Informação policial e Bombeiro Militar

segunda-feira, 27 de maio de 2013

ABIN apontou Fortaleza como cidade com maior percentual de risco alto de perigo durante a Copa das Confederações. Não me pergunte a situação do Recife, pois não tenho essa informação.




Abin aponta alto risco de crimes e acidentes de trânsito em Fortaleza

Agência Brasileira de Inteligência apontou Fortaleza como cidade com maior percentual de risco alto de perigo durante a Copa das Confederações. Ameaças de grupos extremistas ou incidentes com torcedores são reduzidas

Fortaleza 27/05/2013


Após duas visitas a Fortaleza para avaliar as possibilidades de ameaças e situações de perigo durante a Copa das Confederações, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) identificou que a capital cearense tem índice de 11% de risco alto de ameaças - o maior entre as cinco sedes da competição, que ocorre daqui a menos de três semanas.

Os perigos detectados como os de maior probabilidade de ocorrer foram crimes comuns e incidentes de trânsito. Já as ameaças relacionadas a incidentes com torcedores ou o perigo representado por grupos extremistas foram apontados como aqueles com menor risco de ocorrer. De acordo com a Agência, a concentração média, baixa e muito baixa de chance de problemas representam 89% dos riscos identificados.

A avaliação da Abin, feita em todas as cidades-sede da Copa, identifica fontes de ameaças capazes de prejudicar a execução do torneio e atentar contra a segurança do público. As ameaças são definidas como grupos, pessoas ou situações que possam produzir impacto negativo.

A expectativa é que, ainda em maio deste ano, equipes de inteligência voltem a Fortaleza para atualizar as variáveis de risco, para antecipar situações de perigo e assessorar o poder público.

Ações do Governo
O Governo do Ceará está ciente dos dados desde 4 de abril. Na última sexta-feira, o secretário da Segurança Pública, Francisco Bezerra, disse, em entrevista coletiva, que o aparato de prevenção e repressão ao crime durante o evento contará com oficiais da Força Nacional de Segurança (FNS), que ficarão aquartelados, à disposição da SSPDS para casos de emergência. A tropa poderá atuar também no patrulhamento ostensivo geral, na escolta de autoridades e na vistoria de instalações. Segundo anuncia o Governo, esses homens estarão equipados com armamento especial – de armas não letais a armamento de grosso calibre – e com veículos de grande porte, como motos Harley Davidson e caminhão antibomba.

“Temos um gabinete de discussão, chefiado diretamente por mim e formado também pela Polícia Federal, a Abin, a Polícia Rodoviária, a Coordenadoria de Operações Aéreas. O sistema de segurança pública, com seu efetivo e com essas forças amigas, estará pronto a dar resposta. Seja na ocorrência mais simples, rotineira, cometida contra alguém do povo cearense ou contra algum turista ou alguma instituição. Estamos preparados”, afirmou Bezerra.


Como

ENTENDA A NOTÍCIA

Os agentes do órgão estiveram em Fortaleza no segundo semestre de 2012 e no início de 2013, quando vistoriaram o estádio Arena Castelão, o aeroporto, os centros de treinamentos e três hotéis que receberão as delegações.

Saiba mais

As fontes de ameaças avaliadas pela Abin:
- Criminalidade comum.
- Incidentes de trânsito.
- Grupos de pressão.
- Falhas técnicas.
- Incidentes com torcedores.
- Grupos extremistas e terroristas.
Os dois primeiros foram considerados os de maior risco em Fortaleza. Os dois últimos, o de menor probabilidade de ocorrência.

Serviço

Agência Brasileira de Inteligência no Ceará
Onde: rua Oswaldo Cruz 1, 1º Andar, Meireles.
Telefone: (85) 4009 3900.
Site: www.abin.gov.br
 

Hébely Rebouças hebely@opovo.com.br
 
Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.