Informação policial e Bombeiro Militar

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Governador baixa decreto para promover diversos graduados dentre eles 150 vagas para cabos e soldados ao posto de sargento sendo 90 por antiguidade (cabos aptos)


André assina decretos que criam cursos para promoção de mais de 500 policiais militares


Campo Grande (MS) – Com a presença de soldados, cabos, sargentos e subtenentes da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, o governador André Puccinelli assinou na noite desta quarta-feira (19) decretos que criam cursos de formação para a promoção de mais de 500 policiais militares. A solenidade foi realizada no Centro de Formação de Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da PMMS.
Conforme os decretos serão 60 vagas para subtenentes para ascensão ao posto de oficiais auxiliares sendo 36 preenchidas pelo critério de antiguidade e o restante por meio de concurso de provas; 150 vagas para cabos e soldados ao posto de sargento sendo 90 por antiguidade (cabos aptos) e 60 vagas por mérito intelectual (soldados e cabos aptos); 105 vagas para cabos com tempo de serviço de 26 anos ou mais; 200 vagas para soldados com tempo de serviço à graduação de cabo e ainda 11 vagas para concurso interno para militares da Banda da PM sendo dez para sargento músico e um para cabo músico. Os cursos que exigem prova escrita terão os editais publicados nos próximos dias. O restante deverá ser iniciado neste semestre.

         O ato que contou com as presenças do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini e do comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos é, de acordo com o governador André Puccinelli, um compromisso firmado com a categoria durante a negociação salarial de 2013. Ele destacou a importância do diálogo franco e direto que sempre teve para chegar a um acordo sobre os pleitos dos representantes das classes.
“Creio no diálogo sincero mostrando números e não escondendo nada. Sempre nestas interlocuções houve o que eu considero como importante que é franqueza e respeito. Estamos hoje cumprindo a palavra dada. E quando não houver mais confiança entre colaboradores nunca mais se estabelecerá o diálogo de respeito”, disse Puccinelli.
Na oportunidade, o governador agradeceu o empenho das polícias para garantir a segurança dos sul-mato-grossenses. “Agradecemos aos oficiais e praças porque todos são importantes para que façamos o mister que a sociedade nos exige. Se não somos seremos ainda uma das melhores polícias do Brasil porque há respeito entre os colaboradores já que existe franqueza no diálogo”, finalizou.
            O presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos da PMMS, Thiago Mônaco, agradeceu o compromisso firmado com a categoria na negociação salarial dizendo que houve “coerência e habilidade” e fez questão de destacar o número de promoções realizadas pelo Estado nos últimos dois anos e meio. “Foram 1.247 promoções na PM. Tomei o cuidado de fazer um levantamento e tivemos a grata satisfação em ver que comparado aos últimos anos tivemos um implemento de 80% nas promoções dos policiais militares, ou seja, demonstra que o governo tem esse sentimento de valorizar aquilo que é mais importante que são seus servidores”, comentou.
         O curso, conforme Thiago Mônaco, traz motivação ao policial militar. “Um sonho que estamos realizando e não poderíamos deixar de demonstrar publicamente esse agradecimento ao governo por mais este avanço que trará um conforto e melhoria nos serviços prestados pelos policiais militares”, ressaltou.
         Em nome da Associação de Cabos e Soldados da PMMS, o presidente Edmar Soares destacou a promoção principalmente no critério de tempo de serviço. “É satisfação, pois os policiais militares estão prestes a ser contemplados com a tão sonhada promoção que é o símbolo da valorização do policial militar. Muitos vão completar 30 anos de serviço então para nós é um evento a ser agradecido”.
         A negociação salarial também foi lembrada pelo presidente da entidade, que agradeceu os índices alcançados junto aos acordos celebrados com o governo do Estado. “Até dezembro de 2014 vamos chegar aos índices de 43,43% para soldado acrescido da etapa alimentação, cabo 35,25% acrescido também da etapa, do terceiro sargento ao subtenente serão 29,42%. Todos terão dois reajustes em 2015 uma vez que o governo antecipou um reajuste previsto para o mês de dezembro de 2014”, informou. Isto significa que o reajuste acordado que começaria a ser pago em maio de 2015 já vigora no fim da atual administração.
            Para o comandante da PMMS, coronel Carlos Alberto David dos Santos, o evento mostra, sobretudo, o cumprimento dos compromissos assumidos pelo governo. “Mesmo diante de todo o período da negociação o que ficou foi a possibilidade de propiciar a todos os policiais militares a tão merecida e sonhada promoção, principalmente para quem está trabalhando há mais de 25 anos e assim a gente dá um grande prêmio a estes que por muito tempo construíram a história da nossa instituição”, salientou.
         O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, destacou o empenho da instituição na redução da criminalidade em diversos municípios. “Quando vejo os policiais se aperfeiçoando tenho em mente sempre a capacitação, ou seja, a melhoria no desempenho individual e, com isso, na prestação de serviço à sociedade. Das 79 cidades, em 77 no ano de 2012 reduzimos a criminalidade naqueles crimes que mais impactam a sociedade que são contra a vida e patrimônio. Essa redução é fruto do trabalho dos policiais militares fazendo o policiamento preventivo”, justificou.
         Valorização
            Com 26 anos na Polícia Militar, o subtenente Laercio da Cruz viu na assinatura dos decretos um momento que considera histórico para a categoria. “A gente vem aguardando o curso já tem certo tempo e estamos extremamente felizes porque é uma oportunidade de dar prosseguimento na carreira. Isso deixa a grande maioria na expectativa de aumento de salário e progressão funcional”, comentou.
Mesma opinião do cabo Domingos de Aguiar há 28 anos na Corporação. “Representa tudo e vem numa boa hora em que estou prestes a me aposentar. Essa promoção com certeza vai fechar minha carreira com chave de ouro”, definiu.  
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.