Informação policial e Bombeiro Militar

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Poderá ser no Recife

Campus no Recife será definida em reunião na próxima semana

A Campus Party 2012 em São Paulo reuniu mais de 7 mil pessoas no pavilhão do Anhembi Parque. Foto: AFP
A Campus Party 2012 em São Paulo reuniu mais de 7 mil pessoas no pavilhão do Anhembi Parque
Foto: AFP

Rafael Maia

 

A realização de uma edição da Campus Party - o maior evento geek do planeta - no Recife, em Pernambuco, está a uma reunião de se tornar realidade. Segundo o secretário da Casa Civil do Estado, Tadeu Alencar, em entrevista ao Terra, um encontro entre os representantes do governo de Pernambuco, do Recife e a Futura Networks - organizadora e realizadora da Campus - acontecerá na próxima semana. "Nós temos o sentimento e o desejo de que tudo se concretize", disse. O encontro deverá definir detalhes que devem marcar a realização para julho deste ano.

As negociações para a Campus Party Recife - a primeira em território brasileiro fora de São Paulo, que recebe o evento há cinco edições - começaram no final de 2011. "Membros do CGI (Comitê Gestor da Internet) de Pernambuco conversaram com Mario Teza diretor da Campus Party Brasil, que mostrou o interesse em realizar o evento em Recife", disse, salietando a vocação para a tecnologia da capital e o provável local, o Centro de Convenções de Pernambuco, que fica na fronteira da cidade com Olinda.

Recife é a cidade em que se situa o Porto Digital, o maior polo tecnológico do Brasil reconhecido pela empresa de consultoria A.T. Kearney. Além disso, a cidade abriga o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.), um instituto de pesquisas e incubadora de novos empreendimentos nascido na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A cidade conta ainda, segundo o secretário, com uma forte política de inclusão digital e de distribuição de tablets em colégios do município.
De acordo com Alencar, que reforçou que o momento ainda é de tratativas, ainda falta discutir pragmaticamente as condições de local, transporte, investimento e a dimensão do evento no que se refere ao número de participantes e ao espaço físico. Tudo o que se sabe até o momento é que a Campus Recife deverá ser menor que a edição de São Paulo, que, em 2012, abrigou mais de 7 mil campuseiros no Anhembi Parque.

O modelo seguido, ainda assim, seria o paulista. Para isso, representantes da Telefônica|Vivo, Paco Ragageles, cofundador do evento, e o secretário estiveram presentes em São Paulo, neste ano, para o reconhecimento do local e da forma como a Campus se divide internamente. "Andei pelo acampamento e, além do que já conhecíamos de leitura, ratificamos a impressão que já tínhamos e a certeza de que o nosso governo tem todo o interesse no evento", falou.

Questionado sobre o tempo para a realização - que deve acontecer em julho de 2012 - Alencar se mostrou tranquilo e não acredita que haja problema, uma vez que a Futura tem uma estrutura organizacional pronta e a logística necessária para a montagem do pavilhão no Recife. "Não vejo nenhum problema que possa dificultar a vinda (da Campus) para cá. Queremos um evento de qualidade com tanto êxito como em qualquer outro lugar do mundo", declarou.

Reafirmando a tecnologia como um importante instrumento pedagógico e de inclusão social, Alencar deixou claro que, do que depender do governo, Recife entrará definitivamente no eixo das cidades do mundo que recebem a Campus Party. Como a Futura também expressa o desejo de levar o maior evento nerd do planeta para o Nordeste, a formalização da Campus Recife deve acontecer nos próximos dias. De sua parte, a organização da Campus limitou-se a dizer que "gostaríamos muito de ter uma Campus em Pernambuco e estamos trabalhando para isso, mas não temos nada fechado ainda".

Fonte: Terra

A Campus Party Brasil é o principal acontecimento tecnológico realizado anualmente no Brasil. Nele são tratados os mais diversos temas relacionados à Internet, reunindo um grande número de comunidades e usuários da rede mundial de computadores envolvidos com tecnologia e cultura digital. Todas as edições já realizadas ocorreram na cidade de São Paulo, com a estréia tendo acontecido no ano de 2008.

A Campus Party surgiu na Espanha, onde foi realizado o primeiro dos eventos em 1997, posteriormente estendendo-se a outros países como Brasil, Colômbia e México. Hoje é considerado um dos maiores eventos de inovação, ciência, criatividade e entretenimento digital de todo o mundo, tendo reunido milhares de cidadãos de todos os cantos do mundo em um único espaço. Para 2011, estão previstas a realização de novas edições em países como Venezuela, Equador, Chile e Estados Unidos.

Fonte: wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.