A operação conjunta das Polícias Militar e Civil no combate às drogas no Sertão de Pernambuco tem apresentado números diferentes de acordo com a região. Enquanto nas cidades do Sertão do Araripe o número de apreensões de maconha e crack cresceu, no Sertão do São Francisco houve queda em 2013.
De acordo com o delegado da Polícia Civil, Lamartine Fontes, durante o ano passado, as ações de combate às drogas foram mais difíceis na área que abrange o Sertão do São Francisco, composto pelas cidades de Cabrobó , Orocó , Lagoa Grande , Santa Maria da Boa Vista , Afrânio , Dormentes e Petrolina . “O que puxou os números para baixo foi Petrolina. Depois de três anos consecutivos apreendendo grandes quantidades, no ano passado, houve uma queda e registramos um número de apreensões menor”, explicou o delegado.
Segundo dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, o Sertão do São Francisco reduziu em 76% a quantidade de crack apreendido e 48% nas apreensões de maconha. Já no Araripe, o quantitativo somado dos municípios fez o número de apreensões crescer de 2012 para 2013. As apreensões de maconha totalizaram 2.793 quilos em 2012 e 56.744 quilos no ano passado, um aumento de quase 2.000%.
O mesmo levantamento mostrou que em todo o estado de Pernambuco houve uma diferença nas apreensões de crack de 2% no mesmo período, 1,1 tonelada em 2013 e 1,08 tonelada no ano anterior, além do aumento de 159%, com a apreensão de mais de 8 toneladas de maconha.