Rio - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) ordenou a reintegração de uma enfermeira que havia sido demitida em abril pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado (HSE) sob alegação de acúmulo ilícito de cargos públicos. A ação é resultado de mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (Sindenfrj).

A servidora Roberta Alexandra Bernardes da Silva já foi reintegrada aos quadros e declarou que a decisão do STJ é uma vitória não apenas dela, mas de todos os funcionários públicos que passam, atualmente, pela mesma situação: “Esse é um momento para festejar, já que conseguimos uma grande vitória para os enfermeiros e para todos os servidores federais”.

A servidora Roberta (à esquerda) já retornou aos quadros do HSE | Foto: Divulgação
A servidora Roberta (à esquerda) já retornou aos quadros do HSE | Foto: Divulgação
 
A presidenta do sindicato, Mônica Armada, declarou que o direito a ter mais de um vínculo é garantido pela Constituição Federal. Ela espera que, após a decisão do STJ favorável a Roberta Silva, “as perseguições e ameaças aos trabalhadores cessem”.

Ela argumentou que as ações do governo federal põem em risco a qualidade do atendimento à população nos hospitais, nos quais é preciso ter profissionais mais experientes, e completou que já não há enfermeiros no número necessário nas unidades.

Para Mônica, os servidores com duas matrículas costumam ser perseguidos pelas pastas porque o governo quer evitar a futura concessão de duas aposentadorias: “Ao usar o argumento de acumulação ilícita, o Ministério do Planejamento está pensando apenas na redução de caixa”.

Fonte: STJ e o Dia