Há um deficit de 8.300 homens no efetivo da Polícia Militar da Paraíba. A constatação foi dada pelo coronel Euller Chaves, comandante da PM estadual. De acordo com a autoridade máxima do policiamento ostensivo paraibano, há atualmente 9,6 mil policiais militares atuando na Paraíba, quando o efetivo ideal seria de 17,9 mil homens. Cerca de 280 devem assumir os cargos no segundo semestre deste ano.
Porém, para cobrir a carência de efetivo policial ainda não há nenhuma previsão de realização de concurso público, segundo o comando da Polícia Militar. O último processo seletivo deste tipo realizado na Paraíba aconteceu no ano de 2008.
Desde então, foram convocados para compor o efetivo militar estadual cerca de 520 concursados, estando atualmente outros 280 policiais realizando curso de formação. Segundo o Secretário de Segurança e Defesa Social (Seds), Cláudio Lima, eles devem ser convocados até o fim de julho.
De acordo o coronel Euller Chaves, os novos concursados devem funcionar como "peça de reposição" para parcela similar do efetivo que se aposenta no mesmo período anual. Outras medidas também estariam sendo tomadas para cobrir o déficit. "Temos como algumas atitudes recentes o resgate do efetivo que estava à disposição de outros órgãos e resgatar efetivo da reserva, além da convocação dos concursados", afirmou o comandante da Polícia Militar da Paraíba.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba . Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS .