Informação policial e Bombeiro Militar

domingo, 2 de dezembro de 2012

CFS PM e BM de Pernambuco: impetrantes correm sérios riscos de serem despromovidos e os que tem o curso mas não foram promovidos ainda podem deixa de receber com 2º Sargento.






Concurso para sargento bombeiro é discutido em audiência

Concurso para sargento bombeiro é discutido em audiência







Militares do Corpo de Bombeiros de Pernambuco participaram da audiência pública, na tarde desta quinta-feira, 31, no plenarinho da Câmara, para discutir o concurso público interno, realizado há dois anos, destinado a 3º sargento da corporação Mesmo tendo tomado posse na função, por decisão judicial, existe a possibilidade de 105 concursados perderem a promoção. A iniciativa da audiência foi do vereador Jadeval de Lima (PTN ) e contou com representantes da Secretaria de Defesa Social, major Jeová da Silva Barros, do Comando do Corpo dos Bombeiros, major França, além do procurador do Estado, Francisco Luiz Nogueira, e do advogado dos sargentos, José Carlos Madruga.

O advogado da corporação explicou que o edital do concurso, portaria 033\ 2010, deixava dúvidas quanto ao quadro de provas e não apresentava a relação dos componentes do processo seletivo. “Os alunos do curso procuraram a empresa organizadora do certame, a MS Concursos, e foram informados que deveriam acertar no mínimo 40% das questões no geral”, conta. No entanto, José Carlos Madruga afirma que após a realização da prova, foi divulgado um ofício da Secretaria de Defesa Social, informando que o ponto de corte incidiria sobre 40% de cada disciplina. “Os que assumiram tiveram nota acima de 9.5 mas caem em ponto de corte por disciplina”, lamenta.

O representante da SDS, major Jeová da Silva Barros, admitiu que mesmo não questionando a idoneidade, houve um equívoco da empresa. “Realizamos várias reuniões e em momento algum, foi dito que o ponto de corte seria no geral. Quando percebemos a dúvida, corremos para fazer a nota de esclarecimento, porque a prova deveria ser de forma única para todos. Já sobre as promoções, foge a nossa alçada porque está no âmbito da justiça”.

Para o procurador, Francisco Luís Nogueira, não ocorreu mudança do edital. “Não cabia a MS Concurso divulgar nota referente a interpretação do concurso. Mas a decisão do Tribunal de Justiça será cumprida, pois tratamos da questão da legalidade. Prevalece a interpretação da SDS”. A opinião é compartilhada pelo representante do Comando do Corpo de Bombeiros, major França. “O Corpo de Bombeiros aguarda a decisão judicial”, ressaltou.

Ao encerrar a audiência o vereador Jadeval de Lima (PTN) reafirmou que estava preocupado com a situação e esperava que as partes envolvidas encontrassem uma saída benéfica para todos, sobretudo para os sargentos que já assumiram as sua funções.

Agora clique aí abaixo para ouvir a entrevista atualizada de um impetrante de Sgt do Bombeiro de Pernambuco concedida neste sábado 1/12/12 a Radio Jornal do Commercio. Apreensivo juntamente com seu advogado ele teme pela despromoção em massa.

11 comentários:

  1. ACHO BOM!!! ATÉ QUE EM FIM A JUSTIÇA VAI SER FEITA!!POIS EU NÃO ACHO MERECIMENTO ESSES NIVINHOS QUE NEM GASTARAM A PRIMEIRA FARDA TIRAR ONDA DE GRADUADO E HUMILHAR AQUELES QUE ELES MESMOS APREDERAM DENTRO DAS UNIDADES E DEPOIS DE GRADUADO HUMILHA MAS HUMILHAM MUITO OS COITADOS DOS ANTIGOS ELES MESMOS SERÃO SE DEUS ASSIM O PERMITIR ...ANTIGOS AI ELES VERÃO O QUANTO O GOVERNO FOI MAL PARA COM TODOS NÓS E AINDA CONTINUA SENDO UM GOVERNO MAL!!! AO PÉ DA LETRA!! GOVERNO MAL!! MAL PARA OS ANTIGOS!!!

    ResponderExcluir
  2. Antigo, discordo do seu ponto de vista, MAS VOU EXPLICAR.
    Ninguém entra para as fileiras da PMPE como soldado SENDO OBRIGADO a esperar uma graduação a cabo aos 23 anos de caserna. Esses novinhos foram APROVADOS no concurso interno assim como muitos antigos no passado, que hoje são oficiais e sargentos, pois, aproveitaram as poucas oportunidades de ascensão na PMPE.
    Agora, eu acho injusto um soldado novinho que entrou há pouco na PMPE sair cabo POR ANTIGUIDADE na frente dos mais antigos, que de fato muitos desses novinhos estão entrando na justiça com intuito de emburacar no CFC.
    Em relação a novinho humilhar antigo, isso depende do caráter e personalidade de cada um, quando o cara é feioso ele pode ser novinho ou antigo, não podemos generalizar.

    Antigo, assim como você, eu tive oportunidades de passar em algum dos concursos interno CFS PM (94 e 99), porém, NÃO CONCORRI devido não ter o ensino médio completo que era exigido.
    Só tentei o conc. CFC de 94, mas não me interessei para estudar, portanto, não posso culpar ninguém.
    Me interessei e estudei com afinco para o meu 1º concurso CFS PM em 2010, e graças a DEUS fui APROVADO estando relacionado na 5ª turma já convocada.
    Costumo dizer aos colegas antigos que ainda não galgaram uma promoção na PMPE, que nunca é tarde para conseguirmos ter ascensão na nossa vida profissional, DEUS nos fez racionais dando-nos inteligência para praticarmos, portanto, havendo oportunidade, NÃO TENHAM MEDO DE CONCORRER COM OS NOVINHOS QUE TEM DIPLOMA UNIVERSITÁRIO DISSO OU DAQUILO, pois, eu e mais 14 colegas com mais de 20 anos de caserna APROVADOS no concurso, somos uma prova de que é possível.

    Antigo, espero que tenha me entendido

    BOA SORTE!

    sd 31 mil do 22BPM(Surubim)

    ResponderExcluir
  3. Pessoal prestem atenção no que o próprio Maj Jeová diz nesta própria audiencia" Quando percebemos a dúvida, corremos para fazer a nota de esclarecimento".Mesmo tentando se explicar,ainda existe dúvidas com as proprias palavras do MAJ.todo edital não pode deixar margem para dúvidas.Gostaria que vocês companheiros publicasse estas palavras que não foram dos impetrantes e sim referido MAJ.

    ResponderExcluir
  4. A prova era por disciplina, agora na PMPE tudo é de bolo, por isso tem um monte de gente reprovada impetrando pra ser sargento, impetrantes estão só tumultuando o concurso, façam o favor, esperem o próximo.

    ResponderExcluir
  5. todas as mudanças acontecidas na policia, principalmente com relação a cargos e carreira, teve como agente desemcandiador a justiça, lembraça-se dos cabos 500? hoje são na sua maioria sargentos. vc critico daqueles que procura seu direito não se lembra ou nem estava na corporação, pos eles também sofreram todo tipo de criticas, mas no final conseguiram a vitoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, há um equívoco quando o colega afirma que: "Os cabos 500 na sua maioria são sargentos"
      Naquela ocasião foram promovidos a cabo uma minoria daqueles que impetraram na justiça, foram mais ou menos 70 soldados A CONTAR DE 2003, pois, a justiça havia enviado um documento ao Cmdo. geral com relação ao CFC com prazo para despacho, e esse documento "DESAPARECEU", ou "EVAPOROU", então EXPIROU ESSE PRAZO, e o comandante geral teve que promovê-los.
      Eu por exemplo, já contava com 13 anos de PMPE e também havia entrado na justiça para ir pro curso, não passei nem na frente do antigo CFAP, o minha ação na justiça deu indeferido logo de cara.
      É AQUELE DITADO: "SORTE TEM QUEM ACREDITA NELA", NÉ VERDADE?
      PRA MIM O MELHOR CAMINHO FOI MESMO TER ESTUDADO.

      BOA SORTE IRMÃO!

      sd 31 mil do 22BPM(Surubim)

      Excluir
  6. Aos novinhos tenho a dizer que: Os antigos esperaram e ainda estão esperando, então que os novinhos esperem também. O governo não devia ter aberto concurso, e sim promover os antigos que já tem direito adquirido por lei. Se os governos estivessem cumprindo com a lei, não teriam criado essa insatisfação da tropa antiga com a tropa novinha. Com o passar o tempo, e por uma questão de natureza, ficamos velhos e não novos. Quero dizer que os antigos hoje, foram novinhos ontem e vice-versa. A postura correta do governo deveria ser a promoção por antiguidade de todos os antigos pra depois abrir um concurso para os novinhos, ora os antigos estão esperando, os novinhos também esperam. Mas não, o que foi que o governo fez: Abriu um concurso cheio de polemica, diga-se de passagem, causando insatisfação e desestimulando toda a tropa. E pra voces novinhos, um lembrete: Cade aquele aquele plano de cargos e carreiras que foi aprovado na assembleia legislativa, que consta que o soldado com 3 anos de serviços deve ser promovido a cabo, e esse com 3 anos a 3º sargento. Esse plano de carreiras tá em funcionamento ou foi engavetado? os primeiros novinhos 102mil hoje já tem seus 6 anos de serviço ou mais, foi promovido a cabo? ISSO É GOVERNO É? QUE DESESTIMULA O SERVIDOR.
    Vota nele vota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é antigo, apesar de você dizer: "Os antigos estão esperando, então os novinhos esperem também",
      AO CONTRÁRIO, OS MAIS ESTUDIOSOS NÃO QUEREM ESPERAR SAIR CABO AOS 23 ANOS DE PMPE, por isso mesmo, alguns já galgaram uma promoção de sargento, MESMO SENDO NOVINHO DE PMPE.
      O sistema trata os soldados antigos dessa forma, e ficar reclamando não resolve.
      As alternativas são:

      1ª estudar para ter possibilidade de passar no concurso.

      2ª Tentar na justiça.

      3ª esperar, e depois se conformar com uma graduação de cabo aos 23 anos de caserna.

      ESSA É A REALIDADE.

      ABRAÇO!

      sd 31 mil do 22BPM(Surubim)

      Excluir
  7. porque promover só os antigos?sou sargento da turma B e estive presente e observando os antigões que se quer tem condições de fazer um B.O.não são todos mas a grande maioria,o governo é mesmo muito inteligente,parabéns DUDU promover também os novinhos,pois são a oxigenação da PMPE.

    ResponderExcluir
  8. ACHO QUE.ESSES NOVOS SOLDADOS, SÓ DEVERIAM PARTICIPAR DE CURSOS INTERNOS, SÓ QUANDO TER NO MINIMO CINCO ANOS DE POLICIA ESTAR DE BOM TAMANHO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão esquecendo do ex deputado Moisés que lascou agente aprovando 30% pra antigos e 70% para os novinhos, os coronéis tanto do bombeiros quanto da PM foram omissos e não tomam nenhuma atitude. É tristeza e verdade.

      Excluir

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.