prestou a analisar o caso, mas nos parece estar com alguma dificuldade, pois até a presente data nada foi resolvido, e o parecer prometido não apareceu (segue anexo materia), motivo esse que resolvemos solicitar ajuda.
Apelamos ao seu blog, que dispõem de maiores condições de aprofundarem as investigações, para que venha à tona a verdade nua e crua, para sabermos o que realmente se oculta e o que está impedindo o cumprimento (por parte do Estado) das decisões judiciais, que mesmo com pareceres favoráveis a nós, continuamos a mercê dos poderosos. Temos a nosso favor, a Lei Estadual (PE) 11.817/2000, que nos dá o direito liquido e certo de ver instaurado o processo de revisão de nossas penas, que diz o seguinte :

A anulação da pena impetrada ao integrante da polícia militar do estado de Pernambuco pode ocorrer a qualquer tempo e em qualquer circunstância, nos art. 40, 2º, inc. I, da Lei Estadual 11.817/00. penas estas que culminaram em nossa exclusão da PM, sem dizer que temos também a nosso favor o fundamento do princípio da prevalência da norma mais favorável ao cidadão, que embora correspondente, não é o que está sendo feito pelo Comando da Policia Militar, que ao revisar as penalidades, está apenas mantendo a punição da qual não nos defendemos.

Bem senhor Adeilton, se estão nos punindo novamente, sem nos dar direito de defesa, o erro continua. É um absurdo!



Vamos aos fatos que provavelmente o senhor já ouviu falar : Somos ex- policiais Militares que entre as décadas de 80 e 90 fomos excluídos das fileiras da Policia Militar deste Estado sem direito à defesa, direito este assegurado, como brasileiro, pela própria Constituição do nosso País (Art.5º), salientado que por mais bárbaro que seja o crime cometido por uma pessoa, esta tem o direito de se defender, o que não se aplicou ao nosso caso; cometemos infrações disciplinares e fomos atirados para fora da instituição sem direito de nos defender, esquecendo que por anos prestamos serviço à sociedade, por vezes pondo nossas vidas em risco em defesa da ordem e da tranqüilidade pública.

Como sou consciente que através do seu trabalho e com capacidade de investigar e conseqüentemente formador de opinião, e diante de tamanho poder e responsabilidade atribuídos ao seu trabalho, resolvi procura-lo , e relatar minha indignação, diante de fatos que nos deixam perplexos e me valendo do livre direito de expressão.


Somos representados pelo Dr. Antonio Bartolomeu de Farias Machado, (advogado), o mesmo com escritório na Avenida Presidente Kennedy, na galeria Kennedy, bairro de Candeias, Jaboatão dos Guararapes, atendendo pelo telefone 81-3469-4762 ou 81-9689-0994. Com o Advogado citado estão processos de mais de 1.000 ex-pms, processos esses que vem tramitando na justiça por anos, muitos deles há mais de 10 anos.

Com tamanha proporção tomada, este caso chegou à OAB-PE que inclusive, foi objeto de uma reportagem veiculada no Jornal do Commercio (Recife), na edição do dia 21 de julho de 2004. A OAB-PE tinha como chefe de gabinete, na ocasião, o Dr. Darlan Sampaio, que se pronunciou da seguinte forma:

“Nós vamos analisar todo o processo para poder formar um juízo de valor e entraremos nas vias legais se os tramites tiverem sido descumpridos, afirmou Darlan Sampaio.” (chefe de gabinete da OAB, na época)

Sendo que o mesmo ainda acrescentou, após reivindicação dos ex-pms:

"Como o Estado se manteve inerte e não tomou nenhum posicionamento, eles (ex-pms) fizeram essa reclamação que terminou nesse despacho", esclareceu Darlan Sampaio

Como os Senhor pode ver, o Estado de Pernambuco está deixando de cumprir decisões, que aos olhos de todos os envolvidos, (familiares, advogados, associações de praças) consideramos uma falta de respeito e consideração com as decisões emanadas pelos Tribunais. Pedimos encarecidamente que intercedam em nosso favor através de uma reportagem investigativa e em favor da moral e da ética, que as determinações tomadas sejam rigorosamente acatadas pelas instâncias subordinadas.

Agradeço a oportunidade e fico no aguardo.
MARQUEL JACOB PEREIRA, representande de ex-pms de Araripina, Ouricuri, Exú,Petrolina, etc.

28 comentários:

  1. Gostaria de parabenizar o autor da matéria pela coragem e determinação, e colocar minha repudia aos governantes que atropelam os mais necessitados. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Fico sensibilizada com o apelo do ex-pm, porque é necessário que se faça justiça àqueles que se consideram injustiçados. Punir sem o devido julgamento, além de injusto, é um desrespeito e uma afronta ao direito que qualquer ser humano tem de se defender em qualquer circunstância.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns companheiro, vamos a luta.

    ResponderExcluir
  4. Sou capaz de apostar que entre esses PM's não tem um só oficial.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza esses companheiros são muito perseverantes, pois conheço a luta deles e nunca desistiram, com fé em Deus eles vão retornar ao cargo de direito, de onde eles nunca deveriam ter saído, sem o direito de se defenderem.
    Parabéns guerreiros, nossa corporação esta precisando de Homens como vocês.

    ResponderExcluir
  6. Parabenizo a OAB pela agilidade e transparência que conduz o caso desses Ex-PMs, sendo que a instituição esta no caso desde 2004.
    Que Pais é esse ?

    ResponderExcluir
  7. Conheço a luta desses guerreiros muitos dele excluídos só por quer os comandantes não iam com a cara deles e foram posto para fora da corporação lutem!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Realmente a OAB é um exemplo de agilidade e transparência, até hoje não foi resolvido nada e os Ex-PMs continuam aguardando. Que agilidade é essa? Tem sete anos que essa Instituição é ciente desse caso e não tomou nem uma atitude concreta. Que providencia foi tomada? E a transparência? Em qual jornal, radio, blog, TV,ou outra fonte de comunicação foi divulgado algo a esse respeito, vindo da OAB ?

    ResponderExcluir
  9. Vamos citar aqui um proverbio que cabe bem nesse caso dos Ex-PMs e Ex-BMs, excluídos das corporações sem poderem se defender:"O que mais me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons" (Martin Luther King).Acordem representantes, acordem Senhores políticos, acordem associações(ACS,Direitos Humanos,etc.)Acordem senhores repórteres, vejam o que esta acontecendo em nosso Estado, não sejam coniventes com essa situação,deem um GRITO de BASTA!!!

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente com os que me antecederam nos comentários, quero disser o seguinte: graça a Deus fui um dos sobreviventes desta época cruel onde o espírito nazista de Adolf Hitler reinava entre os quartéis principalmente aqui em Pernambuco. Cabe agora a justiça ser menos omissa e agir dentro da legalidade da lei e fazer cumprir o que vocês já conquistaram. E a OAB-DF. Não estar ao lado de vocês? Peçam ajuda CAS-PE.

    ResponderExcluir
  11. Caro sobrevivente do período das truculências,você foi muito feliz em sua colocação "O período nazista reinava nos quarteis" e alguns Ex-PMs não tiveram a mesma sorte que outros companheiros, tendo que passar pelo crivo dos "comandantes", que impiedosamente os atiravam sem pestanejar a merce de situações constrangedoras, humilhantes e desumanas. Hoje os Ex-PMs querem é só o que lhe são de direito, a reintegração e retratação das arbitrariedade cometidas na época por esses comandantes.
    A respeito da OAB de Brasilia , já encaminhamos a matéria a mesma, que ficou de analisar e entrar em contato com a OAB-PE. Sobre a CAS-PE, não contactamos com a entidade.
    Agradecemos o apoio do sobrevivente.
    MARQUEL JACOB PEREIRA

    ResponderExcluir
  12. No proximo dia 04 de Agosto de 2011 os ex-policiais estarão com uma audiencia publica marcada na assembleia legislativa do com os Deputados Daniel Coelho, antonio morais ,maviael cavalcante Betinho gomes e outros para decidir a essa situação que ja pendura por tantos anos e que parece que a ditadura esta tao viva como na decada de 60 e 70.quero a proveitar esse momento e parabenizar a Marquel sua coragem e determinação.

    ResponderExcluir
  13. Sou um entre os políciais afastado desta corporaçaõ
    fui prejudicado por um oficial e com 3 meses depois este oficial foi aposentado por ter problemas mentais. Fui o prejudicado até hoje mesmo sendo concursado testado e aprovado para o serviço público. Não tive direito de defesa más espero que a justiça cumpra o seu dever.
    LUIZ NETO Sd :23223 (291219652583198)PE

    ResponderExcluir
  14. Conheço alguns praças da PMPE que abusaram até umas horas,entre esses,alguns já estão na reserva e reformados,outros,continuam na ativa. Em resumo,uns tiveram muita sorte,pois pertubaram muito e não foram excluídos da PMPE,outros foram excluídos sem ter cometido tantas faltas graves.

    ResponderExcluir
  15. Quando será que à OAB, ´ja sabedoura dos casos de injústiças que foram cometidos por certos oficiais da PM do estado de Pernambuco,vai ter coragem e tomar ás providências cotra os atos cometidos contra os praças que foram jogados para fora da corporação.MUITOS POR MOTIVOS BANAÍS,não foram ouvidos e seus empregos tirados com uma caneta guiada por seres que se jugavam donos da PM.
    Os piores criminosos têm garantia de defesa.A justiça dá o direito onde eles são julgados e condenados.Eu e outros de minha clase foram colocados no caminho inverso da justiça.
















    ResponderExcluir
  16. conheço varios policiais militares que não honra a farda. e estou de acordo com a expulsão. o governo atual não tolera mais grupo de esterminio na corporação. espero que sirva de exemplo para outros praças e que nós estamos de olho.

    ResponderExcluir
  17. acerca de 15 anos atrás a policia de pernambuco era repleta de corrupitos e assassino chamados grupos de exterminio. em dias atuais o governo do estado tem feito um grande esforço em combater esse tipo de atrocidade contra os mais fracos já que a maioria dos assassinatos era contra familia de baixa renda. então surgiu o artigo 14 que já afasta de imediato o policial indiciado. se condenado terá a sua farda tirada e sua carteira gasgada. para que não mais aconteça outras e outras atrocidades até hoje não solucionadas. parabéns governador porter coragem de tirar das ruas policias que suja a imagem da corporação. que tem tantos homens que saem todos os dias de seus quarteis para defender a sociedade com respeito e dignidade.

    ResponderExcluir
  18. eu to nessa sou pai de familia honrado e respeitado ha 23 anos estou afastado porgue nao tive direito a defesa existe na policia militar de pernambuco muitos policias coruptos comentendo barbaridade e nimguem ver eu porgue tomei uma cerveja fardado fui excluido com 10 anos de serviços prestados a sociedade ate hoje espero minha reintergraçao e nada feito cade nossos direitos senhor governador ja ganhamos na justiça o que esta acontecendo que pais e esses que nao honra o cidadao

    ResponderExcluir
  19. As associações das polícias militares, das polícias civis, dos bombeiros militares, dos agentes penitenciários e da polícia federal. Estas associações devem colocar em pauta estas reivindicações que são anseios de uma polícia desprotegida, pois o sistema sabe que rende mais voto excluir um policial a nomear mil. Vocês não sabem o número de policiais destas esferas citadas a cometerem suicídio, a lidarem com problemas psicológicos, o estresse, a depressão e outras mazelas psíquicas, infelizmente é abafado por este sistema desumano e, ainda por cima sorriem a cheirar o cheiro da maldade regado a muito whisk ao saber que seus peões estão a cumprir um segundo desejo demoníaco. Que se já não forem o próprio anticristo, certamente estarão a usufruir desta árvore frondosa hoje bem semeada por eles, certamente estarão de guarda-sombra anti -raios. Enfim, creio que esta mobilidade das polícias a nível nacional em busca da PEC 300 surtirá um efeito financeiro, quiçá desejável, mas saibam que em troca dessas pseudo vantagens (votos oriundos de familiares da população carcerária, bem como dos não se simpatizam com a polícia- quem nunca precisou da polícia não gosta de polícia, portanto, uma grande parcela de votantes, não?),

    ResponderExcluir
  20. os governos vão fazer de forma mais vingativa e demoníaca o que já vem fazendo com os servidores da segurança pública quando exclui um policial de seus quadros sem ao menos respeitar o trânsito em julgado de uma sentença condenatória. Independente de sentença ou não, o governo não usar esse poder maquiavélico de juntar ex-policiais aos marginais que por eles foram presos. São duas condenações, uma judicial e outra diabólica. Não se pode admitir um policial civil cumprir pena no COTEL, como da mesma forma o policial militar ao ser excluído sair do CREED e ir para o COTEL e, enfim, todas as polícias federal (há policial federal no COTEL), polícia rodoviária federal, agentes penitenciários (imaginem que situação infernal, quem ali estava para evitar fuga e desordem de reeducados vai, por força de uma decisão qualquer a se basear numa lei criada por eles(governantes) se juntar. Não sou policial, mas fui policial civil por três anos e meio, creio que, 83 a meados de 86. Tive uma detenção disciplinar de 30(trinta) dias e na época, agentes da polícia civil e agentes penitenciários cumpriam na rua da União, antiga sede do DOPS e DPPS e, em caso de exclusão, caso o policial estivesse a responder na esfera judicial teria o trâmite comum até a última possibilidade de provar sua inocência, mas nunca jogado numa penitenciária que não fora feita para ele. Vale salientar que nesta época havia sindicato dos policiais civis, cujo presidente era, salvo engano, era alguém chamado por Batista, quando então surgiu o candidato a presidente deste sindicato em chapa única claro o ora deputado estadual Sérgio Leite e, que passados mais de vinte anos nunca vi este pleito em pauta do citado deputado, por sinal sempre governista. Portanto, incluam nesta pauta não apenas o financeiro, mas algo que lhe dê uma segurança maior que a consciência de poder cumprir os ócios do ofício na certeza de que por um acaso qualquer o sistema maquiavélico não terá este poder de vingança ao colocar um policial militar, civil, federal, policiais rodoviários federais, agentes penitenciários e todos os demais servidores do judiciário, cujo ofício o obriga está frente a frente numa conjuntura e, que , também, por um deslize estejam obrigados a estarem frente a frente numa outra conjuntura diabólica que é o sistema carcerário nacional. Lutem por esta segurança, façam revogar esta lei sádica e nazista que estão a levar muitos cidadãos que estudam para servirem seu estado, país e, de repente se veem neste caldeirão infernal do atual sistema carcerário. Os bruxos e os "Hitlers" que o digam. Senhores policiais e servidores dos demais órgãos, orientem seus familiares e conhecidos a não votarem nestes sádicos do poder. Não se vendam por gratificações ou um fardamento diferenciado, pois este sistema diabólico é indiferente na hora de satisfazer seus desejos algozes. Não sigam o exemplos de nossos irmãos negros do nosso Brasil colônia, onde bastava-se tirar o escravo que estava a levar chibatadas e coloca-lo dentro de vestimentas diferenciadas e um chicote e ele fazia o mesmo. Se não faz visita a seus "ex colegas". Façam alguma coisa enquanto se pode. Não esqueça de colocar na pauta a revogação desta lei diabólica que coloca policiais civis e militares juntos aos que eles, por força do ofício foram obrigados a coloca-los à disposição da justiça e consequentemente neste barril de pólvora tão iminente a explodir quanto os movimentos sociais que ora vemos. Lutem!

    ResponderExcluir
  21. Quem não gosta da polícia é porque nunca fora assaltado, nunca precisou dela e/ou é uma mau caráter que anda aprontando e a teme, pois nunca vi policial nenhum quer seja militar, quer seja civil, federal, enfim, invadir uma residência para assaltar , estuprar e humilhar como fazem os marginais mais ousados ultimamente, pois já tive meu veículo tomado na porta de minha casa e com menos de quinze minutos após ter discado o 190 recebo uma ligação de uma patrulha da polícia militar me informando que localizara o carro que eu fosse busca-lo. Já tive minha casa invadida por uns "noiados" em crack que fizeram de reféns minha filha e meu genro, enquanto que eu e minha outra filha e uma netinha recém nascida estávamos trancados num quarto a esperar pelo desfecho.... bagunçaram, deram chutes na porta do quarto onde nos encontrávamos e também querendo a chave do carro, porém desistiram e levaram alguns objetos, menos mau, só não demoraram mais para conseguir realizar suas astúcias porque sabiam que a polícia militar estava a caminho e eles sabem que o 190 funciona como eles viram que uma de minhas filhas escapou não demorou muito foram sortudos naquele momento, pois uma guarnição da PMPE chegou rapidamente pegou as características dos marginais e saíram na captura deles. Creio que não demorou muito. Carrego um ditado comigo se falam mal de mim ou é inveja ou porque não gostam de mim, enquanto não gostarem tá bom, só não quero que tenham pena de mim, assim será uma mostra de que eu não estou bem. A salientar, não sou policial e, detesto mau caráter

    ResponderExcluir
  22. Quem não gosta da polícia é porque nunca fora assaltado, nunca precisou dela e/ou é uma mau caráter que anda aprontando e a teme, pois nunca vi policial nenhum quer seja militar, quer seja civil, federal, enfim, invadir uma residência para assaltar , estuprar e humilhar como fazem os marginais mais ousados ultimamente, pois já tive meu veículo tomado na porta de minha casa e com menos de quinze minutos após ter discado o 190 recebo uma ligação de uma patrulha da polícia militar me informando que localizara o carro que eu fosse busca-lo. Já tive minha casa invadida por uns "noiados" em crack que fizeram de reféns minha filha e meu genro, enquanto que eu e minha outra filha e uma netinha recém nascida estávamos trancados num quarto a esperar pelo desfecho.... bagunçaram, deram chutes na porta do quarto onde nos encontrávamos e também querendo a chave do carro, porém desistiram e levaram alguns objetos, menos mau, só não demoraram mais para conseguir realizar suas astúcias porque sabiam que a polícia militar estava a caminho e eles sabem que o 190 funciona como eles viram que uma de minhas filhas escapou não demorou muito foram sortudos naquele momento, pois uma guarnição da PMPE chegou rapidamente pegou as características dos marginais e saíram na captura deles. Creio que não demorou muito. Carrego um ditado comigo se falam mal de mim ou é inveja ou porque não gostam de mim, enquanto não gostarem tá bom, só não quero que tenham pena de mim, assim será uma mostra de que eu não estou bem. A salientar, não sou policial e, detesto mau caráter

    ResponderExcluir
  23. CADÊ A OPOSIÇÃO???????????

    CENTENAS DE POLICIAIS MILITARES PERNAMBUCANOS FORAM EXCLUÍDOS SEM TER DIREITO A UM DEVIDO PROCESSO LEGAL.

    Diga ao Governador Eduardo Campos que se faz necessário também respeitar o inciso I do § 2º do artigo 40 da Lei Estadual 11.817/2000 (que garante a qualquer tempo as revisões de punições contra policiais), para determinar a SDS imediatamente revisar, mediante pedido dos interessados, os atos administrativos ilegais que puniram, principalmente com demissões, centenas de policiais militares sem garantirem o direito a um devido processo legal...

    Depois de 5 anos, o seu governo nega esse direito, que é liquido e certo, alegando prescrição, onde só se consegue esse direito “de revisar o ato punitivo” quando o pedido de revisão chega ao STJ, depois de muita movimentação processual na justiça.

    Isso é uma tremenda vergonha!!!!!!!!!!!

    Diga ao Governador Eduardo Campos que abra mãos do decreto lei ditatorial 20.910/1932 (que fala de prescrição, e que são resquícios da ditadura), e que respeite a lei democrática estadual pernambucana, nº 11.817/2000 (que garante a qualquer tempo as revisões de punições contra policiais), para determinar imediatamente as revisões de centenas de atos administrativos ilegais que excluíram centenas de policiais militares sem garantirem o direito a um devido processo legal...

    Deve lembrar ao Governador Eduardo Campos que o Avô Dele, Miguel Arraes, foi vitima de ato ditatorial. Foi expulso do governo, preso e exilado...

    ResponderExcluir
  24. CADÊ A OPOSIÇÃO???????????

    CENTENAS DE POLICIAIS MILITARES PERNAMBUCANOS FORAM EXCLUÍDOS SEM TER DIREITO A UM DEVIDO PROCESSO LEGAL.

    Diga ao Governador Eduardo Campos que se faz necessário também respeitar o inciso I do § 2º do artigo 40 da Lei Estadual 11.817/2000 (que garante a qualquer tempo as revisões de punições contra policiais), para determinar a SDS imediatamente revisar, mediante pedido dos interessados, os atos administrativos ilegais que puniram, principalmente com demissões, centenas de policiais militares sem garantirem o direito a um devido processo legal...

    Depois de 5 anos, o seu governo nega esse direito, que é liquido e certo, alegando prescrição, onde só se consegue esse direito “de revisar o ato punitivo” quando o pedido de revisão chega ao STJ, depois de muita movimentação processual na justiça.

    Isso é uma tremenda vergonha!!!!!!!!!!!

    Diga ao Governador Eduardo Campos que abra mãos do decreto lei ditatorial 20.910/1932 (que fala de prescrição, e que são resquícios da ditadura), e que respeite a lei democrática estadual pernambucana, nº 11.817/2000 (que garante a qualquer tempo as revisões de punições contra policiais), para determinar imediatamente as revisões de centenas de atos administrativos ilegais que excluíram centenas de policiais militares sem garantirem o direito a um devido processo legal...

    Deve lembrar ao Governador Eduardo Campos que o Avô Dele, Miguel Arraes, foi vitima de ato ditatorial. Foi expulso do governo, preso e exilado...

    ResponderExcluir
  25. http://professorjoadirdasilva.blogspot.com.br/
    Trabalho nosso aqui na paraíba iniciado em 1999, estamos aguardando a publicação no diário oficial e a convocação do comando geral, quero fazer em outro Estado qualquer interesse nos mantenha contato prelo telef. 8387556726

    ResponderExcluir
  26. Muito bom esse blog, pois nos informa e faz acreditar que os nossos direitos serão , um dia com muita luta ouvidos!

    ResponderExcluir
  27. sou ex policial militar da turma 93, fui excluido em 98 por indisciplina e recorri em 2004 com dr.Bartholomeu.pude acompanhar o processo até segunda instancia onde o estado de PE negou por prescrição.pelo q sei nao existe prazo para recurso.só q DR. BARTHOLOMEU sumiu do mapa ,ninguem sabe onde é localizado seu escritorio atualmente e nemseu telefone. nao sei se há recurso nacional ,pois nao consigo encontrar nada na net. se alguem sabe me informar onde encontro esse adv por afavor me informe,preciso saber se ha recurso nos tribunais superiores.meu email é:nandolima14@outlook.comou fone 8186544458

    ResponderExcluir
  28. OK SE ALGUEM PUDER ME ORIENTAR AGRADEÇO O NUMERO DO PROCESSO EMSEGUNDA ESTANCIA ERA 219119-7

    ResponderExcluir

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.