Informação policial e Bombeiro Militar

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pernambuco: SDS diz que está suspensa a convocação de soldados para o curso de cabos. Segundo a SDS a formação da atual turma de Cabos (composta por 396 homens) completa o número de claros existentes para as promoções. A ACS esteve reunida com o Secretário e ouviu de lá que 777 homens e mulheres serão convocados para o curso de sargentos dividido em três turmas faltando apenas definir se serão 70% “na caneta” e 30% por antiguidade ou 50% “na caneta” e 50% “na antiguidade”. Os cursos deverão ter a duração de três meses, começando uma turma em outubro, outra em fevereiro e outra em maio.

Finalmente aconteceu a tão esperada retomada das negociações com o Governo do Estado. Na tarde desta sexta-feira (19/08), uma comitiva da Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS – PE) foi recebida pelo secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, e o assessor Major Geová Barros. A ACS – PE foi a única entidade a participar da reunião.

O coordenador da ACS – PE, Renílson Bezerra, ressaltou a importância do novo encontro. “Não podemos parar. Além do salário, há diversos pleitos da tropa que estão pendentes e que precisamos continuar lutando para garanti-los tais como: cursos de cabos e de sargentos, etapa de alimentação dos bombeiros, transferência dos quartéis e carga horária de trabalho”, explica Renílson.

Curso de Cabos

Renilson Bezerra repassou a expectativa da tropa quanto novas convocações para curso de Cabos. Segundo o Major Geová, a formação da atual turma de Cabos (composta por 396 homens) completa o número de claros existentes mas as promoções não vão parar. Á medida que forem sendo promovidos os sargentos haverá também novas turmas de cabos. A ACS – PE estará cobrando as promoções uma vez que apenas esse ano mais de 300 cabos vão para a reserva.

Curso de Sargentos

Atualmente, estão em formação 157 futuros sargentos e existem mais de 1300 claros. Serão convocados 777 homens e mulheres para novas turmas. Falta ainda definir se serão 70% “na caneta” e 30% por antiguidade ou 50% “na caneta” e 50% “na antiguidade”. Os cursos deverão ter a duração de três meses, começando uma turma em outubro, outra em fevereiro e outra em maio.

Duração dos Cursos

Renílson Bezerra ressaltou a necessidade de descentralização dos cursos, bem como a diminuição da carga horária. Segundo o secretário Wilson Damázio, novos formatos já estão sendo implantados. A idéia é investir em disciplinas EAD (Ensino a Distância) para diminuir a carga horária de aulas presenciais e agilizar os cursos.

Etapa de Alimentação do Bombeiro

Mais uma vez, Renílson cobrou a implantação da etapa de alimentação para todos os bombeiros. “É injusto que uma parte já receba e outra não”, questionou ele ao secretário que mais uma vez prometeu um estudo sobre o assunto.

Decreto sobre transferências

Renílson repassou o transtorno causado pelo decreto que “burocratiza” a transferência de policiais e bombeiros militares para outras unidades. O secretário Wilson Damázio disse que pretende implantar sistema semelhante ao da Polícia Federal, através do qual o policial escolhe três possíveis regiões onde poderá atuar.

Nova Carga Horária de Trabalho

A nova carga horária de trabalho também foi assunto da reunião. Renílson alertou quanto aos abusos cometidos quanto as escalas, principalmente para quem tira PJES. O secretário Wilson Damázio garantiu que é inadmissível. O policial deverá cumprir apenas carga horária de 40 horas semanais e mais o PJES. Nada além disso.

Guarda Patrimonial

O aumento da gratificação paga a Guarda Patrimonial também foi tema abordado por Renílson Bezerra. “Houve o congelamento da gratificação e os inativos não recebem aumento há oito anos”, questiona Renilson.

Por: Paula Costa | Jornalista


Fonte: ACS PE http://www.acspe.com.br/v1/paginas/noticias_ver.php?codigo=000972

3 comentários:

  1. Noticia boa para quem ta na espera pra ir pro CFS.
    Agora é treinar para o TAF.
    A única duvida é se todos os suplentes(aprovados) que estão na reserva vão fazer o TAF agora ou vai fazer só aqueles que irão pra 1ª turma de outubro, na duvida treinem e façam os exames medicos.

    ResponderExcluir
  2. vamos colocar as promoções na justiça já, a policia militar mudou o critério de avaliação não percam essa oportunidade, eles erraram e nós não podemos pagar pelo erro deles que tirou nota 5 em diante recomendasse colocar na justiça deixa o stf julgar

    ResponderExcluir
  3. Em outras palavras,muitos reprovados querem emburacar no CFS de todo jeito devido a dúvida deixada no edital. será que cola? vai depender de muita sorte de quem impetrou,portanto,boa sorte a vocês!!!

    ResponderExcluir

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.