A exoneração do coronel Sérgio Luiz de Souza Cordeiro, responsável pela suspensão dos convênios de saúde dos policiais militares, foi publicada nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial do Distrito Federal . O diretor do departamento de saúde da PM foi afastado a pedido do governador Agnelo Queiroz, que considerou a suspensão do serviço uma atitude “criminosa” e uma “sabotagem”. 
   
A decisão de suspender os convênios de saúde dos policiais militares foi anunciada na terça-feira pelo Departamento de Saúde da PM. O setor alegou falta de verba. O documento que oficializa a suspensão informa que a PM não autorizava nenhum tipo de procedimento médico hospitalar, inclusive de urgência e emergência. O ofício dizia ainda que a interrupção dos atendimentos ia até o dia 31 de dezembro e sugeria que os policiais militares procurassem a rede pública do DF.

“Isso foi uma ordem unilateral da PM, de um coronel responsável por essa área de saúde. Então é sem motivo, o que caracteriza uma sabotagem. Só que essa sabotagem pôs em risco a vida da família do policial militar, dos militares e de suas famílias”, afirmou o governador.

Segundo Agnelo, não falta recurso no orçamento para custear os planos de saúde dos PMs. Ele afirmou que vai investigar os empenhos feitos com o dinheiro do fundo de saúde para ver se foram destinadas a outras finalidades.

“[Está] claríssimo que é uma sabotagem, provavelmente para tentar desgastar o governo ou jogar [com] a categoria policial militar”, disse.

Associações da categoria disseram que a suspensão dos convênios foi uma retaliação à “operação tartaruga” dos policiais, que teve início no dia 13 de outubro para pedir reestruturação da carreira.

Segundo a Associação dos PMs, o fundo de saúde da corporação no DF tem 95 mil beneficiários, entre policiais, pensionistas e familiares. Por mês, cada policial repassa 1% do salário para o fundo para ter assistência médica.

No fim da noite de terça (26), o comando da PM divulgou uma nota oficial informando que a suspensão havia sido cancelada e que os convênios deveriam ser retomados. Na quarta-feira, no entanto, os convênios continuavam suspensos.

O comando da Polícia Militar atribuiu a demora à retomada dos serviços à burocracia e informou que o atendimento deve voltar ao normal na próxima segunda-feira (2).