A folia na capital pernambucana agora terá horário previsto para terminar: duas da madrugada. De acordo com o coronel Walter Lima, designado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) para tratar de assuntos relativos à festa, esse limite foi acordado entre a Prefeitura do Recife e órgãos de segurança seguindo recomendação do Ministério Público de Pernambuco.

O coronel explicou que a recomendação foi encaminhada em dezembro do ano passado e, nos últimos dias, os órgãos e o governo municipal estiveram conversando para chegar ao horário do fim de cada dia de festa. "A Polícia Militar queria que a festa terminasse à meia-noite, mas chegamos às 2h para não impactar muito o evento, até porque já havia alguns compromissos firmados", explicou.
Nos polos descentralizados, as últimas atrações sobem no palco até a meia-noite. A maior diferença deve ser no Marco Zero, no Bairro do Recife, principal polo de animação. Em 2013, houve atração começando até as 3h. Este ano, Gaby Amarantos será a atração a se apresentar mais tarde, à 1h40 do sábado (1º de março).
Geraldo afirma que Cranval precisa ser organizado
O tradicional arrastão do frevo também terá horário antecipado das 5h (em 2013) para as 3h (este ano). "O Marco Zero tem um horário diferenciado, por ser o maior polo, o mais turístico e não ficar em área residencial", afirmou o coronel Walter Lima. Ainda segundo o coronel, as pessoas poderão continuar circulando nos locais, apenas eventos e blocos estão proibidos de acontecer.
A recomendação de número 14, que provocou a reunião para fixar horário para o fim da festa de Carnaval do Recife , foi enviada pelo MPPE aos órgãos públicos em dezembro passado. Foram notificadas as secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mobilidade e Controle Urbano, Segurança Urbana, além da Secretaria de Defesa Social, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
O documento esclarece que a medida visa "impedir práticas abusivas que venham a gerar poluição sonora, afetar a mobilidade urbana, a segurança e integridade física da população, afetar patrimônio histórico e cultural, bem como depredar patrimônio público e privado, devendo aplicar de imediato todos os meios legais para coibir e responsabilizar aqueles que tendo sido licenciados extrapolarem os limites legais da licença".
Durante coletiva do Carnaval 2014 do Recife, nesta quarta (29), o prefeito Geraldo Julio afirmou que a programação seguirá até o horário combinado. "Uma festa que reúne cerca de 700 mil pessoas na cidade é importante que seja organizada. A gente não pode também causar impactos na cidade que prejudiquem a vida das outras pessoas, das instituições, de tudo que funciona no Recife. Precisamos ainda cuidar da segurança do cidadão para que seja uma festa de muita alegria", disse.

Especula-se que a programação da Tenda Eletrônica, que fica instalada no polo do Paço Alfândega, no Bairro do Recife, não tenha sido divulgada por ter sido cortada da grade devido a esta nova medida. Geralmente, o espaço funcionava a partir da madrugada. AoG1 , a Secretaria de Cultura do município informou que o vice-presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Diego Rocha, ainda estava negociando uma possível transferência de local do polo e que a resposta seria definida na próxima sexta-feira (31).