Informação policial e Bombeiro Militar

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Juiz de direito é flagrado tentando extorquir prefeita

O juiz José William Veloso, titular da Comarca de Campo Maior, foi flagrado na manhã desta terça-feira (18) tentando extorquir a prefeita de Nossa Senhora do Nazaré, Lucienne Maria da Silva Lopes. O magistrado pediu dinheiro em troca de uma sentença favorável à prefeitura.

A gestora denunciou o caso ao Ministério Público Estadual, que, com apoio da Polícia Federal e do Tribunal de Justiça do Estado, montou o flagrante. De acordo com a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí, o juiz foi filmado praticando o crime.

Apesar do flagrante, José William não foi preso. Magistrados são beneficiados por prerrogativas especiais e só podem ser detidos “por ordem escrita do Tribunal ou do Órgão Especial competente para o julgamento” ou “em flagrante de crime inafiançável”.

O promotor Cláudio Barros e o juiz corregedor Luís Henrique Moreira Rêgo acompanharam todo o procedimento. Eles formalizarão a denúncia no Tribunal de Justiça ainda nesta terça. Ainda esperando maiores informações sobre o caso, o desembargador Edvaldo Moura, presidente do TJ, disse apenas que as acusações não “graves”.

O juiz José William deverá responder a um processo administrativo no âmbito do TJ, que pode punir o magistrado com aposentadoria compulsória.


portal az
Matéria vinculada.

PI: juiz é afastado após ser gravado em tentativa de extorsão.


Yala Sena

Direto de Teresina
 
O Tribunal de Justiça do Piauí afastou nessa quinta-feira o juiz de direito da comarca de Campo Maior (a 78 km de Teresina), acusado de extorsão contra uma prefeita piauiense. Na denúncia, a prefeita de Nossa Senhora do Nazaré (interior do Estado), Lucienne Maria da Silva Lopes, acusa o juiz José William Veloso Vale de lhe propor facilitar sentenças em troca de R$ 1 mil.

O flagrante foi organizado pela própria prefeita com apoio do Ministério Público e Corregedoria de Justiça. Segundo o Tribunal, a prefeita, com o auxilio da Polícia Federal, gravou dentro do Fórum de Campo Maior o juiz recebendo o dinheiro. As cédulas já estavam marcadas e, após a prefeita entregar os R$ 1 mil, a polícia entrou na sala e pediu para que o juiz retirasse todas as cédulas dos bolsos. Segundo a polícia, o juiz questionou, mas entregou o dinheiro, que eram os mesmos fotografados pela prefeita.

O presidente do TJ-PI, desembargador Edvaldo Moura, disse que o crime foi considerado pela polícia como afiançável e, por isso, o juiz não foi preso em flagrante.

Edvaldo Moura convocou entrevista coletiva e anunciou o afastamento do juiz e abertura de processos criminal e administrativo contra o magistrado. Ele vai responder por crime de enriquecimento ilícito e corrupção passiva. "A corte recebeu com muita tristeza e choque com essa denúncia, mas se houver necessidade de prisão, será feita pelo desembargador relator", disse.

Polícia Federal

Nessa quinta-feira, a prefeita foi convocada para prestar depoimento na sede da PF em Teresina. Lá, ela entregou áudios e vídeos da denúncia contra o juiz. A corregedora do TJ-PI, Eulália Maria Ribeiro, informou que três juízes foram afastados este ano acusados de corrupção. Ela disse que é a primeira vez que o Tribunal recebe caso gravado por prefeita contra um magistrado.

A equipe do Terra tentou falar com o juiz, mas ele não foi localizado em Campo Maior ou no telefone particular.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.