A Brigada Militar resolveu estender ao policiamento ostensivo do Centro de Porto Alegre o fardamento que é utilizado por policiais militares nas praias gaúchas durante a Operação Golfinho. Os destaques do uniforme são as bermudas e as sandálias. O conjunto também é composto por proteção individual e camiseta. O motivo da mudança é o forte calor que atinge a capital, com temperaturas próximas dos 40°C.
O comandante-geral da BM, coronel Fábio Duarte Fernandes, ressaltou que a medida não é definitiva e passará por uma pesquisa na corporação. “O novo fardamento da polícia a pé é uma experiência. O Instituto de Pesquisa da Brigada está fazendo uma pesquisa de opinião justamente para ver o grau de satisfação e se é possível possibilitar melhores condições de trabalho, mais conforto ao servidor e consequentemente uma prestação de serviços mais qualificada a sociedade”, salientou o coronel.
Inicialmente, o uniforme será utilizado por 40 policiais. O soldado Adriano Cardoso comemorou a mudança. “Atualmente, a farda é muito quente e esta nova vestimenta irá facilitar o nosso trabalho na rua. Melhora a mobilidade e conseguimos trabalhar com mais conforto, ficamos mais ágeis no serviço e sentimos menos calor", disse.
Novas viaturas para a Brigada Militar foram entregues nesta segunda-feira
O fardamento diferenciado para o verão surgiu nas décadas de 50 e 60 para uso exclusivo no policiamento das praias. Em 1970, quando surgiu a Operação Golfinho, o uso foi adotado em todos os balneários do estado.
A cerimônia de autorização dos uniformes de verão ocorreu durante a entrega de 156 novas viaturas, que irão reforçar o serviço de policiamento ostensivo e dos bombeiros. Destas, 28 ficarão em Porto Alegre, sete vão para a Região Metropolitana e cinco terão o Vale do Sinos como destino. Os veículos beneficiarão os municípios de Canoas, Viamão, Cachoeirinha, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul, Parobé, Taquara, Lindolfo Collor, Portão e São Leopolodo.