Informação policial e Bombeiro Militar

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PMPE: COMANDANTE GERAL RECOMENDA "DETERMINA", EM VIRTUDE DE VÁRIOS ACIDENTES ENVOLVENDO VIATURAS DA PMPE EM SERVIÇO OPERACIONAL OU NÃO O USO OBRIGATÓRIO DO CINTO DE SEGURANÇA, O NÃO USO DO CELULAR PELO MOTORISTA QUANDO ESTIVER DIRIGINDO ENTRE OUTRAS RECOMENDAÇÕES!



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Diante dos seguidos acidentes de trânsito que têm ocorrido nos últimos meses, vitimando integrantes da corporação, e em alguns casos também civis, este Comando Geral ressalta a todos os demais comandantes, diretores e chefes da PMPE os aspectos centrais que compuseram a proclamação da “Década da Ação para a Segurança Rodoviária”, fruto de um esforço concentrado de diversos países em prol da redução de acidentes de trânsito, a partir de uma série de constatações relacionadas à dimensão do problema.
Dentre tais análises, foram considerados os relatórios produzidos pela Organização Mundial da Saúde e do Banco Mundial, nos quais constatou-se que ferimentos e mortes decorrentes dos acidentes de trânsito são alguns dos principais problemas de saúde pública no mundo, que matam mais de 1,2 milhão de pessoas e ferem ou incapacitam mais de 50 milhões todos os anos. No Brasil, por exemplo, em 2010, 40.610 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito, de acordo com dados do Ministério da Saúde, sendo que em 1999, as vítimas não chegavam a 30 mil.
Sabe-se que dirigir é um ato que envolve uma relevante carga emocional e cognitiva, precisando o motorista atender e depreender vários estímulos que estão em seu ambiente interno e externo, sendo seguido de um comportamento de múltiplas tarefas, que vão desde o recebimento da informação, com o respectivo processamento, até a tomada de decisão. As atividades motoras e os aspectos emocionais, e aí se incluem a ansiedade, impulsividade e agressividade, fazem de tais características parte do perfil de personalidade. Nesse sentido, constatamos uma clara necessidade de atenção diferenciada com relação aos aspectos do trabalho policial militar, uma vez que todas essas variantes trazem para a nossa atividade um estresse muito maior, haja vista que para dirigir uma viatura, o policial militar necessita ter um controle bastante equilibrado de todas as suas emoções.
Desse modo, considerando que as Polícias Militares são integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, e que os integrantes desse sistema devem promover o trânsito em condições seguras, e considerando, sobretudo, o aumento das estatísticas com relação à violência no trânsito no seio da nossa corporação - especificamente no que diz respeito aos acidentes de trânsito envolvendo policiais militares que mesmo estando de serviço não estavam em situação de efetivo empenho operacional - e amparado ainda pelo que preconiza o artigo 74 do CTB, que diz que a “Educação para o Trânsito é um direito de todos”, este Comando Geral vem recomendar aos seus demais comandantes, diretores e chefes que se dirijam aos seus respectivos subordinados, dentro ou fora da atividade fim desta Corporação, para que primem pelo fiel cumprimento dos preceitos contidos na Lei n.º 9.503/97 - Código de Trânsito Brasileiro, em especial às normas gerais de circulação e condutas, enquanto usuários do trânsito nas vias abertas à circulação pública de nosso Estado (com imperiosa atenção no que condiz ao tráfego em velocidade compatível com a via; utilização de cinto de segurança; não utilização de aparelho celular ao volante; guarda de distância de segurança com o veículo imediatamente à frente; verificação das condições gerais do veículo, a partir da checagem de manutenção de 1º escalão, dentre outras observações imprescindíveis e importantes), ressaltando, ainda, este Comando Geral, que todas as circunstâncias ora enfocadas serão alvo de uma campanha a ser deflagrada pela corporação, envolvendo entrevistas, seminários e matérias veiculadas, e cujo propósito maior será o de preservar o nosso bem mais valioso – o próprio policial militar.
Coronel PM Luís Aureliano de Barros Correia
Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco


Fonte: FOTO: PMPE

5 comentários:

  1. Será que alguém cai nessa???
    Sabemos que o cinto de segurança protege depois que o acidente acontece, mas e para evitar que o acidente aconteça???
    Na própria colocação do CMT Geral: "Sabe-se que dirigir é um ato que envolve uma relevante carga emocional e cognitiva, precisando o motorista atender e depreender vários estímulos que estão em seu ambiente interno e externo...". Se é assim deveriam rever certas atitudes como essa do motorista dirigir por 12 horas initerrúptas. Isso em uma escala normal.
    Em escalas de motoristas de comandantes, como os que promoveram os dois últimos maiores acidentes, inclusive levando a morte dos oficiais, a situação é bem pior. Viajam o estado todo, sem descanso, sem banho. Saem do interior pra deixar seus comandantes em suas residências, muitas vezes na capital e , assim que os deixam na porta de casa, de imediato já voltam, perfazendo muitas vezes percursos superiores a mil Km. Mostrem a realidade a população até porque a tropa já sabe.
    O serviço policial militar hoje está, desgastante, degradante, humilhante, pisado. Tão tirando até a última gota de sangue da tropa. Criando uma futura geração de doentes.

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  2. Não basta as colocações acima, é notório principalmente no interior do Estado, até porque a enganação do governo fica melhor na capital, com Tucsons de câmbio automático, mas, como disse, é notório a situação de depreciação das viaturas policiais no interior. Pegaram as viaturas velhas do Recife e mandaram pra cá. Pneus "carecas", maçanetas de abertura de portas quebradas, sendo necessário, mesmo em desembarques emergenciais, usar as maçanetas externas, isso quando não tá no arame, porta malas (que no caso da vt dá acesso ao xadrez abrindo com arame ou fio, viaturas sem freio, etc.
    Ai vem o cara com um documento bonito cheio de enfeites tratar do cinto. Cinto é pra depois do acidente. Temos que agir é para evitar tantos!!!

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  3. aqui no 2º BPM o soldado pedi a TEN RAMONA para deixar o quadro de motorista , e a TEN insiste em manter o sd;o SOLDADO disse que não tem experiência suficiente em direção ,principalmente para dirigir uma VT,veja a irresponsabilidade da TEN,acho que ela não leu as recomendações do comando geral,espero que o comando do batalhão tomem as providência,pois esta em risco a vida dos companheiros .

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  4. ESPERO QUE O COMANDO DO 2ºBPM TOMEM PROVIDÊNCIAS EM RELAÇÃO A OFICIAL FEMININA TEN RAMONA,POIS A MESMA ESTA CONSEGUINDO DEIXAR A TROPA ESTRESSADA,A OFICIAL EM TELA SÓ SABE BENEFICIAR O MARIDO, NINGUÉM QUE É SUBORDINADO A ELA ESTA SATISFEITA COM SEU PROCEDIMENTOS.
    MAIS QUERO CRÊ QUE O COMANDO VAI TOMAR AS PROVIDÊNCIAS,CORONEL SE O SENHOR NÃO SABE,FIQUE SABENDO QUE O SOLDADO PEDIU PARA SAIR DO QUADRO DE MOTORISTA POR NÃO TER HABILIDADE SUFICIENTE EM DIREÇÃO,E A TEN INSISTE EM TER ELE NO QUADRO,SERÁ QUE ELA SÓ VAI ATENDER O PEDIDO DEL QUANDO ACONTECER UM ACIDENTE?ACHO QUE A OFICIAL ESTA PRECISANDO DE CONVERSAR COM UM PSICOLOGO.

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  5. Compartilho com os demais companheiros, a situação é degradante em que se encontra as vtrs, principalmente as do interior, pois foram maquiadas aqui e levadas para o sertão. Contudo resta salientar que os motoristas não tiveram nenhuma instrução na condução de veículos que desempenham essa função, a própria instituição faz vista grossa com esse descumprimento, apenas cobra, cobra e cobra, agora quando se tranta de uma gratificação digna para exercer a função se faz ouvido de mercador, eu pergunto quem fiscaliza a Polícia!!!! nada vaí mudar, motorista operacional e motorista de madame, a carga horária é bem superior a da estabelecida e alguns companheiros se assujeitam por conta de uma gratificação ou pjes, agora com maior dificuldade, a jornada estressante só aumenta o risco de acidentes como tem sido público e notório, infelizmente as orientações repassadas pela Central diz que o motorista tem que primar pela Direção Defensiva, mas pergunto o que é Direção Defensiva? é só cobrança, onde fica as condições adversas do motorista: sono, cansaço, fadiga, medicação etc. Como se não bastasse as irregularidades documentais dos veículos, mais um fez pergunto quem fiscaliza a Polícia!!!! ocorreu um grave acidente no sertão onde dois companheiros vieram a óbito no local, tendo um deles ter a cabeça decapitada no acidente, forte foram as imagens, tudo por conta de um estouramento do pneu que ocasionou o capotamento da vtr, associada a velocidade,lamento! a viatura do bombeiro que se envolveu no acidente onde estava transportando aquela professora vítima de ferimento á bala por um comissário da PC, kd as regras de circulação e conduta estabelecidas no CTB, falta treinamento e o curso conforme estabelecido no CTB, e por mais uma vez pergunto quem fiscaliza a Polícia!! se comunicar uma alteração da viatura já é taxado como berrador, e a vtr circula cheia de alterações, desde uma lâmpada de iluminação da placa, até os documentos de porte obrigatório, pneus em mau estado etc. Oxalá que a partir dos trágicos acidentes ocorrido por viaturas, surja o alerta da importância da capacitação do efetivo de motoristas e uma gratificação digna, que até agora não foi reajustada.

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