A operação Zero Bala, deflagrada nesta quarta-feira (27) pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, já cumpriu 24 dos 26 mandados de prisão. Entre os detidos, estão quatro policiais, sendo três militares e um civil. "A quadrilha praticava vários crimes, principalmente homicídio. Mas o inquérito ainda vai individualizar os casos. Os policiais vão responder também por crimes como violação de sigilo profissional e falsificação de documentos, por exemplo", detalha o delegado Luiz Andrey, gestor da Diretoria Integrada Metropolitana da Polícia Civil, que coordena a operação.
Até o momento, foram apreendidas 14 armas. O inquérito deve ser concluído no prazo de 30 dias. Os presos estão sendo levados para a sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no bairro do Cordeiro. Na quinta-feira (28), uma entrevista coletiva vai detalhar o balanço geral da ação.
A operação teve início nesta quarta, para prender suspeitos de homicídio, tráfico de drogas e armas, associação para o tráfico e roubos. As diligências policiais começaram há oito meses e a organização criminosa atuava principalmente em Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana do Recife). Participam da ação 160 policiais civis e 80 militares, para cumprir os 26 mandados de prisão temporária e 21 de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela 1ª Vara Privativa do Júri da Comarca de Jaboatão dos Guararapes.