Três aspirantes a oficial da Polícia Militar e um soldado foram presos na noite da última sexta-feira (25), na capital do Pará. Segundo a Polícia Civil, eles são suspeitos de matar um jovem dentro da própria casa, localizada no bairro de Ipixuna, no distrito de Mosqueiro, na região da Grande Belém .
Segundo a Polícia Civil, entre os três aspirantes, estava uma mulher. A casa dela teria sido assaltada no dia 22 de setembro. Ainda de acordo com a PC, após o roubo, ela e outros policiais militares se juntaram e teriam iniciado uma investigação, invadindo casas de várias famílias em busca do que teria sido roubado da residência.
As investigações da polícia apontam que, ao invadir uma casa, os policiais teriam encontrado um jovem com cigarros de maconha, e levado para a delegacia para prestar depoimento. Contra ele, foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência, mas ele teria sido liberado em seguida.
A Polícia Civil afirma ainda que os agentes da Polícia Militar ameaçaram as pessoas no bairro: caso não encontrassem os objetos roubados voltariam nas residências. No dia 25 de setembro, os quatro PMs invadiram a casa de um morador do bairro e executado o jovem com pelo menos 6 tiros em diversas partes do corpo. Segundo a PC, outra pessoa foi baleada, mas se fingiu de morta para que os policiais fossem embora e sobreviveu.
"Chegamos nos supostos autores do crime poque a policial militar que teria sido roubada registrou um Boletim de Ocorrência no dia 22. Ela deixou todos os indícios de que ela foi uma das pessoas que foi no vilarejo. Além disso, as vítimas reconheceram os policiais que invadiram as casas deles", informou o delegado da Polícia Civil que preside o inquérito que investiga o caso.
Os três policiais militares e a PM estão recolhidos e à disposição da Justiça.