Informação policial e Bombeiro Militar

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Jornal do Commercio diz: Protestos desta quarta-feira devem rumar para o Centro de Convenções, sede do governo do Estado



Protestos desta quarta-feira devem rumar para o Centro de Convenções, sede do governo do Estado

POSTADO ÀS 08:27 EM 26 DE JUNHO 



Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Do Jornal do Commercio desta quarta-feira (26).


Os pronunciamentos da presidente Dilma Rousseff não acomodaram os recifenses, que prometem voltar hoje às ruas com novos protestos. Pelo menos três estão marcados para sair da Praça do Derby, na área central da cidade. Devem contar com menos pessoas, se comparados ao que aconteceu no último dia 20. Juntos, os eventos criados no Facebook não somavam, até a tarde de ontem, 10 mil presenças confirmadas. Mas os organizadores garantem uma manifestação de grandes proporções. Os que vão defendem os mesmos motivos abordados nos atos da última semana.

O "Protesto Pelas 5 Causas! Recife" tem saída prevista às 10h, da Praça do Derby. Seguirá para o Centro de Convenções, em Olinda, onde está funcionando temporariamente a sede do governo de Pernambuco (o Palácio do Campo das Princesas está em reforma).

"Vamos protestar contra as duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC), a 33 e a 37. Acredito que pouco mais de 800 pessoas irão, mas pode chegar a mil. Além disso, haverá mais dois eventos", explicou o estudante de sistemas da informação e organizador do ato público da manhã, Yuri Tashiro, 22 anos.

Ele acredita que o pronunciamento de Dilma não causará tanto impacto na participação dos manifestantes. "Não vai enfraquecer o movimento.Quem se programou para ir vai." O protesto deverá complicar o trânsito da Agamenon Magalhães, uma das principais vias do Recife.

A estudante de licenciatura em dança May Nascimento, 25, compareceu à manifestação da quinta-feira e participará agora defendendo um novo tema. "Da última vez saímos em prol da arte e educação e do reconhecimento e respeito aos artistas e educadores", contou. Hoje, é pela saúde.

"Vamos sair vestidos de zumbis, com morri na fila do SUS escrito nos cartazes. Vamos misturar o nosso trabalho com a nossa ideia", explicou. Para ela, as condições precárias na saúde e na educação são assuntos que devem ser tratados com urgência.

O "2º Ato Nacional: à luta, Recife!" também saíra da Praça do Derby, às 16h. Porém, a concentração para a confecção de cartazes será a partir das 14h. O ato abordará temas que vão desde o projeto da "Cura gay" até o debate sobre a demarcação das terras indígenas e quilombolas.

"Nós estamos esperando cerca de 20 mil pessoas. Outro evento foi marcado no mesmo horário. Quanto mais pessoas estiverem se mobilizando, melhor", contou Pedro Josephi, membro do DCE Unicap e um dos organizadores do manifesto.

"Vamos reabrir a discussão sobre o passe livre para o trabalhador desempregado e estudantes. Além disso, vamos debater as condições de trabalho dos rodoviários entre outros assuntos." Não foi divulgado o trajeto do protesto.

Também às 16h, no mesmo local, está marcada a "Mobilização Pernambucana Pelo Transporte Público". De acordo com os coordenadores do evento, eles também seguirão para o Centro de Convenções. A Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL) disse que cada lojista deve decidir se fecha ou não o estabelecimento.

Postado por Paulo Veras | Notícias | 1 Comentários |permalink imprimir | enviar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.