Informação policial e Bombeiro Militar

terça-feira, 17 de julho de 2012

Paraense não confia na Polícia Militar


Avaliação

Pesquisa vai na contramão do que diz instituição: hoje o PM é mais humano

DILSON PIMENTEL

Da Redação

Em maio deste  ano, a Organização das Nações Unidas recomendou a extinção da Polícia Militar no Brasil, por causa da violação dos direitos humanos. Agora, uma pesquisa aponta que a população da Região Norte é a que menos confia na instituição. Mas o comando da Polícia Militar do Pará tem uma avaliação bem diferente sobre essas análises. "O policial militar paraense é mais humano, técnico, politizado e educador", garante o diretor de Ensino e Instrução da PM, coronel Marco Antônio Machado. "Hoje, temos um policial mais voltado para o respeito aos direitos humanos", completa.

Nesse cargo desde janeiro passado, o coronel Machado diz que a maioria dos atendimentos feitos atualmente pelos policiais militares é resolvido no próprio local da ocorrência. E, surge, aí o papel do militar como educador. "É o policial chamando a atenção da mãe que não cuida direito do filho. Ou do cidadão que joga papel no chão. Ou, então, é o policial carregando uma criança perdida, indo de porta em porta (para encontrar seus responsáveis). Ele se sensibiliza (com essa situação) porque tem filhos", afirma.

O oficial também diz que há muito tempo também não há casos de policiais militares envolvidos em agressões dentro de um estádio de futebol. Um exemplo na mudança de perfil da conduta da Polícia Militar pode ser resumida em dois episódios. Um deles ficou conhecido como o massacre de Eldorado de Carajás, quando 19 trabalhadores rurais foram mortos por policiais militares, durante a desobstrução de uma rodovia estadual, em 1996. O segundo acontecimento ocorreu há poucos dias.

Fonte: o liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.