Informação policial e Bombeiro Militar

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Que reforço hein!

Polícia de São Paulo ganha reforço de tablets, GPS e câmeras nos carros

Polícia de São Paulo ganha reforço de tablets, GPS e câmeras nos carros
Os tablets foram instalados em 3 mil viaturas e contam com ferramentas, como um GPS que facilita a chegada aos endereços das ocorrências.



Computador de bordo, GPS integrado, câmeras com visão 360°. Não é um carro de luxo, não. São os novos carros das polícias pelo Brasil. Tecnologia que precisa ser bem usada e que sem uma pessoa treinada para usá-la não traz qualquer benefício.

Então, como explica quem analisa a segurança pública, é importante investir nas duas áreas: no equipamento e no policial.

Os tablets foram instalados em três mil viaturas na capital e na região metropolitana de São Paulo. O equipamento conta com várias ferramentas, como um GPS que facilita a chegada dos policiais militares aos endereços das ocorrências.

Além disso, a comunicação com a central é feita por uma rede própria de dados, semelhante à internet, o que diminui o contato via rádio e aumenta a produtividade dos controladores. Também é possível monitorar a localização de cada viatura.

Outra vantagem do sistema é o acesso rápido as informações. Com os dados de uma placa, por exemplo, o policial consegue descobrir se o veículo tem multas, se está com o licenciamento atrasado ou até se foi roubado.

As viaturas também passaram a receber quatro câmeras que ficam na parte de cima dos veículos. Elas giram em um angulo de 360°. Pelo retrovisor central, o policial acompanha as imagens.

“Nossa expectativa é aumentar em 50% a capacidade de o policial reagir em operações e eventos daquela natureza, ou seja, chegar mais rápido 50% das vezes e aliviar a rede de comunicação, aumentando a capacidade do despachador em coordenar 50% a mais de viaturas na rua pelo mesmo operador. Ou seja, nossa expectativa é que a gente aumente a eficiência geral do sistema em 50%”, afirma o coronel Alfredo Deak Júnior, da Polícia Militar.

Investir em tecnologia de combate ao crime tem sido uma tendência em boa parte do país. Em Belo Horizonte, o grupo de operações especiais equipou 13 viaturas com computadores portáteis e GPS.

A Guarda Municipal e os policiais militares do Rio de Janeiro aplicam multas de trânsito usando palmtops, aparelhos que enviam informações diretamente a uma central. A maioria das viaturas também utiliza GPS. Câmeras que acompanham o movimento dentro e fora da viatura também estão sendo utilizadas em Fortaleza, além de computadores portáteis.

Renato Sérgio de Lima, secretário-executivo do Fórum Brasileiro de Segurança, diz que os investimentos são necessários e bem-vindos, mas eles não podem ficar restritos à compra de equipamentos.

“A tecnologia não pode ser tomada como a salvação da pátria. Ela, na verdade, precisa ser vista com um instrumento de apoio à atividade policial. Ou seja, o policial precisa ter à sua disposição a tecnologia mais adequada e, para isso, ele precisa estar devidamente treinado e capacitado a usá-la. Trabalhar tecnologia, polícia e recursos humanos de forma integrada”, defende Renato Sérgio de Lima.

Todos os carros de polícia da capital paulista devem receber os tablets até o fim do ano. A polícia militar também promete comprar óculos que permitem ver à noite. Já a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo tentou usar os palmtops para aplicar multas, mas não deu certo porque a conexão falhava com frequência.

Fonte: Jornal de Floripa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.