RAPHAEL RAMOS – Enviado especial – O Estado de S. Paulo
RECIFE – Recife foi, de longe, a cidade que apresentou o maior número de problemas na primeira fase da Copa das Confederações. E isso deixou os representantes do governo pernambucano preocupados com a possibilidade de a cidade ter sua participação na Copa de 2014 diminuída.
A tabela do Mundial prevê a realização de cinco partidas na Arena Pernambuco, mas o Estado apurou que há o temor de que esse número seja reduzido por conta dos incidentes. O mais grave foi a escassez e a distância dos locais para treinos.
A avaliação de alguns membros do governo estadual é que até o Mundial do próximo ano não será possível resolver a questão dos deslocamentos das seleções porque os melhores hotéis ficam em Boa Viagem e os centros de treinamento estão em regiões periféricas.
A Arena Pernambuco também não funcionou bem. Há muito entulho tanto dentro como fora do estádio. Houve tumulto e demora dos ônibus e metrô antes e depois da partida. Faltou comida nas lanchonetes e a limpeza nos banheiros também gerou reclamações.