Informação policial e Bombeiro Militar

sábado, 31 de agosto de 2013

Comandante Geral da Polícia Militar declara na imprensa que os agentes penitenciários não tem preparo para utilizar armas de fogo.



Sindicalista rebate comandante da Polícia Militar e defende porte de arma
Conforme o projeto, o porte de arma de fogo será deferido aos integrantes do quadro efetivo de agentes penitenciários do Estado de Rondônia

Publicada em 31/08/2013 - Autor:  Assessoria
O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Socioeducadores, Técnicos Penitenciários e Agentes Administrativos Penitenciários de Rondônia (Singeperon), Anderson Pereira, rebateu nesta sexta-feira (30) o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel César de Figueiredo, que declarou na imprensa que os agentes penitenciários não tem preparo para utilizar armas de fogo.



Anderson explica que o curso de formação do agente é de 90 dias. No último realizado, os profissionais tiveram instrução com revólver 38, pistola ponto 40 e escopeta calibre 12, além do emprego defensivo de arma de fogo, sendo que os instrutores foram na sua maioria policiais militares ou civis”, rebateu o líder sindical em resposta às declarações do comandante que disse ser o curso de formação de apenas 45 dias.



Segundo Anderson, os agentes realizam com propriedade e segurança a escolta de presos e já evitaram diversas fugas e resgate de apenados. “O coronel César já foi gerente do Sistema Penitenciário no governo Cassol e deveria saber e reconhecer o valor do agente penitenciário, que corre muito mais riscos que qualquer outro profissional de segurança pública nas ruas”, defende.



De acordo com Pereira, os “ataques” do coronel à categoria começaram após a trágica morte de um policial militar envolvendo um agente. “Respeitamos e muito a corporação e todos os seus membros. Juntas, as categorias exercem um papel fundamental na manutenção da segurança pública. Porém, o crime ocorrido não pode ser usado contra a categoria”, destacou.



Recentemente, o próprio secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, Marcelo Bessa, revelou nas redes sociais a Moção de Apoio do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública à derrubada do veto presidencial ao projeto de lei que confere o porte de arma aos agentes penitenciários. Ainda comentou: “Boa sorte a esses profissionais que se dedicam e arriscam suas vidas em tão árdua profissão!”.



Porte aprovado na ALE/RO



No último dia 20, a Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o projeto de lei nº 1007/13, do deputado Hermínio Coelho (PSD) no qual dispõe sobre o porte de arma de fogo aos integrantes do quadro efetivo de agentes penitenciários do Estado de Rondônia. O projeto altera e revoga os dispositivos da Lei nº 2775, de 11 de junho.



Conforme o projeto, o porte de arma de fogo será deferido aos integrantes do quadro efetivo de agentes penitenciários do Estado de Rondônia. A concessão deferida aos integrantes do quadro efetivo de agentes penitenciários autorizará o porte de arma de fogo, ainda que fora de serviço, em todo o Estado de Rondônia, devendo sempre ser conduzida com o respectivo Certificado de Registro de Arma de Fogo e com a Carteira de Identidade Funcional.


Fonte: Rondônia Dinâmica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.