A fiscalização da Lei Seca será reforçada em todas as regiões do estado de Pernambuco, a partir desta quarta-feira (31). Zona da Mata, Agreste e Sertão se juntam agora ao Grande Recife e passam a contar com blitze diárias para coibir motoristas que misturam bebida e direção. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), cada uma das regiões recebe mais duas equipes de fiscalização, que farão bloqueios diários.

Inicialmente colocado em prática em datas comemorativas do estado, o projeto de interiorização da Lei Seca passa a ser fixo. “As operações serão permanentes e serão reforçadas no calendário turístico de Pernambuco. Agora, a Lei Seca é para todo o território [...] O grande objetivo não é punir, mas salvar vidas”, comentou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Figueira.

A decisão de levar as blitze ao interior do estado veio dos bons resultados registrados na Região Metropolitana. No primeiro semestre de 2012, a redução de óbitos no Grande Recife foi de 40%. No interior, a redução foi de apenas 19%. “O trabalho é itinerante, mas será concentrado nas cidades com maior população e com taxas mais altas de acidentes”, explicou Figueira. Em número total de acidentes, o primeiro lugar fica com a cidade de Petrolina. A maior taxa de mortalidade é em Araripina, ambas no Sertão.

As equipes serão formadas por 11 profissionais, sendo quatro policiais militares, três funcionários do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e quatro da Secretaria Estadual de Saúde. A estrutura conta com vans informatizadas, guinchos, motos e viaturas.

Para ler mais notícias do G1 Pernambuco , clique em g1.globo.com/pernambuco . Siga também o G1 Pernambuco no Twitter e porRSS .