Informação policial e Bombeiro Militar

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Paraná copia o Rio de Janeiro e instalar mais UPSs

Polícia ocupa a CIC e implanta mais quatro Unidades Paraná Seguro
UPSs serão instaladas nas vilas Sabará, Verde, Nossa Senhora da Luz e Caiuá. Até o fim do ano serão dez em Curitiba

18/07/12

Desde as 7 horas de ontem a polícia tomou conta dos bairros da CIC: região terá um Batalhão da PM (foto: Valquir Aureliano)


Cerca de 1.300 agentes de segurança pública ocuparam, ontem, diversas áreas da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), o maior bairro da capital paranaense (43 quilômetros quadrados — 10% da área total da cidade), para dar início à implantação de quatro Unidades Paraná Seguro (UPS) na região. As novas unidades serão instaladas nas vilas Sabará, Verde, Nossa Senhora da Luz e Caiuá.
A CIC concentra 17% dos homicídios da capital e 9% da população curitibana. São cerca de 170 mil moradores nas diversas vilas que formam o bairro. O projeto do Governo do Estado é reforçar as ações de policiamento comunitário e assegurar acesso dos moradores da região a serviços e equipamentos públicos, em parceria com a prefeitura do município. Antes, foram implantadas as UPSs no Uberaba e no Parolin.


Para dar início à instalação das novas UPS foi realizada uma megaoperação policial a partir das 7 horas da manhã, com abordagens, ronda e bloqueio das ruas do bairro. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão. Participam da ação a Polícia Militar, Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) da Polícia Civil e Guarda Municipal de Curitiba.
“A entrada das UPS na Cidade Industrial de Curitiba hoje é um divisor de águas. O ingresso das forças de segurança em caráter permanente vai representar um novo momento para o bairro”, afirma o secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar.


Segundo o secretário, a CIC vai contar com um Batalhão de Polícia Militar exclusivo para o bairro, em razão da grande extensão territorial e alta densidade populacional. “A presença do policial é em favor da população”, disse. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Bondaruk disse que o 23º Batalhão foi criado, por decreto do governador Beto Richa, e deve começar a funcionar nas próximas semanas.
“Aqui moram pessoas de bem, trabalhadores, que estão acuados, com sentimento de medo com os elevados índices de criminalidade, pela presença do tráfico de drogas na região, furtos e roubos que acabam se projetando em outras regiões”, completa Almeida Cesar.
O início da implantação das UPS ocorreu em março deste ano, com a primeira unidade no bairro Uberaba, em Curitiba. Em maio, foi a vez do bairro Parolin, receber uma base. Nos dois casos, os índices de criminalidade tiveram queda expressiva, com redução de homicídios, crimes contra o patrimônio e tráfico de drogas.

Fonte: bem Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.