Informação policial e Bombeiro Militar

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Se essa moda pega em!




Polícia dos EUA obriga agentes a usarem roupas com câmera

Divulgação
Polícia vigilante
Há semanas, a região metropolitana de São Paulo passa por uma onda de violência e, embora tenha havido perdas do lado da população e da polícia, a atuação dos agentes do Estado chamou a atenção, pois muitos "suspeitos" foram mortos sem que houvesse provas de que eram efetivamente suspeitos. Esse é um problema que foi resolvido pela polícia de Salt Lake City, em Utah, nos Estados Unidos, que obrigou seus homens a carregarem câmeras durante as operações.

Os óculos, capacetes e bonés dos policiais da cidade foram incrementados com o equipamento. Tudo o que acontece é gravado e as imagens não podem ser editadas, segundo contou à BBC o chefe da unidade local.

O time de ferramentas tecnológicas é conhecido como Axon Flex e já é usado nos sistemas de vídeo de 274 departamentos policiais dos EUA - na frente dos carros, por exemplo. O que foi adotado em Utah é uma versão avançada dessa tecnologia.

"É um ótimo recurso, pois fornece transparência e ajuda a garantir a responsabilidade dos agentes e do público durante uma operação de rotina", disse o comandante Scott Schubert, da Polícia de Pittsburgh. Segundo ele, "o dispositivo também fornece informações valiosas que podem contribuir para a solução de um crime, proteger oficiais de acusações falsas e ajudar a lidar com queixas envolvendo policiais".

A empresa que fabrica a aparelhagem é norte-americana e disse que isso está em testes na Austrália e Nova Zelândia. A polícia do Reino Unido também experimenta recursos semelhantes e, em Aberdeen, na Escócia, os agentes usam câmeras acopladas a coletes e capacetes desde 2010.


Fonte: olhar digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.