Telefones celulares serão utilizados como ferramentas de trabalho dos policiais do Espírito Santo . A novidade faz parte dos investimentos em recursos operacionais para a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), da ordem de R$ 4 milhões, segundo o governo. Os policiais receberão telefones conectados à internet, de onde poderão consultar a ficha criminal de suspeitos abordados e também placas de veículos.
Segundo o subsecretario de Ações Estratégicas, Gustavo Debortoli, os policiais que trabalham nas ruas ganharão mais agilidade. "A ideia é fornecer um conjunto de informações suficientes para que o policial possa agir com mais inteligência e clareza, rapidez e gastando menos recursos", explica.
Pelo celular,  o policial poderá consultar, na hora, o nome do suspeito, conferir as características físicas, checar antecedentes criminais. Se o suspeito já tiver passagem pela polícia, a foto dele aparecerá, junto com sua ficha. Também é possível consultar placas para ver se o veículo é roubado.
Um total de 1,5 mil celulares serão distribuídos, sendo 800 na primeira leva. Os aparelhos não custaram nada, apenas a utilização será paga. "É um contrato de comodato, o aparelho é cedido e só se paga a utilização", explica o subsecretário.
Os militares que passarão a atuar nas ruas com o benefício de mais um equipamento tecnológico só poderão acessar o sistema da segurança pública por meio de uma senha pessoal. Os dados consultados pelos smartphones são criptografados, o que gera mais controle dos acessos e possibilita auditorias periódicas.
Nas próximas semanas, um aplicativo será disponibilizado para a população, onde as pessoas poderão consultar placas de veículos que considerem suspeitos. Se o veículo consultado for roubado, a pessoa será redirecionada para o 190, para denunciar à polícia.
Frota renovada 
O governo renovou também a frota da Polícia Civil. Foram adquiridos 77 novos veículos para substituir os mais antigos, entre picapes e veículos descaracterizados. Também foram compradas 16 novas motocicletas para ajudar na ronda policial.
Os carros representam um investimento de R$ 3.488,968 milhões e foram adquiridos com recursos do Fundo Especial de Reequipamento da Polícia Civil (Funrepoci) e pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).  Ao todo, são 11 caminhonetes Mitsubishi L200 Triton, além de 50 Fords Fiesta 1.6 e 16 motocicletas de 300 cilindradas que serão usados para os trabalhos periciais da Polícia Técnico-Científica, delegacias especializadas e investigação da Polícia Judiciária.
"Neste ano, estamos colocando mais 70 veículos e  vamos comprar outros para que possamos fazer a mudança e a recomposição da frota, já que no ano passado, o Governo do Estado nomeou em torno de 500 novos policiais civis e por isso precisamos de mais veículos e mais armamentos", disse o chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio.