Informação policial e Bombeiro Militar

terça-feira, 9 de agosto de 2011

RJ: corregedoria da PM vai fazer pente-fino no Bope


MARIA INEZ MAGALHÃES

A Corregedoria da Polícia Militar vai fazer uma espécie de pente-fino no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), a fim de identificar agentes que respondam a algum procedimento. Os que estiverem sob suspeita serão afastados da tropa até que o caso seja concluído.

A decisão foi tomada após a expulsão na sexta-feira do ex-cabo do Bope Mauro Lopes de Figueiredo. Há dois anos e meio, ele foi pego com uma arma de procedência ignorada ao fazer segurança particular em Minas Gerais. Na época, por três votos a zero, foi decidida sua permanência. Mas, após revisão do procedimento, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte, ordenou a sua expulsão.

Ela aconteceu após o ex-policial ser preso dia 19 pela Polícia Federal, sob acusação de desviar três mil projéteis da PM e vendê-los ao traficante de Itaboraí Paulo Victor Petronilho, o Gago. Segundo a PF, interceptação telefônica autorizada pela Justiça flagrou Lopes pedindo ao concunhado, Alceli Coelho da Silva Junior, que avisasse a Gago sobre operação policial. O carro de Lopes é citado nas investigações. Alceli está foragido.
Na última segunda-feira, o ex-cabo Lopes prestou depoimento à CPI das Armas da Assembleia Legislativa e negou as acusações. "Esse caso fortalece a linha da CPI de que está claro que o problema não se reduz ao controle de armamento das fronteiras", afirmou o presidente da CPI, deputado Marcelo Freixo (PSOL).

Do Ary Franco para a CPI

No mesmo dia em que foi expulso da PM, sexta-feira, Mauro Lopes de Figueiredo teve que deixar o Batalhão Especial Prisional - destinado apenas a PMs presos. O ex-cabo foi transferido para o presídio Ary Franco, em Água Santa, e conduzido na segunda-feira à CPI das Armas, sem algemas, por agentes da Secretaria de Administração Penitenciária.

Ele foi lotado no Bope por quase 10 anos. "Usava cinco carregadores para fuzil FAL. É impossível desviar munição do Bope, o quartel onde tem o armamento mais bem guardado que já visitei. O Bope é montado na honra. E a gente sempre sai com 15 a 20 homens. Um fiscaliza o outro", disse Lopes, que era auxiliar de instrução e dava aula de tiros

Fonte: O Dia http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5287067-EI5030,00-RJ+corregedoria+da+PM+vai+fazer+pentefino+no+Bope.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.