Informação policial e Bombeiro Militar

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Oficiais dizem daqui não saio daqui ninguém me tira, só a lei detefon me tira daqui!

PAINEL POLÍTICO 

Crise entre oficiais da PM se agrava e começa a refletir nas ruas 

Por Alan Alex

Abrindo
É natural que toda transição de poder seja seguida da troca de comando. Isso ocorre em praticamente todos os governos. Mas em Rondônia, mais precisamente no comando da Polícia Militar, a coisa não tem funcionado desta forma. Um grupo de oficiais que já cumpriu seu tempo de serviço, incluindo cargos de comando, insiste em permanecer na tropa, atrapalhando neste caso a ascensão de novos oficiais. Para se ter uma idéia, o sub-comandante do 5º Batalhão é o major Shalon, que era ajudante de ordens do ex-governador Ivo Cassol.
Ex-comandantes
Quem assume o Comando Geral, normalmente ao deixar a função se aposenta. Mas o ex-comandante Geral, Coronel Clademir Faller continua na corporação. Ele foi sucedido pela ex-comandante Geral Angelina, primeira mulher a exercer a função, que também continua na PM. Além desses temos os coronéis Edílson,Antônio Carlos Tomazzoni, Amoan Garret e Cesar Figueiredo.
Claro
Que eles são policiais que cumprem seu dever de forma zelosa. A questão é meramente política. Todos já poderiam estar na reserva, o que permitiria a promoção de oficiais mais novos. Essa situação vem criando um clima desconfortável junto à corporação. E isso começa a se refletir nas ruas. Uma espécie de “greve” vem ocorrendo. Poucas viaturas estão circulando e os praças (soldados) sentem o clima de rebeldia. E em um ambiente militar, esse clima é perigoso. Para se ter uma idéia, em maio deste ano, o coronel Clademir Faller determinou a prisão de quatro policiais militares que se negaram a continuar em serviço, após tirarem seus plantões em plena greve da PM. Os próprios companheiros de farda impediram a prisão e o oficial teve que recuar da decisão. Pegou muito mal para ele.
Cautela
E o governador Confúcio Moura observa essa situação de longe e anda pensando em uma solução para o impasse. O governo não pode obrigar ninguém a se aposentar, mas pode interceder politicamente, abrindo um diálogo e tentando resolver a situação da melhor maneira possível. O importante é ter cautela, para que um problema de ordem interna não se agrave e passe a prejudicar ainda mais a população. Sem contar que uma tropa sem comando é uma tropa complicada.
Greve
E os agentes penitenciários que no último fim de semana haviam anunciado a intenção de deflagrar uma greve, desistiram do intento. Confúcio nomeou como negociadores Jair Montes e Herbert Lins (ambos lotados na Casa Civil), que junto com secretários e representantes dos agentes, conseguiram interromper o movimento grevista. Em reunião que durou cerca de quatro horas na última terça-feira, ficou acertado que o governo irá criar uma comissão para elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Sejus. A comissão será composta, além de representantes do governo, por sindicalistas e terá um prazo de 30 dias para fechar os trabalhos e encaminhar o projeto para a Assembleia Legislativa.
Experiência
O resultado do trabalho de Montes e Linz agradou Confúcio, que já anda pensando em mandar a dupla abrir uma conversa com os oficiais da Polícia Militar para tentar resolver o impasse.
Em Vilhena
Herbert Lis, para quem não sabe, é presidente do PHS, legenda que abrigava Melki Donadon em Vilhena. Pela cidade anda correndo uma piada. Segundo os vilhenenses, o missionário R.R. Soares teria, no culto realizado na cidade há cerca de duas semanas, “exorcizado” algumas pessoas, entre elas Herbert Lins, que estava na cidade. Com o exorcismo, o “encosto” chamado Melki Donadon teria sido expulso. Dizem isso porque dias depois Melki pediu desfiliação do PHS.
Bombeiros
Já que o assunto são os militares, os bombeiros que haviam ingressado no curso de formação por uma “forcinha” do comandante, ingressaram com um Agravo de Instrumento no Tribunal de Justiça alegando, entre outras coisas, que “não houve qualquer favorecimento de natureza pessoal no ingresso na turma de 2011 e que a portaria suspensa pela decisão agravada mencionava que a matrícula de ambos seria feita de forma extraordinária, até que haja definição na ação judicial proposta”.
Lógico
Que o desembargador Renato Mimessi, relator do processo não acatou este nem os outros argumentos dos bombeiros e destacou que “ a ação ajuizada pela Associação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado veio carreada de farta documentação, inclusive com várias matérias divulgadas na mídia, criticando a conduta do Comandante dos Bombeiros, que teria atropelado o edital para matricular e beneficiar amigos no concurso de sargento”.
Explicando
“Agravo de instrumento é o recurso interponível, em regra, contra decisões interlocutórias. Só caberá agravo de instrumento, "quando se tratar de decisão susceptível de causar à parte lesão grave e de difícil reparação, bem como nos casos de inadmissão da apelação e nos relativos aos efeitos em que a apelação é recebida”.
Decisão
Com essa sentença, os bombeiros que não são cabos e não possuem cinco anos de serviços prestados na Corporação e são apenas “amigos” do comandante ficam fora do curso e continuam apenas como soldados. Com um agravante, agora todo mundo está de olho neles.
Abandono
No estacionamento da Secretaria de Turismo, administrada (?) por Júlio Olivar, que também é secretário de Educação (?), apodrece uma camionete Toyota Hilux, placas NBX -0661, cedido pelo Governo Federal à Superintendência de Turismo de Rondônia através do convênio 2000C80096/SCA/MMA, que já apresenta pontos de ferrugem pela exposição as intempéries, além de pneu furado. Como a secretaria está entregue às moscas, porque Olivar não dá conta nem de uma nem de outra, o veículo possivelmente vire sucata. E a vida segue.
Reunião
Falando em Júlio Olivar sua assessoria distribuiu nota à imprensa alegando que ele participou de uma reunião na Assembleia Legislativa com os 24 deputados. Em sua nota o secretário alega que “imperou o bom senso e a cordialidade entre o Executivo e Legislativo”. Mas não foi bem assim. Ele omitiu a parte em que foi cobrado pelos deputados Jesualdo Pires, Epifânia Barbosa e até o Lebrão sobre algumas questões relacionadas ao seu comportamento e ações da Seduc. Jesualdo, por exemplo, chegou a falar para o secretário “parar de ter medo de deputados”, porque o trabalho de parlamentar é exatamente esse, o de cobrar ações efetivas.
Outra
De Ji-Paraná chega a informação que servidores comissionados da Seduc, que seriam supostamente apadrinhados de Olivar, estariam utilizando a plataforma Paulo Freire, um sistema de capacitação de professores e profissionais de educação, em detrimento de servidores efetivos. A denúncia é grave, pois segundo informações os comissionados estariam usando documentos falsos para preencher os formulários.
Em alerta
A Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) informou nesta quarta-feira, 31, que recentemente foi identificado um foco do vírus H5N1 de gripe aviária, batizado como 2.3.2.1 e, embora não tenha sido considerado motivo de alerta, recomendou aumentar a vigilância. A organização explicou que o tipo 2.3.2.1. faz parte das mutações que se produzem dentro da evolução natural do vírus, recomendou manter uma vigilância constante sobre as populações de aves e pediu aos serviços veterinários nacionais que informem rapidamente sobre qualquer doença incomum que detectem. Informou também que, da mesma forma que as vacinas contra a gripe em humanos, as dirigidas ao meio animal devem ser revisadas a cada ano com o intuito de garantir que estejam combatendo de maneira eficaz os vírus.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.com – painelpolitico@hotmail.com – http://www.painelpolitico.com/ - @painelpolitico – telefone9248-8911.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.