Informação policial e Bombeiro Militar

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Seminário para policiais civis discutirá abordagens discriminatórias


Na Acadepol policiais e investigadores se encontrarão para uma palestra sobre atos racistas

Nesta quarta-feira, 27, às 9h, policiais civis assistirão a um seminário do professor Hélio Santos, chamada "A atividade policial e a questão étnico-racial no Brasil", promovida pela Secretaria da Justiça e da Defesa Cidadania em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, na Academia de Polícia Civil (Acadepol). O objetivo é discutir sobre abordagem de negros, descendentes indígenas e LGBTs por policiais e agentes nas ocorrências de ruas e delegacias.

Profissionais da Secretaria da Justiça ligados às áreas de tráfico de pessoas, drogas, diversidade sexual e proteção à vítima de violência farão um relato sobre as ações realizadas pela pasta, das quais destaca-se a Lei 14.187, que pune administrativamente atos de discriminação racial. O seminário destina-se a delegados, investigadores, escrivães e demais interessados no tema.

A ação entre os órgãos começou em maio de 2013. Os municípios de Santos, Presidente Prudente, Bauru, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Sorocaba, Piracicaba e São José dos Campos já receberam as capacitações. Cerca de 1.000 profissionais dos Departamentos de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter) foram sensibilizados.

Sobre o palestrante

Hélio Santos é doutor em economia, administração e finanças. Leciona no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano da Fundação Visconde de Cairu, em Salvador. É fundador e Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro da Diversidade (IBD). É autor de "A busca de um caminho para o Brasil: a trilha do círculo vicioso" (Ed. Senac - 2000), ensaio que discute o desenvolvimento brasileiro sob a ótica sociorracial. O palestrante também é consultor de Gestão da Diversidade de várias organizações, como Itaú-Unibanco, Grupo Abril, CPFL e Ford Foundation.

SERVIÇO
Seminário "A atividade policial e a questão étnico-racial no Brasil"
Dia 27 de novembro, às 9h
Academia de Polícia Civil - Prof. José Cesar Pestana - Ala J
Praça Reinaldo Porchat, 219 - Cidade Universitária

Do Portal do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.