Informação policial e Bombeiro Militar

terça-feira, 31 de julho de 2012

Pernambuco: peritos ameaçam aderir a paralização dos Policiais Civis de Pernambuco.

Peritos ameaçam parar, diz Sinpol-PE


Profissionais do Expresso Cidadão estariam recebendo pressão de superiores


Diego Mendes

GabiVitória
ONTEM, com serviço reduzido no Cordeiro, apenas 60 fichas foram distribuídas

Se ontem a população encontrou dificuldade para solicitar carteira de identidade e certidões de antecedentes criminais nos postos do Expresso Cidadão dos bairros do Cordeiro, Boa Vista e Afogados, todos no Recife, e no de Peixinhos, em Olinda, hoje a situação deve ser pior. Isso porque, segundo o Sindicado dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), os peritos papiloscopistas que ocupam o posto de supervisores nessas unidades teriam entregue seus cargos. Eles alegam que estão sendo pressionados pelos superiores por terem aderido à mobilização. Sem esses profissionais, responsáveis pela coleta das impressões digitais, o trabalho torna-se impossível.

A greve dos policiais civis entrou na segunda semana e o Sinpol-PE mantém a determinação de que só os flagrantes devem ser feitos, mesmo assim, apenas nas delegacias de Casa Caiada, em Olinda, Prazeres, em Jaboatão, da Várzea, na Zona Oeste do Recife. As outras funções da corporação, como preenchimento de Boletim de Ocorrência (BO), investigação, ouvida de testemunhas, entre outras, não estão sendo feitas. “Até o momento, tivemos uma queda de 75% na confecção de BOs. Em dias normais costumam ser feitos cerca de 1,6 mil boletins. Mas, durante a mobilização, estão confeccionando, em média, 400”, disse o presidente da entidade, Cláudio Marinho.

Na última terça-feira, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decretou que a paralisação dos servidores da Polícia Civil é ilegal. Por conta disso, o Estado cortou o ponto dos profissionais que aderiram ao movimento. No entanto, alguns policiais reclamam que mesmo cumprindo a carga horária sofreram cortes no salário. “No domingo, quando verifiquei meu contracheque no Portal do Servidor, percebi um desconto de R$ 240, referente a duas faltas no serviço. Porém, nesses dias descontados trabalhei e até assinei procedimentos”, relatou um escrivão da Delegacia Seccional de Paulista, sem revelar o nome.

Por conta desses descontos, alguns policiais se reuniram, ontem, no pátio do Complexo Policial de Paulista, e decidiram que todos os profissionais lotados naquela seccional vão cruzar os braços. “Se os delegados quiserem, podem fazer os procedimentos, mas os demais policiais, a partir de amanhã (hoje), devem ir bater o ponto no Sinpol-PE”, disse Cláudio Marinho.

De acordo com a assessoria de Imprensa da Polícia Civil, a comunicação das faltas dos servidores é feita pelos gestores das unidades. Sobre a entrega dos cargos dos peritos papiloscopistas que atuam nas unidades do Expresso Cidadão, o gestor do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), Jandir Carneiro Leão, garantiu não ter recebido nenhum comunicado oficial dessa decisão até o fim do expediente de ontem. “Amanhã (hoje), o funcionamento do Expresso Cidadão vai ser normalmente”, garantiu. Durante esse período de greve, a população pode prestar queixa de roubo de documentos, por exemplo, através da Delegacia Interativa (www.pc.pe.gov.br).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.