Informação policial e Bombeiro Militar

domingo, 29 de setembro de 2013

Justiça manda soltar presos da operação onde foi morto agente da Polícia Federal.


SP: Justiça recua e mantém presos de ação da PF contra o tráfico



A Justiça Federal de Jaú, a 330km de São Paulo, reavaliou decisão que havia garantido alvará de soltura a três, dos cinco presos pela Polícia Federal durante uma operação de repressão ao tráfico de drogas em Bocaina (SP), que culminou com a morte de um agente federal. Apenas a mulher envolvida no caso foi solta da unidade prisional feminina de Priajuí (SP).
Os dois homens que também haviam conseguido alvará de soltura, entre eles o piloto da aeronave, do tipo Cessna, modelo 210, que foi abatida pelos federais durante ação policial, continuam presos no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Bauru (SP).  Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
Na tarde deste sábado, o juiz federal de plantão Marcelo Zandavali aceitou recurso do procurador Marcos Salati para que o caso fosse revisto. No final da tarde de sexta-feira, o juiz federal substituto Edevaldo de Medeiros havia determinado a soltura dos três suspeitos por entender que não havia indícios suficientes de que eles tivessem se associado a mais pessoas para cometer crimes.
A reviravolta no caso aconteceu antes mesmo de os alvarás de soltura serem cumpridos. “Não me opus à soltura da mulher por entender que o indício de participação dela era menor. Já no caso dos dois homens há indícios de autoria e materialidade”, explica Salati.
Na ação policial, um veículo com placas de Campinas (SP) foi apreendido, além de coletes à prova de balas, celulares, binóculo de visão noturna, um fuzil ponto 50 e munições. Segundo as investigações, durante o cerco policial a mulher e um dos homens presos estariam em um veículo, às margens da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-255) para auxiliar na fuga de um dos criminosos. Além dos dois homens mantidos presos pela Justiça, outros dois suspeitos flagrados próximos da pista rural em meio ao canavial onde houve o embate entre a PF e os criminosos, também continuam no mesmo CDP.
Não satisfatória
No dia seguinte à operação que visava desarticular uma quadrilha de traficantes, realizada no último dia 25, o delegado da PF Enio Bianospino considerou o resultado da ação “não satisfatório”. Em entrevista coletiva, ele afirmou que possíveis falhas só poderão ser analisadas em uma sindicância que poderá ser aberta. “Existe uma sucessão de coisas que podem levar ao um resultado danoso em uma operação, mas só podem ser identificadas em uma boa investigação”, avaliou.
Na noite de 25 de setembro, policiais federais aguardavam em campana a aterrissagem de uma aeronave de pequeno porte em uma pista rural, em meio a um canavial de Bocaina (SP). No local seriam entregues mais de 500 kg de pasta base de cocaína vindos do exterior, segundo apontou investigação da PF. Com a aproximação do avião, integrantes da quadrilha perceberam a presença dos policiais federais e começaram a atirar. Com o confronto em terra, o piloto tentou arremeter, mas a aeronave não conseguiu levantar voo e acabou caindo, pegando fogo em seguida. O piloto conseguiu se salvar. Durante o confronto o agente federal Fábio Ricardo Paiva Luciano, 38 anos, foi morto com um tiro no peito, provavelmente por um disparo de fuzil AR-15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.